Como escolher sua solução de inteligência de mercado

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Quem busca uma solução de inteligência de mercado já entendeu a importância dos dados no atual ecossistema de negócios. E sabe que é preciso cruzar registros internos com grandes bases informacionais vindas de diversas fontes.

Essa é uma tendência global, tanto que até 2023, mais de um terço das organizações vão investir em ferramentas para inteligência de decisão, de acordo com levantamento da Gartner.  

Acontece que há muita oferta de aplicações para essa finalidade. Logo, tomar a melhor decisão não é simples; requer avaliações bastante criteriosas. Do contrário, é possível implementar um sistema que não atende às necessidades e acabe prejudicando a ambição mercadológica da empresa. 

Vamos refletir juntos sobre isso? Neste artigo, você vai ver:

  • por que sua empresa precisa de uma plataforma de inteligência de mercado;
  • o que levar em consideração na hora de decidir essa aquisição;
  • como a solução da Cortex tem ajudado companhias de diversos segmentos a elevar sua competitividade;
  • e muito mais.

Confira!

Por que sua empresa precisa de uma solução de inteligência de mercado?

Os analistas de inteligência de mercado enfrentam vários desafios há muito tempo.Eles convivem com muitas perguntas difíceis de serem respondidas:

  • como desenvolver nossa rede de inteligência interna? 
  • como obter insights em uma ampla gama de tópicos especializados? 
  • como identificar e compartilhar tendências mercadológicas? 
  • como localizar oportunidades para o negócio e, ao mesmo tempo, manter a concorrência sob monitoramento propositivo? 

Atualmente, as atividades analíticas e direcionais que estes profissionais desempenham se mostram ainda mais fundamentais. Isso porque vivemos um cenário com instabilidade econômica, concorrência global, mudanças constantes no comportamento dos compradores, entre outras questões. 

A incorporação da mais alta tecnologia, portanto, é urgente. Logo, é preciso ir em busca de um sistema de inteligência de mercado; uma solução que tenha sido desenhada sob medida para essa área. 

5 fortes razões para investir em inteligência de mercado

Quanto às razões práticas para se adotar esse tipo de sistema, elas podem ser resumidas assim:

#1 - Trata-se de um tipo de aplicação que torna funções de inteligência de mercado mais sofisticadas — por exemplo, facilitando o uso de fontes e aplicativos de mídia social para coletar, analisar e compartilhar informações; integrando de wikis a bases informacionais públicas para a obtenção de insights que endereçam decisões acertadas e ágeis;

#2 - Somente com esse tipo de ferramenta, os profissionais da área conseguem dar conta de toda a expectativa posta sobre eles — Marketing, Vendas, Comunicação e outras áreas têm muitos questionamentos e esperam que eles sejam sanados em tempo hábil;

#3 - Deter a tecnologia é muito mais barato do que contratar consultorias especializadas a cada novo projeto — há toda uma liberdade em só buscar ajuda externa para os casos mais excepcionais;

#4 - Esse tipo de solução amplia a capacidade de identificar oportunidades e antever riscos — o que potencializa faturamento e receita ao passo que reduz desperdícios, em curto médio e longo prazo;

#5 - Esse é um investimento com altíssimo retorno, pois amplia a mentalidade data driven na organização — com cada passo estratégico amparado por boas análises, até a inovação acontece com mais facilidade. 

Inteligência de mercado: como encurtar o seu funil de vendas  

Passo a passo para escolher uma solução de inteligência de mercado?

Confira agora o que considerar ao iniciar a busca de um sistema de inteligência de mercado.

1. Ouça as necessidades dos analistas de Inteligência de Mercado

Tudo começa por conversar com os analistas, que estão no cotidiano da área e sabem de que maneira um bom sistema pode facilitar suas vidas. 

Esse exercício é fundamental, pois muitas vezes esses profissionais não verbalizam suas dificuldades e necessidades tecnológicas. Seja porque ainda não fizeram uma reflexão profunda, seja porque não sentem essa abertura da parte da direção do negócio. 

2. Investigue os potenciais fornecedores

Entendidas as necessidades gerais e as específicas mencionadas pela equipe, parte-se para a investigação das empresas fornecedoras de soluções tecnológicas. Elas são muitas e não param de surgir a cada dia.

Para avaliá-las, no entanto, é preciso ir além do discurso comercial: fazer benchmarking, ouvir atuais e antigos clientes. Isso para entender não apenas a efetividade das ferramentas, mas também como é o atendimento, o suporte técnico, a resolução de problemas, a flexibilidade de customização etc. 

3. Avalie tecnicamente as soluções disponíveis

Trazidas para a mesa de negociação, as empresas desenvolvedoras vão fazer demonstrações de suas ofertas. Aí é hora de observar a qualidade técnica das plataformas. 

Para tal, é interessante que a área de TI seja convocada a participar do processo de escolha.

Em linhas gerais, três frentes precisam ser minuciosamente verificadas:

  • Flexibilidade de integração. A ferramenta deve funcionar bem interligada a outros sistemas do negócio. Por exemplo, com CRM e soluções de Marketing, permitindo o cruzamento de dados de fontes internas com as externas.
  • Possibilidade de customização. Os problemas, preocupações e objetivos geralmente são diferentes em cada empresa. Portanto, escolher aplicações que permitam personalizar os processos de acordo com requisitos específicos é fundamental. 
  • Potencial de escalabilidade. O crescimento é o objetivo de todo time de vendas. Logo, é preciso se certificar de que a solução de inteligência de mercado escolhida acompanhe tecnicamente a expansão da operação. Tanto em termos de suportar o volume crescente de dados quanto de usuários, além, é claro, de ter funções que deem conta da complexidade que pode surgir com o tempo. 

4. Teste antes de assinar o contrato

Antes mesmo de implementar totalmente a ferramenta escolhida, recomenda-se escolher alguns usuários-chave para testá-la. Esse processo é bastante facilitado se o fornecedor escolhido disponibilizar uma versão trial.

Nessa fase, é interessante solicitar feedbacks e reconhecer quais módulos ou funcionalidades precisam de adaptações e customizações. Além disso, os usuários que participam do teste podem se tornar “evangelizadores” dos demais, reduzindo as resistências e estimulando o aprendizado. 

5. Entenda as condições contratuais e o acordo de nível de serviço

Por fim, é preciso lembrar que a aquisição de uma ferramenta tecnológica é também o início de uma parceria de longo prazo com o fornecedor. Por isso, uma boa assessoria jurídica para esmiuçar todas as cláusulas do contrato é muito relevante.

Além disso, também é importante avaliar o acordo de nível de serviço (Service Level Agreement — SLA) proposto pelo fornecedor. É sempre bom lembrar que a empresa contratante não tem obrigação de aceitar 100% o que é oferecido em termos de suporte, atualizações, atendimento etc.

No entanto, depois de firmado o contrato, negociar modificações pode ser um tanto quanto complicado e até conflitivo em alguns casos. 

Nova call to action

Por que contratar a plataforma da Cortex é uma boa decisão?

A plataforma de Inteligência de Vendas B2B, fornecida pela Cortex, é a melhor escolha para potencializar as iniciativas de inteligência de mercado na sua companhia. Ancorada em Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e Analytics, ela leva as atividades dos profissionais dessa área a um outro patamar.

Em poucos cliques, eles conseguem encontrar novos leads B2B mais qualificados, mapear o perfil de cliente ideal para cada oferta, avaliar o mercado em profundidade, fazer previsões realistas, entre outras coisas.

No detalhe, o sistema da Cortex torna a inteligência de mercado mais acurada e automatizada. Proporcionando aos analistas a facilidade de:

  • conhecer em profundidade o perfil de cliente ideal: a investigação detalhada das dores e dos desejos dos tipos de contas mais aderentes ao produto/serviço da empresa, por meio de grandes bases de dados.
  • enriquecer e completar os registros de prospects, clientes e até da concorrência — continuamente, pois as informações mudam ao longo do tempo.
  • dimensionar corretamente o mercado: a análise dos potenciais de um mercado e seus mais variados nichos. Em relação aos concorrentes ou às lacunas ainda não cobertas por outros players, mas também no que diz respeito às próprias capacidades da empresa de expandir sua atuação.
  • conhecer e explorar ao máximo as possibilidades dentro da carteira de clientes: o entendimento do perfil da base de clientes já conquistados por meio da análise de dados e mapeamento das principais características em comum entre eles. O que facilita segmentação, ações de upsell e cross-sell, fidelização de carteira, entre outras estratégias.
  • ter previsibilidade de vendas, faturamento e receita: o acompanhamento em tempo real da propensão de vendas e do atingimento das metas via abordagem probabilística. Dessa forma, o processo de tomada de decisão torna-se mais rápido e assertivo. 
  • mensurar e monitorar resultados em tempo real: a definição e o acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho passam a ser ancorados em dados concretos. 

DIFERENCIAIS DA PLATAFORMA DA CORTEX-1

Solução de inteligência de mercado: uma escolha que define a competitividade do seu negócio

Escolher uma solução de inteligência de mercado não é uma tarefa simples, mas cada dia mais necessária. Ela fica mais fácil quando se parte das necessidades do próprio time da área que, por sua vez, está considerando as demandas do próprio negócio.

Em seguida, é importante observar o quanto as opções disponíveis incrementam de fato as capacidades analíticas dos profissionais. Afinal, o que eles precisam é ter autonomia para endereçar decisões que tragam resultados palpáveis para a empresa.

→ Agora que você já sabe que a Cortex tem a solução de inteligência de mercado ideal, dê o próximo passo: faça contato conosco para conhecê-la em detalhes!



Artigos Relacionados