Como encontrar influenciadores relevantes para sua marca?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre como encontrar influenciadores:

  • O que são influenciadores estratégicos
  • Por que eles trazem muito mais retorno positivo para as ações de comunicação
  • Dicas para identificar os influenciadores da sua marca

Um dos principais erros cometidos pelas áreas de Comunicação Empresarial é enviar press releases em massa! Sua área funciona assim? 

Essa prática foi, por muito tempo, o principal artifício utilizado por profissionais de relações públicas para divulgar uma ação da marca na mídia.  Mas na comunicação moderna já se entende que esse método não é o mais eficaz.

Em vez de fazer envios massivos, algumas empresas têm optado por direcionar a divulgação para quem realmente pode ajudar a fortalecer a reputação da marca.

Elas fazem isso a partir do relacionamento com influenciadores estratégicos e formadores de opinião, que podem ser veículos ou jornalistas altamente influentes no seu setor.

Esses acabam trazendo retornos muito mais positivos ao falarem bem da sua marca, pois, como o nome já sugere, influenciam o público através de seus posicionamentos. Nesse ponto, também podem ser vistos como formadores de opinião na imprensa.

Mas antes de tudo é preciso conhecê-los. O que acontece com muitas empresas hoje é que elas não sabem como identificar/encontrar influenciadores, e acabam investindo naqueles que não promovem ou até repercutem negativamente suas ações.

Selecionamos algumas dicas de como identificar influenciadores relevantes para a sua marca. Vamos a elas!

Como encontrar influenciadores relevantes para a sua marca?

Aquela ideia de que influenciadores são ou estão nos veículos de maior circulação caiu. Com a transformação digital, vieram as mídias online e as redes sociais. Essa nova realidade derrubou qualquer tipo de barreira que fazia com que apenas grandes perfis ou portais tivessem influência sobre o público.  

Assim, os veículos tradicionais de mídia impressa e online, jornalistas, blogueiros, personalidades e, muitas vezes, os próprios consumidores, se tornaram importantes influenciadores da sua marca. Todos têm suas vozes ouvidas e podem impactar a reputação corporativa.

A questão é descobrir quem são eles e como as diferentes mídias digitais e físicas podem influenciar sua reputação. É o que veremos a seguir:

Monitore a mídia tradicional e as redes sociais para identificar influenciadores

Quanto maior for sua cobertura de mídia, mais informações você terá sobre quem realmente promove (e influencia) sua marca, como os jornalistas que mais fazem menções a ela e os veículos que conversam diretamente com seu público-alvo.

Soma-se a isso ao fato de que as pessoas acreditam mais no que os outros falam de determinado produto do que na fala da própria marca. Sendo assim, a mídia conquistada tem maior impacto na decisão de compra do que uma ação de marketing.

Portanto, monitorar o que é falado da sua marca por pessoas e veículos estratégicos é essencial para a gestão de reputação.

Não se prenda somente às mídias tradicionais

Ainda que elas tenham muito poder em função da grande audiência, nem sempre são as que mais atingem seu público ou geram retorno para sua comunicação.

Como defende o especialista Claudio Luiz Bruno, o valor de uma informação jornalística, nos dias de hoje, é dado não apenas pela sua relevância editorial, mas também, ou talvez preferencialmente, pela sua capacidade de disseminação nos meios sociais.

“If it doesn’t spread, it’s dead”, costuma repetir, citando o livro Spreadable Media.

Monitore tanto o veículo quanto seu jornalista

Essa dica pode ser especialmente importante se considerarmos que certos jornalistas têm influência maior que a de seu próprio veículo. Isso pode acontecer devido ao carisma, domínio do tema, entre outras características desse formador de opinião, que tendem a engajar e conquistar o público.

Portanto, investigue adequadamente quais são os especialistas mais ouvidos sobre temas relativos aos seus objetivos de negócio na mídia. 

De toda forma, é sempre válido fazer a análise por ambos os lados, sem nunca subestimar a capacidade de influência pelo tamanho da audiência. Seja ele um veículo ou uma pessoa.

Busque ferramentas digitais que identifiquem seus influenciadores por rankings

É a melhor maneira de se conseguir analisar o quanto e como cada influenciador reage a cada ação de comunicação. Esses rankings costumam ser divididos por:

  • Influenciadores promotores: identifica aqueles que mais falam bem da sua marca;
  • Ações: mostra o quanto cada ação de comunicação traz de retorno por veículo (via publicações promotoras para a marca);
  • Tier: aponta os veículos que impactam determinada marca/setor, mas não são considerados Tier;
  • Mercado: revela quem é o influenciador que fala de todos seus concorrentes, menos de você.

Nesse contexto, ferramentas sofisticadas de análise de dados podem ser fundamentais no processo, principalmente na construção e análise de indicadores de comunicação. 

O Cortex PR é uma ferramenta de fácil uso para o usuário não-técnico, que pode te ajudar a ter resultados extremamente efetivos de monitoramento de mercado e geração de feedbacks que embasam as tomadas de decisões e a antecipação a crises de reputação junto ao público.

Resumindo, o que aprendemos sobre encontrar influenciadores relevantes para uma marca?

Tenha em mente que os compradores seguem as opiniões e comentários de quem eles conhecem e confiam. Principalmente quando essas pessoas são especialistas no assunto de seu interesse.

Portanto, identificar os influenciadores é uma maneira poderosa de se alcançar uma audiência mais suscetível e aberta à sua marca. Consequentemente, de alavancar resultados, tanto de comunicação, como de marketing e vendas.

Esperamos ter sanado suas dúvidas sobre como identificar influenciadores relevantes para sua marca! Para mais conteúdos como esse, fique de olho no nosso blog! Até a próxima!

*Escrito em parceria com a jornalista Bianca Cardoso


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados