Entenda como usar a Cortex e o Pipedrive para melhorar sua eficiência de Vendas

Entenda como usar a Cortex e o Pipedrive para melhorar sua eficiência de Vendas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O Pipedrive é um dos CRMs mais populares entre os times comerciais B2B, no Brasil e no mundo. Ele é perfeito para criar e controlar atividades de prospecção, além de sistematizar o gerenciamento do pipeline.

Você sabia que essa solução pode ser ainda mais potente quando combinada com uma plataforma de inteligência de vendas B2B como a que a Cortex oferece? Sim, esse combo tecnológico dá aos vendedores, LDRs, SDRs e BDRs capacidades analíticas superiores.

É sobre isso que queremos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Aqui você vai ver:

  • por que o Pipedrive é tão potente e como ele funciona;
  • por que combiná-lo com a solução da Cortex é uma excelente decisão;
  • como fazer essa integração de maneira eficiente;
  • e muito mais.

Confira!  

Como funciona o Pipedrive

O Pipedrive é um CRM e, ao mesmo tempo, uma solução de gerenciamento de pipeline que permite planejar atividades de vendas e monitorar negócios. 

Construído usando a metodologia de venda baseada em atividades, o Pipedrive agiliza todas as ações envolvidas na conversão de um prospect em cliente. 

Como um aplicativo baseado em nuvem, o Pipedrive pode ser acessado de qualquer lugar 24 horas por dia, 7 dias por semana, usando qualquer navegador da Web ou aplicativos móveis dedicados. Ele fornece ao pessoal de vendas visibilidade total de diferentes pipelines. 

Uma interface robusta exibe os estágios de progresso de cada negociação com os detalhes completos dos próximos itens acionáveis. Dessa forma, o recurso de atividade e objetivo permite que os usuários rastreiem as tarefas pendentes em cada oportunidade que está sendo trabalhada. 

O Pipedrive também oferece relatórios personalizados e visuais para monitorar metas individuais e de equipe, analisar dados e tomar decisões bem informadas. 

Também é interessante saber que ele pode perfeitamente ser integrado com vários provedores de serviços de e-mail, incluindo Outlook, Gmail e Yahoo. Isso significa que os usuários podem enviar e receber mensagens de várias contas diretamente do/no sistema. 

Além disso, a solução também se integra com outras ferramentas de CRM para transferir detalhes de contato, histórico de comunicação e outras informações. E pode se valer de serviços como Google Maps, MailChimp, Trello e Zapier.

→ No vídeo a seguir, confira uma apresentação rápida da solução:

Como funciona a Cortex

A Inteligência de Vendas B2B, fornecida pela Cortex, é a mais robusta e completa plataforma de Sales Intelligence da América Latina, que está ancorada em Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e Analytics.

Essa solução, combinada a aplicações como o Pipedrive, proporciona um salto significativo na capacidade analítica dos times de gestão comercial. 

Confira, a seguir, algumas das frentes que são melhoradas por ela!

Dimensionamento de mercado 

Facilita encontrar e analisar potenciais clientes em um mercado específico e, dentro dele, seus diversos nichos. Também ajuda a detectar e investigar concorrentes ou lacunas ainda não cobertas por outros players, aumentando os parâmetros para observar as capacidades de expansão de atuação da empresa.

Esse nível de inteligência de mercado é possível, pois a plataforma dispõe de grandes bases de dados sobre as empresas nas mais variadas regiões, desde o faturamento e a receita até o número de funcionários, entre outros. 

Prospecção e negociação guiadas por dados 

A solução da Cortex enriquece e completa os registros de prospects, clientes e até da concorrência. Inclusive, ela serve para acompanhar as mudanças cadastrais, pois as informações mudam ao longo do tempo. 

Outra grande vantagem é a contextualização dos contatos de vendas, que facilita muito o ponto de partida adequado para abordagens aos compradores. 

Outro ponto de melhoria que a Inteligência de Vendas B2B possibilita é a qualificação de leads. Isso é feito pela indicação das contas certas a serem trabalhadas com detalhamento de produto recomendado para cada lead, probabilidade de conversão e valor de receita recorrente mensal (MRR)

A partir daí, ela alimenta o funil de vendas de equipes que buscam mais eficiência com leads qualificados, identificando novos mercados e fornecendo contatos profissionais mais assertivos. 

Análise estratégica da carteira já conquistada

A Inteligência de Vendas B2B leva ao entendimento aprofundado da base de clientes já conquistados. Isso acontece por meio da análise de dados e do mapeamento das características comuns entre eles.

Com isso, facilita segmentação, ações de upsell e cross-sell, fidelização de carteira, entre outras estratégias. 

Tudo isso com painéis inteligentes que se mantêm sempre atualizados e completos, dando aos gestores e suas equipes facilidades para interpretar as informações em poucos minutos.

Projeção e previsibilidade

Via abordagem probabilística, a plataforma permite acompanhar em tempo real a propensão de vendas e o atingimento das metas. Dessa forma, as decisões podem ser tomadas com agilidade e sem medo de errar. 

Ao estar munido de informações precisas referentes a meta do time e a situação de cada vendedor, a liderança consegue desenhar estratégias e decidir quais oportunidades serão prioridade no atendimento, conforme a previsão de fechamento.

Em suma, a aplicação amplia a análise preditiva de vendas, o que ajuda o gestor a melhorar de forma sustentável o desempenho e os processos de vendas, bem como a prever os próximos negócios.

Mensuração e monitoramento da performance

A solução da Cortex melhora a definição e o monitoramento de métricas e indicadores. Isso representa um divisor de águas na análise quantitativa e qualitativa dos resultados da área de Vendas.

Essa facilidade é entregue de maneira ininterrupta, em tempo real. Ou seja, não é necessário esperar uma campanha ser finalizada para ver se as metas foram atingidas, se o retorno sobre os investimentos (ROI) planejado foi de fato alcançado.

Entenda os diferenciais da Cortex para usá-la com o Pipedrive

Como usar usar Inteligência de Vendas B2B da Cortex em conjunto com o Pipedrive CRM 

O Pipedrive e o Inteligência de Vendas B2B da Cortex são sistemas que se complementam. Juntos ,eles formam um perfeito sales stack para Vendas, Marketing e Inteligência de Mercado — potencializam o poder analítico dos profissionais. 

Veja, a seguir, por que combiná-los!

7 razões para combinar Pipedrive e Cortex

1- Os dados da Inteligência de Vendas B2B e do Pipedrive se complementam. 

2 - Com o Pipedrive, a operação de vendas é organizada e conta com um perfeito repositório de informações.

Com Inteligência de Vendas B2B, o time aproveita grandes bases de dados públicas para olhar para fora das quatro paredes do escritório. 

3 - Gestores, vendedores e analistas dimensionam o mercado e investigam nichos de difícil penetração com o sistema da Cortex. Assim, encontram leads qualificados com mais facilidade, em poucos cliques. 

A partir disso, estruturam listas de prospecção no Pipedrive, ganhando tempo para se dedicar a uma atuação mais propositiva e eficiente.

4 - No Pipedrive, são registrados históricos de relacionamento e negociação; a evolução das atividades é finamente controlada.

Esse hub de informações ganha mais potência quando integrado à Inteligência de Vendas B2B — que o higieniza e enriquece sistemática e continuamente. 

5 - A plataforma da Cortex provê recomendações de negócios com filtros muito fáceis de acionar. Amparada na Inteligência Artificial, ela permite o cálculo de:
  • produto recomendado para cada lead;
  • probabilidade de conversão do lead;
  • valor ($) provável do lead.

Com isso, basta importar facilmente essas informações para o Pipedrive e executar campanhas de prospecção ágeis e eficazes.   

6 - Fazendo o cruzamento dos dados das duas ferramentas, amplia-se a previsibilidade de venda, faturamento e lucratividade. 

Isso dá aos profissionais um ganho significativos de capacitadas para:

  • colaborar com as áreas de desenvolvimento e produção;
  • propor melhorias estratégicas;
  • e, inclusive, ter bons argumentos para requerer investimentos da alta hierarquia do negócio. 
7- Por fim, o alto poder analítico alcançado com a combinação do Pipedrive com a Inteligência de Vendas B2B eleva a mensuração de resultados a um nível de excelência. 

Isso porque é possível definir e acompanhar métricas e indicadores de desempenho quantitativas e também qualitativas. 

Nova call to action

7 passos para combinar o Pipedrive com a solução da Cortex

  • Desenvolva a mentalidade data driven da sua equipe, pois combinar essas duas plataforma requer aptidāo analitica;
  • Promova a prática dos processos decisórios amparados por dados;
  • Capacite sua força de vendas para ela pensar e agir orientada por dados — ela deve saber gerar e analisar dashboards e, a partir deles, buscar insights acionáveis;
  • Estruture uma estratégia de gestão da mudança, pois a adoção de novas tecnologias normalmente encontra resistências;
  • Treine os usuários para o melhor uso integrado das duas soluções;
  • Crie objetivos e metas que exijam poder de análise, para não desperdiçar o potencial dessa combinação;  
  • Faça contato conosco para entender em profundidade, inclusive tecnicamente, como usar Pipedrive e Inteligência de Vendas B2B combinados. 

Cortex SI e Pipedrive lado a lado

Cortex e Pipedrive: uma combinaçāo perfeita para potencializar a performance comercial

O sistema de Inteligência de Vendas B2B da Cortex é o aliado perfeito do Pipedrive. Juntos, eles combinam a gestão de dados internos com a capacidade de enriquecer a base de dados com informações externas, aumentando a precisão das vendas e ampliando o forecast

Empresas que integram essas aplicações geralmente obtêm um grande diferencial competitivo. Afinal, dão a seus profissionais mais recursos para realizar análises contextualizadas e aproveitar a automatização como base de uma atuação mais propositiva e eficiente. 

Você já havia pensado em como combinar o Pipedrive com a Inteligência de Vendas B2B da Cortex pode melhorar a performance do seu time de Vendas?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

 


Artigos Relacionados