O que é inteligência de vendas? Como pode ajudar sua empresa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler os seguintes tópicos sobre Inteligência de Vendas:

  • O que é Inteligência de Vendas;
  • Qual o impacto positivo da prática para a empresa;
  • Como o Cortex Sales Intelligence pode trazer Inteligência de Vendas para sua empresa.

Inteligência de vendas significa utilizar a análise de dados para gerar insights e soluções que orientem as equipes comerciais a fazerem as ofertas certas no momento ideal, de acordo com as especificidades do cliente. 

Em tempos de profunda transformação digital, as empresas precisam apresentar respostas cada vez mais rápidas e eficazes para as constantes mudanças de um mercado cada vez mais dinâmico. 

Nesse processo, o data science pode ser um aliado e tanto para errar o menos possível e otimizar suas vendas.

Já parou para pensar no quanto isso pode poupar tempo e aumentar a eficácia das tomadas de decisão, impactando positivamente nos lucros da sua empresa?

É fato que as vendas representam o motor de uma companhia, certo? Diante dos grandes desafios que essa demanda inspira, é fundamental escolher as técnicas e ferramentas corretas, para assim:

  • conquistar clientes;
  • otimizar processos de vendas;
  • aumentar as oportunidades de negócios;
  • intensificar a retenção do seu público;
  • impulsionar a aquisição de novos prospects.

As tarefas que você viu acima, bem como muitas outras, fazem parte das atribuições que podem gerar resultados impressionantes por meio da inteligência de vendas. 

Veja neste post o que é a inteligência de vendas, seu impacto nas companhias e quais ferramentas você pode usar para implementá-la na sua organização. Boa leitura!

O que é inteligência de vendas?

A inteligência de vendas ajuda a identificar necessidades, dificuldades e desejos do público-alvo, estimando o quão propensas essas pessoas ou empresas estão a adquirir um serviço ou produto, orientando assim para um atendimento personalizado ao cliente.

Esse processo é realizado por meio de um conjunto de tecnologias que auxiliam as times de Vendas a identificarem clientes compatíveis com o seu perfil consumidor ideal (ICP). Para isso, as ferramentas do gênero devem fornecer funcionalidades para monitorar, coletar e analisar uma variedade de dados capazes de otimizar essa prospecção.

Vale destacar que não se trata apenas de trazer mais clientes para o negócio, mas fazer isso de forma mais eficiente. Por esse motivo, o conceito também está relacionado à redução de custos com os processos de vendas.

Na prática, o que geralmente ocorre é a integração de informações de softwares de gestão da própria empresa — como plataformas de Customer Relationship Management (CRM), pesquisa de mercado e históricos de engajamento em redes sociais — a outras fontes de dados externas à companhia

Com esses insights, os profissionais de vendas podem aumentar a compreensão sobre indústrias, corporações ou pessoas físicas e chegar a conclusões sobre as características dos prospects mais relevantes para a conversão.

Qual é o impacto da inteligência de vendas para as empresas?

Vejamos agora alguns dos principais impactos positivos da inteligência de vendas dentro das organizações.

Redução do custo de aquisição do cliente

Quando a equipe de vendas chega aos potenciais clientes com conhecimentos rasos sobre o seu perfil, ou seja, o contexto em que estão inseridos e as intenções de compra, dificilmente as taxas de conversão serão elevadas. 

Por outro lado, com o uso da inteligência de vendas, o desperdício de tempo lidando com prospects de baixa relevância é menor.

Assim, a produtividade desses profissionais aumenta, resultando em um custo de aquisição do cliente (CAC) muito mais satisfatório para a empresa.

Maior agilidade na tomada de decisão

Como a inteligência de vendas se baseia em dados concretos — tanto de fatos quanto de comportamento —, e não em suposições ou análises de procedência duvidosa, seu suporte à tomada de decisão é muito mais consistente. 

Assim, ao oferecer parâmetros mais confiáveis para os membros da equipe fazerem as escolhas, aumentam as possibilidades de abordagens mais acertadas serem utilizadas.

Já que os vendedores têm à disposição uma série de informações que ajudam a entender as motivações do cliente, conseguem aprimorar suas técnicas e tomar decisões importantes e mais ágeis. Dessa forma, a tecnologia ajuda na tomada de decisão estratégica.

Definição dos canais mais adequados para ações de marketing

É importante que os times de Marketing e Vendas trabalhem juntos, afinal, ambos os campos têm papel decisivo em trazer novos clientes para o negócio

Sendo assim, é altamente recomendável que os insights obtidos por meio de ferramentas de inteligência de vendas sejam compartilhados também com os profissionais de Marketing da empresa.

Dessa maneira, eles poderão criar campanhas mais certeiras em atingir a audiência desejada, recolher dados interessantes dessas ações e também compartilhá-los com a área de Vendas. 

Portanto, esse trabalho conjunto torna mais fácil a qualificação de leads e a otimização da prospecção de novos clientes para a empresa como um todo.

Quais ferramentas usar para colocar a inteligência de vendas em prática?

Quer conhecer uma ferramenta que impulsione suas campanhas de marketing e vendas e ainda traga mais rapidez e eficiência para o desenvolvimento dessas ações? 

 

O Cortex Sales Intelligence B2B aparece como uma solução diferenciada no mercado digital para que sua empresa, por meio da tecnologia certa, consiga identificar oportunidades de negócio, engajar leads e fechar negócios, consolidando, assim, sua inteligência de vendas.

Vamos falar um pouco sobre a ferramenta!

O que é o Sales Intelligence B2B

O Cortex Sales Intelligence é uma solução de Big Data ideal para a prospecção de clientes e análises de mercado.

Com essa ferramenta, você tem acesso a dados provenientes de milhares de fontes públicas, compondo uma base de milhões de empresas e contatos estratégicos.

Assim, entre as principais informações disponíveis você vai encontrar:

  • número de funcionários da empresa;
  • CNAE;
  • quadro societário;
  • membros estratégicos da equipe;
  • tecnologias que a companhia utiliza;
  • faturamento estimado.

Tudo isso fica acessível em uma plataforma self-service, com diversos filtros para consulta e um mapa interativo para facilitar a visualização dos dados.

Dessa forma, sua empresa estará embasada por informações mensuráveis e confiáveis para que possa desenvolver uma ação estratégica de venda que traga os melhores resultados possíveis.

Você não quer ficar para trás em tempos de transformação digital, não é mesmo? Portanto, invista na tecnologia certa de inteligência de vendas.

Portanto, se quiser saber mais sobre como a Cortex pode ajudar seu negócio, converse com um de nossos especialistas.

Gostou do conteúdo? Para mais artigos que nem esse, fique de olho no nosso blog. Assim você ficará antenado com as melhores estratégias de vendas e marketing da atualidade para saber tudo sobre a era dos dados. Até a próxima!


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog