Geração de leads: entenda o que é e como fazer na prática

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A geração de leads é um esforço conjunto entre Vendas e Marketing para atrair clientes em potencial para os produtos e/ou serviços de uma empresa. Ela é muito importante, ajudando a definir o sucesso comercial do negócio em curto, médio e longo prazo.

Tanto é assim que 58% das lideranças de negócios Business to Business (B2B) declara que esse é um ponto-chave para suas operações mercadológicas, segundo estudo global da Gartner.

E mais: 40% deles afirmam que precisam melhorar nessa área, sobretudo no que diz respeito ao alcance de leads qualificados. Aliás, é sobre esse assunto que vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. 

Continue lendo para entender como funciona uma estratégia de geração de leads, quais métricas amparam essa estratégia e de que maneira você pode alavancá-la na sua empresa!

Geração de leads: como funciona e por que importa na estratégia de vendas

Um processo de geração de leads pode ser bastante complexo. Podendo consistir em acessar informações valiosas do público-alvo (como perfil de consumo, padrão de comportamento, entre outras), entender os canais de vendas e comunicação para definir as diretrizes de interação e traçar meios para captar e qualificar os leads.

Em linhas gerais, podemos dizer que esse esforço pode ser empreendido de duas maneiras:

# Geração de leads Inbound

Na geração de leads Inbound, usa-se conteúdos e campanhas para atrair visitantes aos canais digitais da empresa (site, páginas de produtos ou serviços, landing pages, blog etc.). A partir disso, envolve-se a audiência até identificar qual percentual dela é considerada, de fato, um lead qualificado para marketing.

Com essa prática, a empresa ajuda seus clientes em potencial a definir, pesquisar e resolver problemas e a tomar melhores decisões de compra. Faz isso, conduzindo os leads em uma jornada previamente pensada até o processo de tomada de decisão.

Segmentar e nutrir usuários com conteúdo relevante resulta em taxas de conversão 72% mais altas, de acordo com a Aberdeen.

# Geração de leads Outbound

Já a geração de leads Outbound consiste em abordar potenciais clientes independentemente de eles terem solicitado ou manifestado interesse nos conteúdos da empresa. 

Nesse cenário, usa-se o envio de e-mails para bases externas, as cold calls, a publicidade paga, o envio de correspondências/mala direta etc.

Por que investir na geração de leads?

Quanto à importância da geração de leads, ela é fundamental, pois alimenta o funil de vendas com oportunidades para os vendedores trabalharem. Logo, quanto maior for o volume de leads gerados, maior é o contingente deles que será convertido em clientes de fato. 

Na prática, depois que um lead qualificado é identificado, cabe à equipe comercial entrar em contato com ele e, por fim, fechar a venda. 

Por isso, quanto mais informações disponíveis, mais fácil será essa conversão. Logo, todo um trabalho é realizado antes da qualificação, visando familiarizar os potenciais clientes com as ofertas e prepará-los para uma decisão de compra (nutrição de leads).

Geração de leads: quais métricas a amparam 

Como a geração de leads é uma estratégia vital para o negócio, ela tem que ser mensurada.

Ou seja, precisa ser amparada por indicadores e métricas — medidas quantificáveis e qualificáveis que demonstram se há ou não avanços nessa área — e, ao mesmo tempo, entender o retorno sobre os investimentos. 

Assim, podemos dizer que as principais métricas da geração de leads são:

  • Custo por aquisição: é a principal métrica financeira para determinar os esforços de geração de receita e o ROI. Ela é importante, pois ajuda a determinar em quais canais investir mais dinheiro e também a julgar a eficácia do orçamento usado ao longo do tempo.
  • Taxa de conversão: é a porcentagem de pessoas que realmente demonstram aderência aos produtos ou serviços e, portanto, converteram em leads durante uma campanha específica, por exemplo.  
  • Taxa de leads qualificados: o percentual de potenciais compradores que são aderentes às ofertas da empresa e merecem uma atenção diferenciada (precisa, ágil etc.) dos vendedores.    
  • Valor de vida do cliente: ajuda a projetar a receita que um único cliente irá gerar ao longo de sua relação com o negócio. Ela pode ser influenciada por muitas facetas das operações de Marketing, upsell, atendimento ao cliente etc.
Geração de Leads Qualificados: como tornar este processo mais inteligente para o seu negócio

Para projetar o valor da vida do cliente, os elementos levados em consideração são:

  • tamanho médio de compra dos clientes com o mesmo perfil;
  • número de compras que eles fazem em um ano;
  • margens de lucro médias anuais trazidos por aquele tipo de cliente.

Geração de leads: 7 táticas para alavancá-la

Confira agora uma lista de táticas para alavancar a estratégia de geração de leads da sua empresa!

1. Conheça seu perfil de cliente ideal

O início de tudo está no reconhecimento do perfil de cliente ideal do seu negócio. Ou seja, saber qual é o tipo de conta mais adequada a ser prospectada.

Para tal, é preciso identificar:

  • o tamanho da empresa;
  • o negócio em que atua;
  • as atividades que realiza;
  • por que ela deseja seu produto ou serviço.

2. Desenhe buyer personas

Sabendo qual é o perfil de cliente ideal, um nível mais profundo de pesquisa é recomendado: descobrir quem são os indivíduos-chave, os decisores de compras dentro dessa empresa.

Logo, é preciso desenhar as buyer personas que, em síntese, são representações aproximadas das características das pessoas que decidem ou influenciam a aquisição de produtos e serviços. 

Na prática, você deve levantar informações como:

  • idade;
  • formação;
  • gênero;
  • motivações etc.

3. Estruture os canais

Com o perfil de cliente ideal e as buyer personas bem mapeadas, parte-se para a estruturação dos canais de interação com os potenciais clientes. Isso tanto do ponto de vista Inbound quanto Outbound.

Neste exercício, cabe descobrir em quais redes sociais os leads costumam socializar online, como eles chegam até o site da sua empresa ou às páginas de produtos e serviços. Isso vai ajudar a pensar em que tipo de conteúdo produzir e os melhores horários para fazer contato telefônico, por exemplo. 

4. Desenhe campanhas Inbound e Outbound

Em seguida, parte-se para a estruturação de campanhas completas de geração de leads tanto Inbound quanto Outbound. 

Essa atividade, feita de maneira colaborativa entre Marketing e Vendas, deve levar em consideração o perfil de cliente ideal, as buyer personas e os canais nos quais se quer implementar as campanhas.  

5. Produza conteúdo e alinhe o discurso

A produção de conteúdo e o alinhamento do discurso comercial são passos que vêm na esteira de tudo o que foi realizado até aqui. Eles devem estar bem alinhados, uma vez que todas as interações dos clientes em potencial devem proporcionar uma experiência única.

Dessa forma, se um lead visualizou as descrições das ofertas no site e recebeu uma mala direta ou uma chamada, ele não vai perceber discrepâncias nas abordagens. Pelo contrário, vai sentir que há organização e coerência comunicacional.

6. Estreite a integração entre Marketing e Vendas

Tática que deve ser constantemente revisitada, a integração entre Marketing e Vendas é o que vai garantir o sucesso da estratégia de geração de leads. 

É preciso, portanto, criar condições para o intercâmbio contínuo de ideias e dados em uma mão dupla. Sem isso, os desencontros e a competição pouco saudável tendem a se impor, o que prejudica os resultados em médio e longo prazo. 

7. Invista em tecnologia e inteligência de dados

Por fim, para tornar a geração de leads da sua empresa altamente profissional e orientada a resultados, conte com soluções e serviços tecnológicos. 

Entre as muitas plataformas disponíveis hoje no mercado, as que não podem faltar são: 

# ERP 

É um software dedicado ao gerenciamento de todos os processos da empresa. A visão unificada, a organização e a parametrização oferecidas por um ERP, além de garantirem o melhor funcionamento da companhia, também contribuem para que a percepção final do cliente seja positiva.

# CRM 

Um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente é usado para cuidar exclusivamente da sua relação com seus clientes, por isso, oferece uma série de funcionalidades que não existem no ERP. Além de reunir e organizar as informações estratégicas sobre sua base de clientes, o CRM também oferece insights sobre perfil, aderência aos produtos e serviços e principais elogios e reclamações.

# Plataforma de Inteligência de Mercado 

Esse tipo de sistema facilita o manejo inteligente de grandes volumes de informações internas e externas (Big Data) e também a obtenção de insights neles (Analytics). Faz isso facilitando a mineração de dados (Data Mining), além de, por meio da Inteligência Artificial, elevar a inteligência competitiva com maior poder analítico e decisões acertadas em tempo hábil. 

Já existem no mercado ferramentas de Inteligência de Mercado que fornecem insights valiosos para conquistar novos clientes, como a Cortex. Este é um tipo de recurso tecnológico que facilita a prospecção e enriquecimento de dados, análise de risco e crédito e bases de dados especiais e segmentadas de acordo com os filtros desejados, de acordo com seus objetivos de negócio.

# Plataforma de Inteligência de Vendas 

É um tipo de ferramenta de vendas B2B cujas funcionalidades incluem:

  • conhecer o mercado e segmento de atuação em detalhes;
  • enriquecer a base de dados continuamente para desenvolver um perfil de consumo mais completo dos clientes;
  • descobrir novos nichos de atuação e expansão dos serviços;
  • gerar insights por meio de inteligência artificial para orientar decisões, fazer projeções e acelerar as vendas;
  • acessar milhares de fontes de dados com informações atualizadas.
Nova call to action

Resumindo

A geração de leads é uma estratégia fundamental para o sucesso comercial das empresas B2B. Sem elas, o time de vendedores sai a campo sem saber exatamente quais potenciais clientes devem abordar — e o mais grave: trabalham em modo de tentativa e erro, pois nem sempre estão lidando com compradores prontos para comprar. 

Ao estruturar uma estratégia de geração de leads adequada, a empresa passa a ter mais previsibilidade de seu alcance no mercado, consegue dimensionar melhor os investimentos a serem realizados e também pode mensurar seus resultados com mais precisão. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados