Entenda o que é planejamento de vendas e como a inteligência de dados pode te ajudar a lucrar mais

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é planejamento de vendas e a sua importância em tempos de mercado tão dinâmicos? Acompanhe o nosso blog post e descubra como integrar dados ao seu plano para ter muito mais resultados!

A era digital fez surgir um cenário de negócios extremamente complexo. Dessa forma, para superar desafios recorrentes como competitividade empresarial intensa, a volatilidade do mercado e um público-alvo cada vez mais diversificado, as empresas precisam desenvolver planos de ação bem definidos e orientados para o crescimento.

Os números podem ilustrar a importância de uma boa gestão nesse campo: até o fim de 2021, empresas terão perdido em torno de 10% de suas conversões de vendas em virtude de um planejamento mal realizado, segundo a Gartner.

Nesse contexto, para desenvolver uma estratégia eficaz, é fundamental coletar e interpretar informações relevantes sobre clientes, processos internos e segmentos de atuação.

Quer aprender como fazer isso? Então continue lendo para descobrir o que é planejamento de vendas inteligente e como ele pode impulsionar os números do seu negócio!

O que é planejamento de vendas?

A transformação digital trouxe uma complexidade considerável para a área Comercial das organizações. 

Nesse contexto, limitar-se a técnicas simplistas, montar estratégias sem o suporte de dados constantemente atualizados e confiáveis, ou simplesmente confiar no talento de persuasão do vendedor, pode custar muito caro para as empresas nos dias de hoje.

Dessa forma, entender o que é planejamento de vendas e torná-lo eficiente e responsivo às demandas dos novos tempos é essencial para bater as metas e aumentar os lucros da sua empresa. 

Desde as etapas iniciais da prospecção até a execução de interações nas fases de pós-venda, tudo precisa ser bem articulado e gerido para que a empresa consiga estipular e bater metas alcançáveis.

Além disso, um bom planejamento estratégico de vendas oferece:

  • maior eficiência e coordenação entre o Marketing e as Vendas;
  • tomadas de decisões mais precisas e com maior índice de acerto;
  • aumento das vendas e da satisfação do cliente.

Vamos falar um pouco sobre cada um desses benefícios abaixo.

Eficiência e coordenação para um bom plano de ação para vendas

É importante otimizar tempo e recursos para que sempre seja feito mais com menos. 

Quando elaboramos um funil de vendas com fases e tarefas bem desenhadas, além de uma boa coordenação entre os setores de Marketing e Vendas, a execução da estratégia tende a ser mais eficiente.

Etapas como prospecção, qualificação de leads e conversão precisam ser bem coordenadas entre as áreas envolvidas, por exemplo, por meio divisão clara de tarefas e compartilhamento de informações, recursos e demandas. 

Dessa forma, quando os setores estão bem alinhados dessa forma, a jornada do cliente quando em eficiência e fluidez.

Tomadas de decisões mais assertivas e eficazes

Como explicamos, um bom plano de ações permite que tudo esteja no seu devido lugar e com os objetivos bem definidos: 

  • Metas; 
  • Recursos; 
  • Delegação de tarefas; 
  • Determinação de prazos; 
  • Métricas; 
  • Orçamento.

Assim, quando todos os insumos e objetivos estão claros, o processo de tomada de decisão estratégica torna-se mais seguro, eficaz e bem orientado aos resultados.

Seria como se os profissionais da área Comercial tivessem que seguir um roteiro pré-definido que guie suas ações para o máximo de eficácia possível.  

Aumento das vendas e da satisfação do cliente

O resultado das duas dicas anteriores não poderia ser diferente: a implementação de um otimizado plano de ação para atingir metas de vendas e objetivos comerciais.

Em resumo, um bom planejamento de vendas nada mais é que uma coordenação de esforços, avaliação de recursos e definição de objetivos para proporcionar ao time de vendas os insumos necessários para fechar mais negócios.

Não só isso, mas também consegue-se um atendimento personalizado e de qualidade que supre as demandas do seu público-alvo, aumentando assim o nível de satisfação dos consumidores e os indicadores de retenção e lifetime value.

Como a inteligência de dados pode ajudar seu planejamento estratégico de vendas?

Assinalado o que é planejamento de vendas e seus principais benefícios, a melhor forma de implementá-lo no seu negócio para que você conquiste os melhores resultados por meio de práticas eficientes é por meio de uma ferramenta de inteligência de vendas.

Uma boa plataforma de automação é capaz de coletar informações valiosas sobre seus clientes, tendências de mercado e performance interna. Dessa forma, a área comercial obtém insights para prestar um atendimento customizado e de qualidade ao consumidor final.

Tudo isso, portanto, com a agilidade e confiabilidade que uma boa tecnologia de inteligência de dados pode oferecer.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre o que é planejamento de vendas e sua importância para as empresas. 

 Meetup Gestão de Leads: como fazer o intercâmbio ideal entre Marketing e Vendas

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog