Enriquecimento da base de dados: veja como vender mais!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Não é por acaso que a busca por soluções de enriquecimento de base de dados vem crescendo nos últimos anos. Com a popularização de tecnologias como a do Big Data, nunca foi tão necessário organizar, completar e atualizar as informações de clientes e prospects.

Conhecer bem o público-alvo permite que as empresas realizem com sucesso ações como campanhas de account-based marketing e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. 

Uma pesquisa que envolveu mais de mil organizações voltadas para vendas ao redor do mundo apontou que 53% das que conquistaram alta performance comercial consideram a si mesmas como adeptas de analytics. Os números são da Mckinsey.

Dessa forma, o investimento em tecnologias de inteligência de dados é fundamental. E são várias as informações que podem ser colhidas de possíveis prospects e consumidores por meio desse tipo de ferramenta e com o apoio de estratégias bem planejadas.

Afinal, é preciso conhecer mais do que apenas as informações de contato das pessoas e empresas na sua base. É necessário investir em acesso a informações adicionais que ajudem os times de Marketing e Vendas a qualificarem esses leads. 

O enriquecimento de base de dados pode parecer uma tarefa complexa, mas simplificamos nesse texto. A partir de agora você vai entender o que é, a sua importância e como realizar essa atividade. Continue lendo!

O que é enriquecimento da base de dados?

Enriquecimento da base de dados consiste em complementar um databank por meio da adição e retificação de registros ausentes ou defasados. O processo inclui a correção, atualização, organização e higienização das bases — além do acréscimo de novas informações — e ajuda a montar e entender o perfil de cada usuário.

Ao estabelecer um contato com um novo prospect, é comum que as empresas solicitem apenas informações básicas, como nome, CPF ou CNPJ, telefone e e-mail. No entanto, a partir deles, é possível ter acesso a diversos dados complementares, como:

  • demográficos: pessoais (localização, profissão, escolaridade), empresariais (sociedade, capital social, situação do CNPJ) e financeiros;
  • sociais: redes sociais (perfil, amigos e familiares), afinidades e hobbies (atividades, gostos e preferências);
  • comportamentais: interação na plataforma (cliques, pesquisas, cadastros e compartilhamentos) e afinidade com o produto/serviço (interação e engajamento).

Assim, conhecendo melhor o poder de consumo, hábitos e preferências de cada prospect, as organizações podem ser muito mais certeiras na sua aproximação, facilitando os processos de conquista, negociação e venda.

Qual é a importância do enriquecimento de dados?

Manter uma base de dados rica e atualizada é um requisito para manter um bom desempenho de inteligência de mercado e o êxito de diversas estratégias de negócio. Sendo assim, a prática ajuda a potencializar o sucesso das empresas e de suas operações, além de auxiliar nas tomadas de decisão.

Desde campanhas de marketing e prospecção até a negociação e venda de produtos e serviços são beneficiados pelo enriquecimento de base de dados. Afinal, boa parte do sucesso dessas atividades depende da capacidade da companhia em se dirigir ao seu público-alvo com eficiência.

Por exemplo, com informações ricas e precisas sobre possíveis prospects e clientes antigos, o vendedor saberá o timing e o produto/serviço certo para oferecer no momento da venda. Assim, as negociações naturalmente terão maior eficácia.

O enriquecimento também garante que os dados de contato na base estão corretos e atuais, facilitando a aproximação da empresa.

Com isso, há um aumento na produtividade das equipes responsáveis em contatar prospects e consumidores, bem como na redução do custo de aquisição de clientes e maior retorno de investimentos nesses serviços.

Portanto, os dados públicos externos oferecidos pela tecnologia do Big Data podem ser complementares aos dados internos da organização, aprimorando, assim, as informações disponibilizadas às equipes de Vendas.

O gráfico abaixo mostra como essa tecnologia vem crescendo a nível global e se tornando cada vez mais fundamental em uma estratégia comercial em tempos de transformação digital.

big data enriquecimento na base de leads

Como realizar o enriquecimento da base de dados?

O enriquecimento da base de dados requer uma constante troca de informações entre empresas e clientes. Existem diversas maneiras e canais para captar dados dos usuários, desde o seu primeiro contato com a companhia até o pós-venda. Veja alguns:

Call to action

Se a sua empresa produz e publica conteúdo de interesse do seu mercado em um site ou blog, suas call to actions (chamadas para ação) são ótimas opções para coletar dados. Adicione um chamado no final dos textos, convidando seus leitores a cadastrar suas informações para receber uma newsletter mensal ou outros materiais relevantes, como ebooks, por exemplo.

Formulários de cadastros

Crie formulários de cadastros e os posicione em pontos estratégicos nas páginas do seu site ou blog. Esse canal sofre maior resistência por parte dos usuários, por isso, é importante que ele possua poucos campos, solicitando apenas o essencial para iniciar o contato, como nome e e-mail.

Incentivos

Antes de pedir os dados dos usuários, lembre-se de oferecer algo interessante em troca. Pode ser um e-book em PDF sobre um assunto relacionado ao seu mercado, acesso gratuito a serviços e webinars ou cupons de desconto.

Esses incentivos aumentam a chance e o interesse das pessoas em compartilhar suas informações pessoais com as empresas.

Portanto, invista em landing pages próprias para cada tipo de incentivo. É fundamental deixar bem claro qual benefício o usuário receberá e como fazer para consegui-lo, evitando qualquer tipo de mistério ou desconfiança.

ebook sales inteligence b2b para que serve data mining como fazer projeção de vendas

Eventos

Outra oportunidade para enriquecer as bases são os eventos presenciais ou online, como: 

  • seminários; 
  • exposições; 
  • oficinas;
  • feiras; 
  • festas. 

Nessas ocasiões, o contato direto com possíveis clientes permite uma série de opções para captura de dados.

Por exemplo, ações como sorteios, pesquisas de satisfação e distribuição de brindes são algumas das alternativas para a obtenção de dados entre os participantes dos eventos. Você também pode adicionar QR Codes em seus materiais, solicitando dados em troca de conteúdos e outros benefícios.

Call center

Se a sua empresa possui um serviço de call center, aproveite as chamadas para adquirir os dados necessários para enriquecer suas bases. Porém, é importante que a equipe de atendimento esteja bem treinada, motivada e preparada para realizar a aproximação de forma correta.

Entretanto, vale lembrar que os clientes podem desconfiar dessa abordagem se não houver uma justificativa plausível e benéfica a eles.

Serviços e soluções especializadas

Além das opções de obtenção de dados já apresentadas, há também as soluçõee especializadas em enriquecimento a base de dados

São serviços que realizam de forma automática e rápida a validação e complementação de bases já existentes por meio de busca e captura de informações em diversas fontes públicas. 

Qual ferramenta utilizar para enriquecer a base de dados da minha empresa?

Portamos, o investimento em uma plataforma robusta de inteligência de dados é fundamental para aprimorar o enriquecimento da base e atingir melhores resultados em vendas.

Neste contexto, a Cortex pode te ajudar a coletar, enriquecer e analisar os dados para entender melhor sobre o seu segmento de mercado e tomar decisões assertivas e eficazes. 

Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que podem ajudar o seu negócio a crescer.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre enriquecimento da base de dados e a importância da prática para o aumento das vendas e para uma maior solidez ao planejamento estratégico da companhia. 

Se deseja ler mais artigos como esse, fique de olho no nosso blog. Até a próxima!


Artigos Relacionados