Como os clientes da Cortex usam a plataforma para Inteligência de Mercado?

Como os clientes da Cortex usam a plataforma para Inteligência de Mercado?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Gestores e analistas dedicados a traçar caminhos para a competitividade dos negócios B2B têm suas vidas mudadas quando adotam uma plataforma de inteligência de mercado. Isso porque passam a contar com grandes bases de dados, confiáveis e sempre atualizadas, para realizar investigações aprofundadas e em tempo hábil.

Como fornecedores da solução que é considerada a melhor da América Latina, temos visto essa mudança acontecendo. Nos mais diversos setores e com equipes de diversos níveis de maturidade.

Por isso, resolvemos te mostrar, neste artigo, de que maneira podemos apoiar essa transformação em sua companhia. A seguir, você vai ver:

  • por que é tão importante investir em inteligência de mercado;
  • como nossa solução vem sendo utilizada pelas empresas mais bem-sucedidas nessa área;
  • e muito mais.

Acompanhe! 

Afinal, o que é Inteligência de Mercado?

Comecemos por lembrar que a inteligência de mercado diz respeito às informações ou aos dados derivados por uma organização do mercado em que opera ou deseja operar. Isso buscando determinar segmentação, penetração e oportunidade mercadológica. 

Portanto, estamos falando de uma iniciativa estratégica vital para entender o estado do mercado, além de entender a concorrência, objetivando traçar caminhos diferenciais e competitividade.

Por exemplo, uma empresa quer entender quem é o público-alvo certo para um produto que será lançado em breve. Com uma pesquisa de perfil de cliente ideal, ela vai detectar o nicho certo para aquela oferta. Ao mesmo tempo, precisará verificar quem são seus concorrentes e como eles estão posicionados, inclusive em termos de precificação.

Para isso, precisará colocar em prática métodos de inteligência de mercado, que não devem ser confundidos com iniciativas de inteligência de negócios. 

Inteligência de mercado vs. Inteligência de de negócios

Enquanto a inteligência de negócios se concentra principalmente em fatores internos, como taxas de faturamento, número de funcionários, processos etc., a inteligência de mercado coleta dados externamente, fornecendo a você uma visão holística de todo o mercado e não apenas de sua organização. 

No entanto, a incorporação de inteligência de mercado aos processos de inteligência de negócios permite que a companhia tenha uma visão holística do desempenho contínuo em condições específicas do ecossistema de negócios no qual opera — ou quer operar.

Também vale a pena ter em mente que a inteligência de mercado está intimamente associada à pesquisa, que normalmente é realizada em três frentes:

  1. 1- Investigação da concorrência: coleta e análise de dados sobre os concorrentes usando métodos em conformidade com a LGPD, como bancos de dados governamentais e registros públicos.
  2. 2- Identificação de produtos/serviços similares: coleta e análise de dados relacionados a ofertas concorrentes ou que servem como substitutas para os compradores.
  3. 3- Dimensionamento de mercado: coleta e análise de dados para conhecer a participação de mercado da empresa, as tendências, os vários nichos, o tamanho do público potencialmente comprador, e assim por diante. 

eBook - Dimensionamento de Mercado: aprenda na prática como fazer esse tipo de análise

Como a plataforma da Cortex potencializa a inteligência de mercado?

A plataforma de Inteligência de Vendas B2B, fornecida pela Cortex, é uma excelente aliada das iniciativas de inteligência de mercado das empresas. Ela tem como base a Inteligência Artificial, o Big Data, a Ciência de Dados e o Analytics, o que a torna altamente eficiente no auxílio das atividades dos profissionais dessa área.

Com essa solução, é uma questão de poucos cliques para encontrar novos leads B2B mais qualificados, mapear mercado e seu cliente ideal, melhorar taxas de conversão, ganhar previsibilidade de receita, entre outras finalidades.

O sistema da Cortex torna a inteligência de mercado mais acurada e automatizada pois conta funcionalidades que ajudam a:

  • conhecer em profundidade o perfil de cliente ideal: a investigação detalhada das dores e dos desejos dos tipos de contas mais aderentes ao produto/serviço da empresa, por meio de grandes bases de dados.
  • enriquecer e completar os registros de prospects, clientes e até da concorrência — continuamente, pois as informações mudam ao longo do tempo.
  • dimensionar corretamente o mercado: a análise dos potenciais de um mercado e seus mais variados nichos. Em relação aos concorrentes ou às lacunas ainda não cobertas por outros players, mas também no que diz respeito às próprias capacidades da empresa de expandir sua atuação.
  • conhecer e explorar ao máximo as possibilidades dentro da carteira de clientes: o entendimento do perfil da base de clientes já conquistados por meio da análise de dados e mapeamento das principais características em comum entre eles. O que facilita segmentação, ações de upsell e cross-sell, fidelização de carteira, entre outras estratégias.
  • ter previsibilidade de vendas, faturamento e receita: o acompanhamento em tempo real da propensão de vendas e do atingimento das metas via abordagem probabilística. Dessa forma, o processo de tomada de decisão torna-se mais rápido e assertivo. 
  • mensurar e monitorar resultados em tempo real: a definição e o acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho passam a ser ancorados em dados concretos. 

Como a Cortex ajuda empresas B2B a mapearem seus mercados?

Vale a pena também entender como o sistema de Inteligência de Vendas B2B da Cortex torna o mapeamento do mercado mais prático e confiável. Isso acontece porque a solução fornece:

Diferenciais da Cortex para Inteligência de Mercado

Caso de uso: mapeando o setor de Transporte e Logística

Para ficar ainda mais claro, veja o exemplo de mapeamento de mercado aplicado ao segmento de Transporte e Logística. Por meio da análise de frotas, via solução da Cortex, fica muito mais fácil, rápido e barato localizar potenciais parceiros nessa área.

As funcionalidades da solução que ajudam nisso são:

  • Painel analítico de mercado com informações sobre frotas e empresas. O sistema fornece representação gráfica de todos os dados coletados pela plataforma e personaliza as análises. Permite, por exemplo, selecionar filtros como modelo, fabricante, cor e veículos registrados em locadoras ou financeiras. 

Além disso, é possível analisar também a distribuição geográfica das frotas, o que facilita na hora de prospectar parcerias em todos os estados.

  • Exportação de contatos profissionais B2B. Com a plataforma da Cortex, descobrir o contato exato dos tomadores de decisão em empresas de logística de todo o país deixa de ser um trabalho manual de pesquisas na internet.

A base de dados gigantesca, sempre higienizada e enriquecida, garante que as informações dos decisores estão sempre atualizadas e completas. 

  • Exportação de dados sobre as empresas. Em poucos cliques, o sistema dá acesso às informações detalhadas das empresas que utilizam frota de veículos leves e pesados. 

E esses dados podem ser baixados e incorporados aos controles utilizados pelos profissionais que estão no exercício de prospecção de parcerias, o que agiliza muito o dia a dia laboral. 

  • Integração com CRM e fontes de dados internos com API. Tecnicamente falando, é muito fácil integrar os dados obtidos com a solução da Cortex aos sistemas internos por meio de uma interface de programação de aplicações (API). 

Dessa forma, acompanhar os resultados em tempo real e obter insights a partir de painéis flexíveis e fáceis de interpretar é uma questão de poucos cliques.  

Nova call to action

Solução de inteligência de mercado: os clientes da Cortex contam com a melhor

Um dos critérios mais importantes para que uma organização conheça seu lugar no tabuleiro dos negócios é dimensionar seu mercado. Basicamente, é preciso saber o tamanho do mercado, qual parte dele pode ser conquistado e o percentual dessa fatia que, de fato, está disponível em curto ou médio prazo.

Essa é uma das frentes que a solução da Cortex entrega aos analistas de Inteligência de Mercado. Ela é considerada a mais poderosa da América Latina, pois torna as atividades dos profissionais mais orientadas por dados, ágil e eficiente.

E a sua empresa? Já conta com uma plataforma de inteligência de mercado? 



Artigos Relacionados