Como melhorar a performance do time de Comunicação

Saiba como melhorar a performance do time de Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A melhoria contínua na performance do time de Comunicação é uma necessidade latente nas empresas. Isso porque esse departamento tem assumido responsabilidades que impactam verticalmente nos resultados corporativos.  

Para se ter uma ideia, nas companhias mais bem-sucedidas, 46% das lideranças de Comunicação afirmam se reportar diretamente aos CEOs. E mais: 73% dos profissionais da área sentem que suas atividades fornecem retornos reais aos negócios, segundo estudo global da Edelman.

Agora, como garantir uma performance acima da média? É a resposta a essa pergunta que norteia este artigo. Nele, você vai ver:

  • como as equipes de Comunicação estão influenciando os negócios nos mais variados segmentos;
  • quais desafios precisam ser superados pelas companhias que buscam avançar nesta área;
  • quais passos precisam ser dados para potencializar o desempenho;
  • e muito mais! 


Por que a Comunicação está assumindo protagonismo e que resultados ela oferece aos negócios

Os gestores de Comunicação que percebem que seu papel na equipe é “permitir resultados de negócios” são mais propensos a avaliar o desempenho de sua equipe do que aqueles que veem seus papéis como “condutores da defesa dos stakeholders” ou “fornecedores de diálogo corporativo”.

Essa foi uma das muitas descobertas de um extenso estudo publicado em 2020 por pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul. Nele, mapeou-se o papel dos COOs (Chief Communications Officer) no desenvolvimento organizacional, especialmente no que diz respeito aos retornos sobre os investimentos.

De lá para cá, com a pandemia e as profundas transformações a partir dela, tem se discutido ainda mais o quanto as lideranças e os profissionais dessa área são importantes para as corporações. E as conclusões podem ser assim resumidas:

  • 77% dos CEOs de organizações de alta performance dizem ter certeza que a Comunicação e as Relações Públicas são impulsionadoras estratégicas de negócios;
  • e 56% relatam ter investido mais em tecnologia de comunicação nos últimos dois anos, de acordo com o já citado estudo da Edelman.
  • 87% dos líderes da área dizem que o alto escalão está procurando mais a opinião dos comunicadores para tomar decisões, conforme levantamento da Cision;
  • 91% dos líderes empresariais dizem esperar que comunicadores sejam fortes analistas de dados, conforme outro estudo da Cision;
  • até o final de 2023, espera-se que 53% de todos os investimentos em transformação digital sejam direcionados à Comunicação, aponta a IDC

Em busca de resultados

Em linhas gerais, o que as companhias buscam ao voltar seus investimentos para a Comunicação é:

  • potencializar resultados de posicionamento de marca, uma vez que percebem a concorrência mais acirrada;
  • lidar com as potenciais crises de imagem de maneira mais coordenada e eficiente, pois há a certeza de que elas em algum momento vão se materializar;
  • ampliar o legado reputacional do negócio, visando se antecipar aos movimentos imprevisíveis da opinião pública, entre outros objetivos;
  • lidar com a mídia em convergência midiática e fenômenos como as bolhas ideológicas e informacionais na web;
  • difundir as iniciativas inovadoras de governança e responsabilidade socioambiental (ESG), para atrair investidores e garantir sustentabilidade dos negócios;
  • entre outros.    

Desafios a serem superados

É bem verdade que inúmeras dificuldades precisam ser transpostas todos os dias pelos gestores de Comunicação que são cobrados por desempenho nessas frentes. Entre elas, destacam-se:

  • estruturar uma equipe altamente competente, ou seja, atrair e reter talentos com conhecimento técnico e visão de futuro;
  • acompanhar a rápida evolução da tecnologia entendendo de que maneira é possível utilizá-la estrategicamente;
  • desenvolver uma mentalidade de orientação por dados, uma vez que os profissionais precisam lidar com um conjunto cada vez maior de informações diariamente;
  • obter financiamento para inovar e, com isso, atender aos anseios dos boards executivos;
  • mensurar resultados que, aparentemente, são muito subjetivos e precisam ser demonstrados de maneira quantitativa;
  • entre outros. 

7 passos para melhorar a performance do time de Comunicação

De olho nessa realidade, muitas lideranças de Comunicação têm voltado suas energias para a potencialização da performance de seus times. Se este é o seu caso, confira, a seguir, um passo a passo que vai ajudar!

intern - Como melhorar a performance do time de Comunicação

1. Entenda o grau de maturidade da sua empresa em Comunicação

Para começar, é importante saber em qual nível de maturidade a empresa está quando se trata de Comunicação. Dessa forma, é possível exigir uma performance realista: alinhada com o planejamento estratégico, os recursos disponíveis e os investimentos possíveis. 

Em linhas gerais, organizações cujos propósitos estão bem definidos nessa área tendem a ter melhores resultados. Isso porque elas investem em tecnologia, fazem boas contratações e retêm talentos, mas também capacitam continuamente seus profissionais. 

Nova call to action

2. Desenvolva a inteligência de dados do time

Também é fundamental trabalhar para que a equipe tenha meios de fazer análises aprofundadas para agir com agilidade e eficiência. Dentro disso, entra a inteligência de dados que, em síntese, diz respeito à habilidade de captar, processar e obter insights em grandes volumes de informações. 

Ao fazer isso, os profissionais conseguem automatizar boa parte de suas atividades e se dedicar a uma atuação mais propositiva e consultiva. Eles também têm mais condições de dimensionar os retornos financeiros que geram, entre outras frentes que potencializam a competitividade. 

3. Conte com uma ferramenta de Comunicação Estratégica e Reputação

Quando se trata de investimento tecnológico, uma boa escolha é uma solução de Comunicação Estratégica e Reputação. Esse tipo de ferramenta cria condições técnicas e analíticas superiores, para que o departamento se transforme em um hub de inteligência para o negócio. 

Com uma plataforma como essa, ganha-se muito em capacidade de:

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360º sobre a nossa solução

4. Acompanhe as métricas e os indicadores apropriados

Outro ponto muito importante no esforço de melhorar a performance do time de Comunicação é o acompanhamento das métricas adequadas. Sem isso, há grande chance de se observar medidas que não fornecem a real dimensão das contribuições da área para o negócio.  

Neste quesito, é preciso se atualizar quanto aos indicadores mais alinhados à nova realidade comunicacional dos negócios. Isso porque eles devem trazer respostas para esforços também conectados a propósitos mais estratégicos — da reputação ao ganho de relevância no debate público, entre outros. 

Nova call to action

5. Faça feedbacks constantes com o time

O contínuo intercâmbio de ideias também fortalece a equipe de Comunicação, potencializando seu desempenho. Esse, aliás, é um elemento fundamental para a liderança da área, pois é com a troca propositiva com o time que se chega à inovação.

Dessa forma, é recomendado estabelecer uma rotina de feedbacks e, ao mesmo tempo, incentivar o diálogo aberto. Isso contribui para o senso de pertencimento e também convida os profissionais a exporem suas contribuições para a melhoria contínua.   

6. Incentive o benchmarking competitivo

Olhar para o que o mercado está fazendo também é recomendado. Seja investigando a concorrência ou mesmo observando os pares dentro do segmento do negócio.

Essencialmente, deve-se olhar para três frentes:

  1. Processos: as sequências lógicas de atividades realizadas;
  2. Estratégias: modelos e abordagens implementados; 
  3. Desempenho: resultados específicos alcançados.

Guia do benchmarking competitivo em Comunicação: compare o impacto dos seus principais concorrentes

7. Desenvolva as principais características dos profissionais do futuro

Por fim, como em todas as áreas, a Comunicação vem sofrendo grandes transformações. E isso faz com que os profissionais estejam constantemente provocados a obter habilidades para lidar com novos desafios.

À liderança cabe incentivar o desenvolvimento de características específicas, tais como:

  • autoconhecimento e inteligência emocional, pois o protagonismo da área vem acompanhado de grandes responsabilidades;
  • flexibilidade e agilidade, especialmente quando se olha para a dinâmica comunicacional continuamente agitada e desafiadora;
  • aprendizado contínuo, seja técnico ou estratégico;
  • proatividade e liderança;
  • entre outras. 

Performance do time de Comunicação: grandes expectativas estão sobre essa área

A Comunicação é uma área cada vez mais estratégica e relevante, impactando diretamente os resultados corporativos. Por isso, a melhoria contínua na performance do time é essencial. 

Contudo, alcançar um desempenho acima da média não é tarefa fácil: é preciso superar desafios e, sobretudo, ter uma liderança orientada a resultados palpáveis. 

Para potencializar a performance é fundamental entender os objetivos buscados pelo negócio com seus investimentos comunicacionais. Além disso, é importante enfrentar desafios como a estruturação de uma equipe altamente competente, o acompanhamento da evolução tecnológica, a orientação por dados e a mensuração de resultados.

Como está a performance do time de Comunicação na sua empresa?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados