3 referências de empresa de gestão de crise de imagem

Como escolher uma ferramenta de monitoramento de imprensa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Adquirir uma ferramenta de monitoramento de imprensa é urgente para empresas que já entenderam o poder da opinião pública em seus resultados. Afinal, o ritmo cada vez mais acelerado das publicações, bem como o número de agentes midiáticos, não para de crescer.

Como agora é preciso ir além da clipagem tradicional de notícias, essa escolha se torna bastante complexa. Isso porque é preciso contar com um sistema de elevado nível técnico, que amplie as capacidades analíticas dos profissionais envolvidos.

Pensando nisso, trazemos neste artigo uma reflexao aprofundada sobre o tema. Continue lendo para saber por que Comunicação e Relações Públicas precisam de um bom sistema para monitorar a mídia; e quais critérios analisar na hora de escolher!

Qual a importância das ferramentas de monitoramento de imprensa para as marcas

A tecnologia para monitoramento de imprensa melhora significativamente a produtividade dos profissionais envolvidos. Além disso, fornece capacidades analíticas fazendo com que eles possam atuar de maneira mais consultiva e propositiva.

Em termos bem práticos, comunicadores corporativos e analistas de Relações Públicas usam esse tipo de ferramenta para:

  • automatizar rastreio, mapeamento e análise dos veículos jornalísticos, bem como de redes sociais e outros meios de comunicação;  
  • acompanhar as tendências de mídia e opinião pública e entender se ou como elas impactam o negócio;
  • detectar e avaliar qualitativamente as citações à empresa em matérias jornalísticas e posts na web, diretas ou indiretas;
  • entender como a cobertura midiática influencia na reputação da marca;
  • antever potenciais crises de imagem;
  • identificar possíveis riscos e oportunidades para inserir a marca no debate coletivo;
  • aproveitar oportunidades de diálogo com públicos específicos e com a sociedade em geral;
  • conhecer os agentes midiáticos, os líderes de opinião (incluindo influenciadores) e o que eles pensam para traçar estratégias de relacionamento com eles; 
  • ter ideias a serem aproveitadas para produção própria de conteúdo ou sugestões de pauta para editores e repórteres que cobrem o universo de negócio da empresa;
  • e muito mais.  

O que a sua empresa precisa saber antes de fazer a escolha

Antes de implementar uma solução de monitoramento de imprensa é importante saber que ela deve ir muito além do clipping. Afinal, o relatório de notícias que reúne as menções à marca já não é mais suficiente para mensurar os resultados da área — do alcance de mídia à gestão de reputação.  

Esse é um tipo de aplicação tecnológica que abrange todas as frentes da gestão comunicacional, tendo o monitoramento de imprensa como parte da estratégia. Isso porque há uma série de desafios com os quais Comunicação e Relações Públicas precisam lidar. 

A saber, a ferramenta escolhida precisa ser suficientemente completa para:

  • compreender e lidar com a convergência midiática — crescente e contínua conexão da mídia de massa com a tecnologia digital, amplifica os meios a serem monitorados;
  • retomar o acompanhamento do que as pessoas dizem sobre a marca — inclusive porque, a partir das redes sociais, elas influenciam a agenda midiática;
  • localizar e decifrar as bolhas de informação — ambientes nos quais as pessoas se reúnem para reforçar suas visões de mundo —, pois elas são os locais de nascimento da maioria das polêmicas que envolvem marcas e seus porta-vozes; 
  • identificar os influenciadores digitais que, cada vez mais, ditam pautas jornalísticas, elevam ou rebaixam como as marcas são retratadas na mídia e, portanto, percebidas pela sociedade;
  • lidar com o "consumismo de linguagem" com o qual o público em geral está acostumado — produção e consumo instantâneo, fragmentado e pouco mediado de conteúdos;
  • entre outros desafios.  

Passo a passo para escolher uma boa ferramenta de monitoramento de imprensa

Veja agora uma lista de passos a serem dados para não errar na hora de escolher uma solução de monitoramento de imprensa!

1. Envolva o time na procura

Comece envolvendo os profissionais de Comunicação e Relações Públicas na busca pela melhor solução. Você pode pedir que eles levantem potenciais opções, uma vez que serão eles que vão lidar diariamente com a ferramenta. 

Vale a pena estimular a equipe a fazer um benchmarking. Por exemplo, perguntar a colegas que atuam em outras empresas o que eles indicam. 

2. Analise as funcionalidades e as condições técnicas das soluções

Feito esse primeiro levantamento, comece a reduzir a listagem a partir de uma análise criteriosa das funcionalidades de cada uma das opções.

Em seguida, com a lista já menor, solicite ajuda do time de TI para uma análise técnica preliminar. Neste quesito, observe questões como: possibilidade de integração com outros sistemas, facilidade de customização, mecanismos de segurança da informação, e assim por diante. 

3. Investigue a fundo os potenciais fornecedores

Ao chegar até aqui, seu leque de opções ficou ainda mais reduzido. Portanto, agora é hora de olhar criticamente para as empresas fornecedoras de sistema de monitoramento de imprensa.

Você vai querer saber coisas como:

  • tempo de mercado;
  • nível de satisfação dos clientes;
  • como se dá suporte e atualizações;
  • como é o atendimento;
  • e o que mais julgar pertinente. 

4. Teste antes de firmar contrato

Digamos que você chegou a uma ou duas soluções com forte potencial de implementação em sua empresa. Agora é hora de passar por um período de teste: escolha usuários-chave para usar os sistemas e tomar nota de tudo o que perceberem.

Nessa fase, é interessante solicitar feedbacks e reconhecer quais módulos ou funcionalidades precisam de adaptações e customizações. Além disso, os usuários que participam do teste podem se tornar “evangelizadores” dos demais, reduzindo as resistências e estimulando o aprendizado. 

5. Entenda as condições contratuais 

Lembre-se que a aquisição de uma ferramenta tecnológica é também o início de uma longa parceria com o fornecedor. Por isso, uma boa assessoria jurídica para esmiuçar todas as cláusulas do contrato é muito relevante.

6. Desenhe um bom acordo de nível de serviço

Por fim, avalie a proposta de acordo de nível de serviço (Service Level Agreement — SLA). 

Tenha em mente que você não tem obrigação de aceitar 100% o que é oferecido em termos de suporte, atualizações, atendimento etc. No entanto, depois de firmado o contrato, negociar modificações pode ser um tanto quanto complicado e até conflitivo em alguns casos. 

Nova call to action

P

Por que a solução da Cortex é sua melhor escolha

Aqui na Cortex, nós nos orgulhamos de oferecer ao mercado uma solução de comunicação estratégica e reputação que proporciona monitoramento de imprensa de elevado nível técnico. Um sistema que permite, por exemplo, automatização do acompanhamento das menções à marca, inclusive com amparo da Inteligência Artificial.

Basicamente, nossa ferramenta proporciona a "onisciência" tão necessária atualmente. Ela é desenvolvida para o time de Comunicação lidar com a esfera da opinião pública largamente ampliada pelas mídias digitais. E permite acompanhar em tempo real o que dizem jornalistas, mas também líderes de opinião, influenciadores e o público em geral. 

Com este sistema, seu time vai:

  • antever possíveis crises de imagem — assuntos sensíveis a marca ou a seu segmento de mercado ganhando a imprensa ou as trends das redes;
  • encontrar oportunidades de diálogo com públicos específicos — produção de conteúdo em canais próprios ou como sugestão de pauta para repórteres;
  • analisar comportamentos de público-alvo, agentes midiáticos e influenciadores — para criar ações comunicacionais mais direcionadas;
  • diferenciar-se da concorrência — por ser mais ágil em perceber o que é relevante para o público-alvo e a sociedade em geral;
  • entre outras vantagens.

A solução da Cortex vai além do clipping 

Ela fornece a gestores e analistas de Comunicação e RP:

  • monitoramento integrado de mídias, inclusive das tendências midiáticas;
  • análises aprofundadas da contribuição da área para os objetivos estratégicos do negócio;
  • recursos, dados e insights para gestão de reputação e gerenciamento de crises de imagem;
  • dashboards completos para benchmarking competitivo — comparação realista/contextualizada com a concorrência;
  • mensuração de resultados globais e em nível granular, com dados quantitativos e qualitativos — rompendo com a tradição de demonstrar resultados de maneira subjetiva;
  • detecção, análise e acompanhamento de bolhas de informação;
  • e muito mais.

Ferramenta de monitoramento de imprensa: escolhê-la corretamente é o primeiro passo para o sucesso

Há muito tempo o clipping tradicional deixou de ser relevante para as empresas que fazem gestão de reputação. Elas agora precisam contar com uma solução de monitoramento que permita maior contextualização, indo além da clipagem de notícias.

Como o volume de soluções tecnológicas não para de crescer, escolher a melhor aplicação não é tarefa simples. É preciso fazer análises criteriosas: das funcionalidades aos detalhes técnicos, passando pela confiabilidade do fornecedor.

Seus times de Comunicação e Relações Públicas já contam com uma boa ferramenta de monitoramento de imprensa? 

 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados