6 erros que impedem um ROI positivo em Comunicação

6 erros que impedem um ROI positivo em Comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O ROI positivo em Comunicação é mais que um desejo, ele é o esperado pela alta hierarquia das empresas. Isso porque as tendências sociais e as novas demandas comunicacionais estão fazendo com que os comunicadores corporativos se posicionem como líderes de desenvolvimento organizacional.

Agora, como garantir que o retorno sobre os investimentos nessa área não fique no vermelho? É o que vamos te mostrar neste artigo, no qual você vai ver:

  • como se dá o cálculo de ROI na Comunicação Corporativa;
  • quais erros precisam ser evitados para garantir um ROI satisfatório;
  • e muito mais.

Acompanhe!

Como calcular o ROI de Comunicação

Em linhas gerais, a fórmula de cálculo do ROI é simples:

ROI-formula-300x97-Jul-20-2021-05-26-29-80-PM

Com essa equação em mente, compara-se o quanto a empresa investiu em uma ação com o lucro ou a economia gerados. Seja em termos de atração de leads qualificados, conversão e vendas; seja no que diz respeito a gerenciamento de crises, relações com stakeholders, e assim por diante.

Neste sentido, é fundamental que a Comunicação trabalhe orientada por projetos, ou seja, com escopo bem delimitado, com objetivos, prazos e orçamento.  

Pensando lá na frente, na hora da elaboração e apresentação do relatório, em cada um dos projetos, deve-se mensurar o ROI com essas questões em mente:

  • O capital foi (ou está sendo) aplicado da forma correta?
  • A ação em questão contribui (ou vai contribuir) para o crescimento e o desenvolvimento da empresa?
  • Quais foram (ou serão) as possíveis perdas ao final desta ação? Elas eram ou são previsíveis?
  • Este projeto pode ser melhorado antes de chegar ao fim, ou é melhor que ele seja encerrado e substituído por outro?

Por fim, é também essencial não perder de vista que a análise do ROI de Comunicação só pode ser considerada confiável se ela estiver ancorada em métricas e indicadores.

Guia prático do ROI em Comunicação: monitore e mensure a contribuição da área para as estratégias do negócio - 3ª edição

6 erros que impedem um ROI positivo em Comunicação

Confira, a seguir, os equívocos que mais impedem o alcance do ROI positivo em Comunicação. 

1. Baixa maturidade comunicacional

Tudo começa pelo grau de maturidade em Comunicação na empresa. Quando ele é baixo, a área é considerada pouco estratégica e não recebe os investimentos necessários.

Como consequência, não é fácil para os comunicadores realizar projetos, campanhas e ações inovadoras. Eles acabam tendo uma atuação bastante básica, inclusive enfrentando dificuldade para mensurar resultados.   

4 níveis de maturidade  em Comunicação

Nova call to action

2. Planejamento sem objetivos e metas bem definidos

Outro impedidor do alcance de um ROI positivo em Comunicação é o planejamento pouco substancial. Isso porque planejar estrategicamente é a base de tudo: da execução das atividades ao cálculo dos retornos obtidos.

Muitas vezes, é a definição de objetivos e metas muito subjetivos que acaba atrapalhando o desempenho do departamento. Entre outras coisas, porque não há conexão entre os pilares da marca e o direcionamento estratégico do negócio. 

Planejamento de Comunicação 2023: como garantir o retorno das ações da área

3. Falta (ou nāo acompanhamento de) métricas e indicadores

Quando medidas e parâmetros não são definidos e/ou acompanhados, a área de Comunicação tende a ter baixa performance. 

Afinal, não há meios de visualização dos problemas em tempo hábil; tampouco índices comparativos para impulsionar a melhoria contínua.

Nova call to action

4. Ações e mensuração pouco (ou nada) ancoradas em dados

Também a falta de uma cultura data driven torna o ROI positivo em Comunicação uma utopia. Especialmente quando olhamos para os desafios que as empresas enfrentam atualmente:

  • mídia em convergência e, portanto, de difícil alcance e monitoramento;
  • bolhas de informação e ideologia fragmentando a opinião pública;
  • ameaças constantes à reputação;
  • entre outros.  

Para lidar com tudo isso, os profissionais da área devem atuar guiados por dados. Do contrário, não podem entender os públicos em profundidade, antever potenciais crises, identificar tendências e aproveitar oportunidades, entre outras iniciativas.

Guia Completo da mensuração de resultados em comunicação - 2ª edição

5. Foco em ações e medidas que não geram resultados de negócio

Não é incomum que a Comunicação esteja gastando tempo, energia e recursos em iniciativas que não trazem resultados e métricas de vaidade (entenda no quadro mais adiante). 

Ou seja, comunicadores se concentram em esforços que pouco impactam no desempenho mercadológico da companhia. Como consequência, a própria avaliação do que realizam é feita sem esse foco estratégico.    

Quais são as principais métricas de Comunicação para acompanhar em 2023 - Métricas de vaidade x Métricas acionáveis

6. Falta de recursos tecnológicos

Não dispor de sistemas e serviços tecnológicos faz com que os comunicadores tenham baixa produtividade e não consigam modernizar suas ações. Eles perdem muito tempo com trabalho manual, sem conseguir avançar.

Da mesma forma, essa carência técnico-instrumental dificulta a integração de canais, a previsibilidade e até a demonstração do que é realizado. No extremo, ela gera frustração nos profissionais que até desistem de propor inovações.   

Guia das Áreas de Comunicação e RP na Era dos Dados 3ª edição

ROI positivo em Comunicação: muitas vezes, a dificuldade para alcançá-lo é superada com pequenos ajustes  

As empresas que já entenderam a importância de ter uma Comunicação bem estruturada fazem investimentos. Logo, esperam que o dinheiro e os esforços empregados tragam resultados positivos. 

Por isso, tanto os profissionais do departamento quanto o board executivo precisam trabalhar ativamente nessa direção. Além disso, devem estar atentos para não incorrer em alguns equívocos que, invariavelmente, minam o sucesso.

Da baixa maturidade comunicacional à falta de tecnologia; do planejamento falho à escolha incorreta das métricas e indicadores de desempenho. Há muitas atitudes de gestão que impedem o alcance de um ROI positivo em Comunicação. 

 


Artigos Relacionados