Como gerar bases de dados confiáveis?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Tempo de leitura: 4 min

Você vai ler sobre:

  • Os desafios da geração e da análise de dados;
  • Qual a diferença entre dados sujos e confiáveis;
  • Por que é mais vantajoso investir em bases de dados confiáveis.

Você sabia que a imprecisão e a dificuldade de entender os dados prejudicam a confiança nas análises em 50% das empresas brasileiras? Foi o que revelou a Pesquisa Global de Gestão de Dados 2020 da Experian.

O mesmo levantamento indicou que 100% dos participantes acreditam que dados de fontes seguras são muito importantes para atingir objetivos de negócio como:

  • o atendimento de demandas específicas de clientes;
  • a orientação assertiva das tomadas de decisões na empresa;
  • o auxílio na produtividade e dinâmica de trabalho das equipes.

Existe, portanto, uma diferença na classificação do que é coletado por uma empresa. Isso porque os dados se dividem entre sujos e confiáveis. Porém, como distingui-los? E, ainda: como gerar uma base qualificada?

Questões como as que você viu acima são de grande relevância para o mundo corporativo. Afinal, quando os dados estão mal estruturados ou são gerenciados de forma errada, problemas como decisões equivocadas e erros de cálculo podem surgir. 

Se sua empresa já está inserida em uma cultura data driven e você quer obter resultados ainda melhores por meio do uso de dados realmente confiáveis, continue lendo este conteúdo!

banner cartilha modelando o futuro data driven

Qual é o grande problema de trabalhar com dados sujos?

A era da informação melhorou em 64% a experiência dos clientes. No entanto, ainda assim, 28% das empresas suspeitam de imprecisões nos dados, de acordo com a pesquisa da Experian.

Mas você sabe por que alguns tipos de dados são classificados como sujos? Isso acontece porque eles não entregam o resultado esperado, além de não mostrarem informações corretas

As empresas podem gerar dados sujos em consequência do volume de informações acumuladas e da pouca expertise dos profissionais que trabalham com o processamento. Dessa forma, fica mais difícil filtrar o que é mais relevante para a companhia.

Uma situação comum associada ao uso de dados sujos acontece em serviços de telemarketing. Você provavelmente já recusou algum produto várias vezes e mesmo assim continuou recebendo ligações da mesma empresa, certo? Esse é um exemplo bastante popular. 

Percebe-se então que, além da perda de tempo e dinheiro ligando para alguém desinteressado na oferta, a imagem da empresa na mente do cliente se desgasta.

Além disso, o uso de dados sujos gera uma perda financeira de quinze milhões de dólares por ano para as companhias, segundo a Gartner. Nesse cálculo, estão incluídos conhecimento, servidores e aplicativos como recursos desperdiçados.

Ainda segundo a Gartner, a baixa qualidade dos dados pode também destruir grandes marcas, ainda mais em cenários de informação cada vez mais complexos. 

Independentemente do tamanho, as organizações trabalham com um volume de dados vindos de várias esferas como, por exemplo:

  • as unidades do empreendimento;
  • produtos;
  • clientes;
  • funcionários;
  • fornecedores.

Por isso, processar essa quantidade de informações é um grande desafio. 

Então, por que ter bases de dados confiáveis?

Ao contrário dos dados sujos, os confiáveis são aqueles gerados e processados com qualidade. Eles podem apresentar informações sobre:

  • hábitos de consumo;
  • sentimento do público em relação à empresa;
  • padrões de compras e outros aspectos de comportamento do cliente.

As empresas podem usar informações como as que você viu acima para tomadas de decisão e em campanhas de marketing, por exemplo. No entanto, para obter dados precisos e de qualidade, é necessário que armazená-los em local seguro e categorizá-los hierarquicamente.

Uma última vez, analisaremos os resultados da Pesquisa Global de Gestão de Dados 2020 da Experian. Entre as principais vantagens para investir em bases de dados confiáveis estão:

  • 67% de melhora da eficiência da equipe;
  • 57% de aumento na confiança do público;
  • 52% de crescimento na satisfação do cliente;
  • 51% de decisões mais embasadas;
  • 46% de redução dos custos.

Entendemos, então, a importância dessa qualificação dos dados. Mas como conquistá-la? Veremos a seguir!

Como conquistar bases de dados confiáveis e sólidas?

Para obter dados que possam ser usados como base para o planejamento estratégico da empresa, algumas ações são fundamentais. Veja algumas delas:

  1. Entender as prioridades do negócio e buscar a fonte correta que atenda a essa demanda. Ou seja, é preciso conhecer os objetivos da organização para descobrir que tipo de dados são necessários para alcançá-los;
  2. Selecionar métricas de desempenho para analisar melhor o resultado do negócio. Com as prioridades definidas, é possível monitorar a performance de campanhas e estratégias.
  3. Fazer uma auditoria sobre os dados atuais. Assim, fica claro o que é sujo e o que é confiável na base da empresa.
  4. Formular o ideal de bases de dados confiáveis que se deseja obter a partir do diagnóstico levantado. Isso é uma referência para atingir uma maior qualidade nas ações futuras.
  5. Planejar a implantação da nova política de armazenamento e gestão de dados na empresa. Dessa forma, é possível, aos poucos, reduzir os custos da companhia.

E como manter suas bases confiáveis organizadas?

Trate os dados com frequência

A limpeza das bases não é algo pontual, como pode parecer. Trata-se, na verdade, de um trabalho contínuo que envolve muitos setores dentro da organização. Portanto, para ter a qualidade ideal de análise é preciso selecionar uma equipe capaz de identificar e interpretar as mudanças no decorrer do tempo.

Invista em plataformas de gestão data driven

Também se faz necessário investir em ferramentas que aprimorem a captação e tratamento das informações. Dessa forma, elas estarão corretas desde o início do processo, facilitando o trabalho de análise e tomada de decisões.

Tenha cuidado com a entrada de dados internos

Estruture e crie padrões em sua base interna de dados. Aqui, soluções de mercado podem ajudar no cadastro de novos clientes ou fornecedores, por exemplo. Armazenando os dados em uma base confiável, eles não vão se perder ou ser alterados.

Atualize as bases constantemente

Checar se os dados estão corretos ou permanecem os mesmos também é importante para que não se perca tempo e dinheiro. Um telefone que não é mais usado pelo cliente é um bom exemplo disso.

Essa atualização otimiza a base e o trabalho das equipes.

Resumindo

Nesse post, vimos que ações como preencher formulários, visitar sites, publicar em redes sociais e outras fontes geram um grande volume de dados. 

Porém, nem todos são qualificados para ajudar a empresa. Pelo contrário, alguns podem prejudicar as tomadas de decisão, tornando-se, assim um mau investimento.

Desse modo, dados precisam ser lapidados para que as empresas consigam extrair informações relevantes à gestão. Por isso, é preciso contar com profissionais que saibam diferenciá-los, trabalhando na construção de bases confiáveis em uma plataforma especializada. 

Assim, o trabalho da equipe estará voltando para o mindset data driven da forma mais eficaz e produtiva.


Artigos Relacionados