Por que a granularidade na classificação da Cortex é única: diferenciais e vantagens

Por que a granularidade na classificação da Cortex é única: diferenciais e vantagens

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Com a exigência de que comunicadores e agentes de Relações Públicas sentem-se às mesas de decisões, o grau de granularidade de dados diz muito sobre a capacidade analítica desses profissionais. Isso porque quanto mais detalhistas eles alcançarem ser, mais refinados são os insights que obtêm para guiar seus planejamentos e ações.

Logo, é importante que eles contem com uma solução tecnológica que os ajude a captar, processar e interpretar grandes volumes de informações. 

Você sabia que a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex é a única que entrega isso aos profissionais da área? É o que vamos te mostrar aqui, sob a seguinte organização textual:

  • um entendimento da importância da granularidade de dados de Comunicação;
  • as vantagens obtidas pelas equipes que chegam neste patamar analítico;
  • as frentes nas quais a Cortex fornece classificação granular;
  • e muito mais.

Confira!

Granularidade de dados de Comunicação: por que isso é tão importante?

Na era digital, a granularidade de dados de Comunicação tornou-se um aspecto crucial para empresas e organizações. Ela tem muito a ver com o nível de detalhe ou "finura" com que os dados são coletados e analisados. 

Tecnicamente falando, a granularidade baixa é a divisão em muitos detalhes, comumente com muitas composições por objeto. Já o nível granular mais alto ocorre quando os ativos informacionais apresentam muitos atributos e poucas relações.

Em outras palavras, quanto mais granular for uma análise, mais específica e detalhada ela é. Isso é particularmente importante para entender nuances que costumam passar despercebidas. Pois, é preciso lembrar, a Comunicação atua sobre ativos simbólicos e precisa tangibilizar resultados que, muitas vezes, não são facilmente perceptíveis.

Para melhor entendimento disso, confira, nos tópicos que seguem, as vantagens da granularidade de dados para os profissionais dessa área.  

Melhor compreensão dos públicos 

Dados granulares permitem uma compreensão mais profunda dos diversos stakeholders de uma empresa. Isso inclui preferências, comportamentos e tendências que, grande parte das vezes, não estão explícitos/verbalizados.

Tomada de decisão baseada em dados

Com dados finamente detalhados, lideranças e profissionais de Comunicação podem tomar decisões mais informadas. Por exemplo, colocar em prática campanhas segmentadas a públicos com características muito específicas; além de desenvolver mensagens com maior impacto na experiência da audiência.

Otimização de estratégias, projetos e ações

A granularidade permite ajustar as estratégias comunicacionais com precisão, maximizando o impacto e a eficiência das campanhas. Ela revela insights que podem passar despercebidos quando se faz uma análise mais global de grandes volumes de informações, principalmente aquelas captadas de fontes externas à organização. 

Identificação de tendências e padrões

Dados granulares ajudam a identificar tendências e padrões emergentes, oferecendo insights valiosos para antecipar mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores.

→ Leia também:

Melhoria na experiência dos stakeholders

Ao entender as necessidades e desejos dos públicos em um nível mais detalhado, a Comunicação oferece experiências mais personalizadas e satisfatórias. O que ajuda muito na reputação organizacional, em médio e longo prazo. 

→ Você sabia que as habilidades analíticas destacadas estão entre as principais exigências para o novo perfil do profissional de Comunicação? Entenda neste vídeo:

Por que a classificação na Cortex é única?

As empresas de maior maturidade comunicacional investem na solução da Cortex para obter análises de dados com bom nível de granularidade. Elas conseguem extrair insights altamente detalhados dos dados coletados, armazenados e analisados.

Por exemplo, no que diz respeito à gestão de imagem e reputação. Com a plataforma da Cortex, essas companhias podem trabalhar a valoração e classificação de mídia, uma métrica usada para equiparar conteúdos jornalísticos com anúncios veiculados em meios tradicionais e também online. Isso em um nível aprofundado de detalhes. 

Ao observar a forma como suas marcas são mencionadas na mídia, seus times de Comunicação alcançam mensuração detalhada e contextualizada de resultados. Isso a partir de uma classificação que, basicamente, se divide assim:

  • Menções promotoras: publicações que retratam positivamente a organização; 
  • Menções detratoras: citações negativas a respeito da empresa; 
  • Menções inócuas: menções que não impactam a imagem que o leitor tem da  marca.  

Além disso, a granularidade de Comunicação proporcionada pela plataforma da Cortex facilita a medição em nível de protagonismo. Ou seja, a avaliação da presença da marca em áreas-chave de uma publicação (título, lead, linha fina, olho da matéria, foto, vídeo, legenda da foto) e/ou do quanto a empresa é o foco da matéria, comparando a citação de outras companhias. 

Assim, entendem com mais facilidade se a estratégia de comunicação está sendo bem-sucedida; quais aspectos que mais promovem a marca (para gerar pautas baseadas neles); e se as mensagens-chave estão sendo abordadas e publicadas da maneira esperada. 

Em suma, esse nível de granularidade analítica possibilita que a Comunicação consiga, com agilidade e confiabilidade: 

  • tornar palpável a mensuração dos resultados de espaço midiático obtido; 
  • quantificar os retornos obtidos com o serviço fornecido por assessoria de imprensa;
  • verificar o quanto a empresa está economizando ao não precisar investir em ações pagas para alcançar seu público;
  • obter resultados quantificativos do exercício de monitoramento da mídia;
  • ter mais um elemento monetário para calcular os retornos sobre os investimentos (ROI) na área;
  • demonstrar sua contribuição para o posicionamento e a reputação da marca, bem como para a sustentabilidade do negócio;
  • defender novos investimentos apresentando relatórios detalhados, que "falam a língua" da alta hierarquia;
  • entre outras vantagens. 

Comunicação Estratégica e Reputação: um olhar 360° sobre a nossa solução

A Cortex fornece granularidade de dados de Comunicação para empresas que assumem sua narrativa

Isso vai muito além de um diferencial técnico; representa uma mudança paradigmática na forma como as organizações entendem e interagem com seus públicos. 

Ao possibilitar análises detalhadas e específicas, a plataforma da Cortex proporciona a captação de nuances e tendências que, de outra forma, permaneceriam ocultas. Isso porque eleva a capacidade de discernir detalhes finos, transformando dados brutos em fontes de insights poderosos para moldar estratégias mais eficazes e personalizadas. 

Além de melhorar a tomada de decisões baseada em evidências, a granularidade de dados proporcionada pela solução da Corte eleva a experiência dos stakeholders, contribuindo significativamente para a construção e manutenção de uma reputação organizacional sólida.


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados