Campanhas de Marketing: confira o passo a passo para criar a sua com sucesso

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Uma campanha de Marketing é um excelente meio para a sua empresa atingir seus objetivos estratégicos. Isso se dá com a divulgação dos produtos ou serviços e, paralelamente, a construção de um relacionamento com o público-alvo. 

Para isso é necessário posicionar a marca, obter engajamento e gerar atenção para o que é ofertado pela empresa. E esse é um trabalho que demanda planejamento e muita dedicação.

É isso que vamos te mostrar ao longo deste artigo, no qual demonstramos os elementos de uma campanha de sucesso e porque é essencial desenvolvê-la criteriosamente.

Além disso, vamos te ajudar a ver por que os dados são fundamentais nessa construção. Acompanhe!

Campanha de Marketing: no que consiste 

Na definição da HubSpot, uma campanha de Marketing consiste em “esforços organizados e estratégicos para promover um objetivo específico da empresa, como aumentar a conscientização sobre um novo produto ou capturar o feedback do cliente”. 

É interessante também pensarmos o substantivo “campanha” como uma coleção de ações e métodos. Dessa forma, temos a dimensão de que os objetivos de cada campanha serão alcançados de diversas maneiras, ou seja, com mídias e conteúdos variados.

Neste sentido, pode incluir produção de conteúdo Inbound, anúncios e impulsionamentos pagos na web e em outros meios de comunicação. Cada vez mais, com o Digital se impondo como principal meio de se chegar aos potenciais compradores, os esforços coordenados de Marketing incluem contatos diretos (via e-mail, mensagens direct, entre outros) por meio da segmentação de nichos específicos.

Também é importante não confundir as campanhas de Marketing com campanhas publicitárias — elas são apenas parte do que pode vir a ser o esforço coordenado sobre o qual estamos refletindo aqui; o Marketing é o guarda-chuva, abarcando as ações publicitárias juntamente com outras. 

Em suma, uma campanha não inclui todas as ações de Marketing da empresa. Pelo contrário, como pontua a editora Merriam-Webster, trata-se de “uma série conectada de operações projetadas para produzir um resultado específico”.

Campanha de Marketing: o que ela pode fazer pela sua marca

Vejamos agora uma série de benefícios que boas campanhas de Marketing oferecem para sua organização!

1. Melhoria na conscientização 

Um bom início para qualquer negócio é elevar a conscientização da marca. E isso também vale para lançamentos de produtos e serviços próprios — que vêm a se configurar como submarcas dentro da marca geral. 

Por meio de uma boa campanha de Marketing, é possível levar os compradores-alvo a adquirir uma preferência "instintiva" pelas ofertas da sua empresa, em detrimento da concorrência que pode até dispor de ofertas similares. 

2. Elevação e manutenção da reputação

A imagem da marca também é fundamental, e ela está sempre na corda bamba, especialmente no ambiente online. Neste sentido, é possível estruturar campanhas específicas para elevar a reputação corporativa e mantê-la em alta.

Além disso, sempre que algo abalar a confiança dos stakeholders na empresa, é possível também realizar uma campanha de Marketing para lidar com isso. Obviamente, deve ser usado em conjunto com ações de Relações Públicas e Comunicação, que são as áreas de onde deve partir a gestão de crises

eBook - Gestão de Reputação e crise

3. Aumento das vendas

No que diz respeito ao Comercial, é indispensável realizar campanhas de Marketing. Elas podem contribuir muito na atração de leads e na conversão deles, potencializando as vendas. 

Neste caso, a estreita relação entre Marketing e Vendas se faz necessária — empresas que a conseguem têm potencial para aumentar suas receitas em 32%, segundo estudo do Aberdeen Group.   

4. Expansão de mercado e lucratividade

Por fim, atualmente não dá para pensar em ganho de mercado e lucratividade sem boas campanhas de Marketing. Isso porque a concorrência não para de se sofisticar e os compradores, apesar de cada vez mais exigentes, são cercados de todos os lados.

Campanhas de Marketing bem-sucedidas conseguem gerar diferenciação, conferir valor intangível a produtos e serviços (e comunicar bem os tangíveis), conduzir leads até a decisão de compra, potencializar a fidelização e muito, muito mais. 

Campanhas de Marketing: dois exemplos globais

Para ilustrar nossa defesa do potencial de uma campanha de Marketing bem construída, detalhamos, a seguir, dois casos de sucesso global. Confira!

Coca-Cola: personalização de produto e apelo ao senso de comunidade

A Coca-Cola iniciou uma campanha substituindo sua marca na garrafa por 150 nomes populares e adicionando o slogan “Share a Coke”. Em seguida, a empresa expandiu a campanha para suas filiais ao redor do mundo. 

Por causa de seu baixo preço, era fácil incentivar os clientes a comprar uma garrafa para si e outra para seus amigos ou entes queridos. Unindo assim o apelo ao senso de comunidade à personalização, tão valorizadas pelos consumidores, especialmente os mais jovens. 

A genialidade desta campanha de grande sucesso foi sua simplicidade. Ao usar “Compartilhe uma Coca-Cola” como seu apelo à ação, a Coca-Cola inspirou os clientes a comprar mais do que normalmente comprariam. E isso foi feito com muito investimento em ações digitais (conteúdo, interações nas redes etc.), além das ações na mídia tradicional.

Dove: ação afirmativa e humanização da marca

Real Beauty foi o nome dado à campanha global da Dove para ressaltar a beleza real das mulheres. Ela foi feita em resposta a um estudo que mostrou que apenas 2% das mulheres se descreviam como bonitas; a marca queria desafiar a forma como a sociedade define o que é belo em termos de aparência física.

A campanha foi deflagrada por meio de um vídeo em 2006 chamado Evolution. Nele, mostra-se os passos profissionais geralmente dados para transformar uma mulher de aparência “normal” em modelo de capa de revistas — ressaltando que o que é valorizado não é natural, mas sim construído artificialmente.

Em seguida, foram criados anúncios, eventos de confraternização, entre outras atividades, para reforçar o compromisso da empresa com “mulheres de todos os tipos e formas”, o que tornou a marca mais humana e potencializou as vendas. 

Como fazer uma campanha de Marketing: o é preciso ter ou providenciar

Em linhas gerais, podemos afirmar que estes são os elementos básicos de uma campanha de Marketing:

Checklist para fazer uma campanha de Marketing-1

Público-alvo bem-definido

Saber a quem exatamente a campanha é direcionada, uma vez que ela precisará ter objetivos claros e ser executada em conformidade com o nicho que se quer atingir.

Objetivos, metas e indicadores claros

Saber para onde se está indo, o que se quer alcançar; e ter como dimensionar os resultados durante e depois que a campanha finalizar.

Orçamento

Separar uma quantidade bem-definida de dinheiro para custear ações do próprio time e também de fornecedores como agência de publicidade, freelancers, entre outros.

Equipe

Ter a multidisciplinaridade como regra quando se pensa na força de trabalho por trás de uma campanha de Marketing; é necessário unir publicitários, designers, desenvolvedores web, jornalistas, Relações Públicas e, conforme o projeto, outros especialistas.

Canais

Escolher criteriosamente por quais meios as ações serão executadas (web, mídia tradicional, eventos, entre outros).

Recursos

Providenciar os elementos necessários para colocar a campanha em andamento; desde pessoal capacitado até ferramentas, dispositivos, materiais e tudo mais.

Ações

Desenhar planos de ação e executá-los metodicamente (anúncios, envio de e-mails, eventos, parcerias estratégicas e por aí vai).

Dados

Dispor de informações para estruturar e executar a campanha, pois elas são a base invisível por trás de qualquer criação; usar grandes conjuntos de dados internos e externos vai enriquecer o planejamento, guiar as ações a serem feitas, dimensionar os resultados. 

[PR] eBook - Cortex Trends 2022: o futuro da Comunicação e do Marketing  

O que aprendemos sobre campanhas de Marketing?

De tudo o que vimos até aqui sobre campanhas de Marketing, vale a pena remarcar a questão do uso estratégico de dados para se alcançar os objetivos propostos. São eles que tornam tudo mais coordenado: facilitam o desvendamento do público-alvo e possibilitam analisar a concorrência e se diferenciar dela. 

Como o Digital precisa atravessar qualquer campanha de Marketing atualmente, a inteligência de dados se torna obrigatória. Afinal, qualquer ação na internet está intimamente ligada a um grande volume de ativos informacionais que, se bem trabalhados, ajudará a se atingir o sucesso. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação e Marketing.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 

 


Artigos Relacionados