Saiba como a inteligência de vendas pode impactar a sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

É fato que as vendas representam o motor de uma empresa. Com as técnicas certas, é possível aumentar as oportunidades de negócio e intensificar a aquisição de clientes. Então, nada melhor que usar a tecnologia para otimizar esse processo.

Veja neste post o que é a inteligência de vendas, seu impacto nas companhias que decidem colocar esse princípio em prática e quais ferramentas você pode usar para implementá-la na sua organização. Boa leitura!

O que é inteligência de vendas?

Os sistemas de inteligência de vendas consistem em um conjunto de tecnologias que auxiliam as equipes de vendas a identificar clientes em potencial com a maior compatibilidade possível com o seu consumidor ideal. Para isso, as ferramentas do gênero devem fornecer funcionalidades para monitorar, coletar e analisar uma variedade de dados para essa prospecção.

Vale destacar que não se trata apenas de trazer mais clientes para o negócio, mas fazer isso de forma mais eficiente. Por esse motivo, o conceito também está relacionado à redução de custos com os processos de vendas.

Na prática, o que geralmente ocorre é a integração de informações de softwares de gestão da própria empresa, como uma plataforma de Customer Relationship Management (CRM) ou Business Intelligence (BI), e outras fontes como enquetes, pesquisas de mercado e engajamento em redes sociais.

Com esses insights, os profissionais de vendas podem chegar a conclusões sobre as características dos prospects que têm maior relevância para a conversão.

A inteligência de vendas ajuda a identificar desde necessidades, dificuldades e desejos até estimativas do quão propenso o público-alvo está a assinar determinado tipo de serviço ou a comprar um certo produto. Seus métodos podem ser usados para aumentar a compreensão sobre indústrias, corporações ou pessoas físicas.

Qual é o impacto da inteligência de vendas para as empresas?

Vejamos agora alguns dos principais impactos positivos da inteligência de vendas dentro das organizações.

Redução do custo de aquisição do cliente

Quando a equipe de vendas chega aos potenciais clientes com um conhecimento muito raso do seu perfil — do contexto em que estão inseridos e das intenções de compra —, dificilmente terá taxas de conversão elevadas. Por outro lado, com o uso da inteligência de vendas, o desperdício de tempo lidando com prospects com chances ínfimas de conversão é menor.

Assim, a produtividade desses profissionais aumenta, resultando em um custo de aquisição do cliente (CAC) muito mais satisfatório para a empresa.

Maior agilidade na tomada de decisão

Como a inteligência de vendas se baseia em dados concretos — tanto de fatos quanto de comportamento —, e não em suposições ou análises de mercado de procedência duvidosa, seu suporte à tomada de decisão é muito mais consistente. Ao oferecer parâmetros mais confiáveis para os membros do seu time de vendas fazerem as escolhas, aumentam as possibilidades de eles usarem abordagens mais acertadas.

Já que os vendedores têm à disposição uma série de informações que ajudam a entender as motivações do cliente, conseguem aprimorar suas técnicas e tomar decisões estratégicas mais ágeis nesse sentido.

Definição dos canais mais adequados para ações de marketing

É importante que as equipes de marketing e vendas trabalhem juntas, afinal, ambos os campos têm papel decisivo em trazer novos clientes para o negócio. Sendo assim, é altamente recomendável que os insights obtidos com ferramentas de inteligência de vendas sejam compartilhados também com os profissionais de marketing da empresa.

Dessa maneira, eles poderão criar campanhas mais certeiras em atingir a audiência desejada, recolher dados interessantes dessas ações e também compartilhá-los com o time de vendas. Com esse trabalho em conjunto, ficará mais fácil fazer a qualificação de leads e otimizar a prospecção de clientes para a empresa como um todo.

[rock-convert-cta id=”2540″]

Quais ferramentas usar para colocá-la em prática?

Quer conhecer algumas ferramentas que permitam que você impulsione suas campanhas de marketing e vendas e ainda tragam mais rapidez e eficiência para o desenvolvimento dessas ações? Então confira 2 dicas de softwares que podem ser de enorme utilidade nesse sentido.

DataBroker

O DataBroker é uma solução de Big Data focada na prospecção de clientes e análise de mercado. Com ela, você tem acesso a dados provenientes de milhares de fontes públicas, compondo uma base de milhões de empresas e contatos estratégicos.

Entre as principais informações disponíveis você vai encontrar:

  • número de funcionários da empresa;
  • CNAE;
  • quadro societário;
  • membros estratégicos da equipe;
  • tecnologias que a companhia utiliza;
  • faturamento estimado.

Tudo isso fica acessível em uma plataforma self-service, com diversos filtros para consulta e um mapa interativo para facilitar a visualização dos dados.

DataBuilder

O DataBuilder é uma solução voltada para o enriquecimento de dados da sua base. Apenas com o domínio, nome ou CNPJ da empresa, em pouco tempo você já tem acesso a milhões de dados. É uma forma de conhecer melhor seus prospects e até mesmo seus clientes, já que poderá pesquisar sobre companhias do Brasil e do mundo, possibilitando a visualização de atributos de organizações de mais de 100 países.

É possível fazer consultas em lotes e ainda exportar todos os dados coletados para uma planilha.

Outra utilidade importante da ferramenta é permitir que a sua lista de contatos permaneça com os dados sempre em dia. O DataBuilder conta com o validador de e-mails, que é capaz de checar essas informações e manter a sua base devidamente atualizada — em minutos, os endereços do seu mailing são classificados como válido, arriscado ou inválido.

Percebemos, portanto, que a inteligência de vendas proporciona inúmeras oportunidades para um negócio consolidar a sua presença ou ainda realizar uma expansão de mercado. Em um momento em que as empresas têm enxergado cada vez mais valor no processo de transformação digital, nada mais justo que também investir em tecnologia e inovação para entender melhor o perfil do seu cliente ideal, desfrutar de todos os benefícios que vimos ao longo do artigo e alavancar as vendas.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre inteligência de vendas, receba em primeira mão o trial da nova solução que já esta revolucionando o mercado: ITB Infinity!

[rock-convert-cta id=”2499″]


Artigos Relacionados