Tipos de release: os 10 principais modelos para a Comunicação Empresarial

Tipos de release: os 10 principais modelos para a Comunicação Empresarial

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Quando uma pessoa, empresa ou marca quer anunciar um acontecimento relevante para a imprensa, isso pode ser feito oficialmente através de diferentes tipos de release. 

Os dados mostram que essa tradicional ferramenta de comunicação continua extremamente relevante. Por exemplo, em um universo de 1200 jornalistas entrevistados ao redor do mundo, 63% vêem o press release como muito importante para seu trabalho diário. 

Do ponto de vista das organizações, as estatísticas também são animadoras: em nível global, 68% delas creditam o ganho de visibilidade à divulgação de press releases. E mais: 84% admitem que o envio de comunicados à imprensa é a melhor forma de apresentar novidades ao mercado

Neste post, reunimos os principais tipos de release e suas características essenciais para que você consiga usá-los de forma adequada para conseguir uma divulgação eficiente. 

Continue lendo para ver:

  • como elaborar diferentes tipos de release;
  • quais são os principais tipos de release que mais geram resultados;
  • quais elementos-chave não podem faltar ao redigir press releases;
  • e muito mais!

Como fazer um press release? 

Relevância e objetividade

O press release é um boletim de imprensa cujo objetivo é comunicar detalhes sobre o que é alvo da notícia para ganhar destaque nos meios de comunicação. Com ele, um formador de opinião da imprensa toma conhecimento do assunto noticiado e, a partir disso, pode ir atrás de mais informações.

Do anúncio de um evento até o lançamento de um livro, existem vários exemplos de materiais jornalísticos que podem ser utilizados. No final das contas, o mais importante é construir um texto objetivo, atraente e que destaque a relevância do que se quer tornar público.

Portanto, para que o comunicado seja bem recebido, é preciso primar pela relevância e pela objetividade. Afinal, editores e repórteres recebem diariamente uma imensa quantidade de e-mails: capturar a atenção e o interesse deles requer elaboração cuidadosa dos press releases.  

Por fim, é sempre bom lembrar que o tema do material divulgado deve estar de acordo com a estratégia de comunicação da empresa. Isso porque o relacionamento com a imprensa precisa ser pautado em qual tipo de reputação a marca deseja desenvolver junto ao seu público.

Quais tipos de release existem? 

Sejam quais forem os tipos de release elaborados, eles sempre devem unir o interesse midiático da companhia e os critérios de noticiabilidade dos meios jornalísticos. Dessa forma, a depender das características do anúncio, busca-se elaborar um formato de comunicado.

Com isso em mente, confira, um detalhamento de dez tipos de release que podem ser utilizados — a seguir. 

1. Press release padrão

O padrão é um dos tipos de release mais comuns no mercado de comunicação. Ele é usado quando a empresa, pessoa ou uma instituição deseja gerar uma cobertura de mídia online e offline para sua marca.

O que embasa a construção desse tipo de press release é o acontecimento ser considerado noticiável, ou seja, de interesse público. 

Alguns exemplos incluem quando a companhia ganha um prêmio ou quando um executivo participa de um evento relevante na sua área.

Geralmente, o responsável por escrever o e-mail é o profissional de assessoria de imprensa. Ele reúne os questionamentos básicos que os repórteres fazem para construir suas matérias — um framework de redação jornalística que vem do inglês: What?; Who?; When?; Where;  Why?; How?

Na tradução: o que é, quem, quando, onde, por quê e como — que devem estar presentes e respondidos em todos os conteúdos jornalísticos. 

Seguindo essa lógica, a leitura fica mais fácil e coerente, pois quem lê vai conseguir extrair as principais informações que o press release quer informar. Inclusive, vale salientar que isso deve valer para todos os tipos de release, combinado?

Por fim, o texto deve ser curto, variando entre cinco a seis parágrafos. No final, o assessor deve disponibilizar o contato para que os formadores de opinião da imprensa busquem mais informações.

2. Press release de lançamento

Outro dos tipos de release bastante comum é o de lançamento. Ele pode ser relacionado a um produto ou serviço, um programa da empresa, entre outros assuntos.

Diferente do formato anterior, o comunicado de lançamento objetiva gerar publicidade dentro de um período específico. Afinal, todo lançamento tem uma data, não é mesmo? Por isso, o texto é planejado para que fique pronto e seja enviado com tempo hábil para que os veículos de comunicação consigam aproveitá-lo.

Para valorizar a informação desse formato de press release, é importante destacar o nome do autor ou da empresa se forem conhecidos; ou o diferencial do produto com as inovações que ele leva ao mercado.

3. Press release editorial

Há também o release editorial. Neste caso, o texto é escrito em primeira pessoa, pois o objetivo é destacar a opinião ou posicionamento do autor.

Assim sendo, deve-se inserir uma assinatura de fechamento. Dessa forma, o conteúdo pode ser citado em matérias como aspas, ou mesmo ser publicado na íntegra, como um artigo de opinião.

Um dos momentos em que esse press release é enviado é quando um porta-voz precisa fazer um pronunciamento formal de sua posição. Isso pode acontecer quando há necessidade de esclarecer um rumor, acusação ou uma declaração anterior; também quando há uma reivindicação ou um chamado à reflexão sobre um tema que envolve o setor do qual a companhia participa. 

O texto deve ser bem planejado para que o motivo do envio do press release fique claro e responda as dúvidas que surgiram sobre o assunto envolvendo a pessoa e/ou empresa. Além disso, deve haver disposição para atendimento dos repórteres que queiram mais detalhes sobre a temática proposta. 

4. Press release de evento

Quando a empresa promove ou participa de um evento, os responsáveis pela divulgação também podem enviar press releases à imprensa.

Quando se trata de um anúncio prévio, esse tipo de comunicado explica todos os detalhes do evento (onde, data, local e hora), detalha o objetivo e aponta as novidades que serão apresentadas. Nesse caso, é recomendado redigir um texto de fácil leitura e com informações "direto ao ponto"; organizadas em bullet points, por exemplo.

Quando o evento já passou, reporta-se o que de mais importante aconteceu, as personalidades que estiveram presentes, o que foi deliberado, e assim por diante. 

5. Press release de rebranding

Organizações e profissionais podem mudar seu posicionamento no mercado. Quando isso acontece, é bem relevante lançar mão de um press release de rebranding — anunciando os novos rumos da marca ao mercado. 

No texto desse tipo de release, pode-se explicar o novo conceito da marca, o que motivou as mudanças e os planos para o futuro. Além disso, ao redigi-lo é interessante antecipar possíveis perguntas que possam surgir, já alimentando os jornalistas com o máximo de informações possíveis.

Vale também destacar que mudanças de branding precisam ser muito bem planejadas e executadas. Logo, o envio do release é uma das últimas ações a serem realizadas — o que ajuda a assessoria, pois o que ela precisa é apenas reunir e ordenar as informações, primando pela narrativa que se quer publicizar. 

6. Press release de divulgação de movimentações no board executivo

As movimentações na liderança executiva são de extrema importância, pois refletem ajustes estratégicos e mudanças hierárquicas que podem impactar o rumo e a governança da organização. 

Para evitar especulações e más interpretações, é essencial comunicá-las de forma clara e transparente. Por isso, entre os tipos de release, esse talvez seja um dos que merecem mais cuidado para se produzir.

No detalhe, press releases de movimentação de board executivo demonstram a entrada e/ou saída de diretores, conselheiros, acionistasEles costumam ser mais delicados quando há um rompimento de relação trabalhista não amigável, requerendo um controle narrativo que não dê ao mercado a impressão de que o negócio é "um barco à deriva".

Há também os casos em que os boards executivos são reordenados, refletindo ajustes estratégicos que trarão melhorias na governança e nos resultados corporativos. Logo, o press release a ser publicado terá um tom mais otimista, destacando, por exemplo, o histórico profissional dos executivos envolvidos.

Seja qual for o movimento na direção da empresa, o comunicado à imprensa precisa antecipar questionamentos, esclarecer dúvidas, evitar especulações. Ele deve transmitir estabilidade e enfatizar a continuidade dos valores e da visão organizacional — por exemplo, reiterando o compromisso com uma transição suave e eficaz.

7. Press release de anúncio de fusão e/ou aquisição

Entre os diversos tipos de release, os que comunicam fusões e/ou aquisições normalmente despertam muito o interesse da opinião pública e, consequentemente, da imprensa. 

Neles, devem ser apresentados os detalhes relevantes sobre as empresas envolvidas, os objetivos da transação e os benefícios esperados. Além disso, é recomendado imprimir um tom otimista, destacando, por exemplo, os ganhos de sinergia e os resultados financeiros projetados. 

Há alguns setores da economia nos quais fusões e aquisições são altamente reguladas. Nesses casos, o press release deve evidenciar a conformidade com as normas aplicáveis; e, se necessário, convocar uma coletiva de imprensa para que os repórteres possam fazer questionamentos aos porta-vozes em uma única ocasião.

Em suma, ao comunicar fusão e/ou aquisição, é importante demonstrar que as companhias envolvidas têm capacidade de se adaptar ao mercado em constante evolução. Especialmente visando, fortalecer o posicionamento competitivo e, ao mesmo tempo, tranquilizando acionistas, investidores e demais stakeholders.

8. Press release de anúncio de resultados financeiros

O press release de resultados financeiros desempenha um papel fundamental para empresas de capital aberto, que buscam estabelecer um diálogo propositivo e estratégico com acionistas e demais agentes do mercado. 

Essa ferramenta de comunicação é essencial para divulgar informações precisas e relevantes sobre o desempenho financeiro da empresa, como receitas, lucros, margens e outros indicadores-chave.

Ao apresentar os resultados financeiros de maneira clara e transparente, o press release permite que os acionistas e o mercado em geral avaliem o desempenho do negócio, tomem decisões informadas e compreendam o valor do investimento. 

Além disso, esse tipo de comunicado reforça a transparência da empresa, fortalece a confiança dos stakeholders e evidencia a gestão eficiente.

Estratégias de Comunicação para conquistar investidores e acionistas

9. Press release de declaração de responsabilidade socioambiental

O press release de responsabilidade social e sustentabilidade é utilizado para comunicar as iniciativas e os projetos da empresa relacionados a questões sociais e ambientais. Ele é importante sobretudo para companhias que assumem compromissos ESG.

Ao redigi-lo, é importante destacar as ações (programas de sustentabilidade, doações para comunidades locais, parcerias com organizações não governamentais, entre outras). Isso com demonstrativos claros de que não se trata de apenas discurso. 

É um tipo de release que também costuma ser bem recebido por editores e repórteres. Pois é de muito interesse público que as corporações assumam uma participação ativa na melhoria da sociedade. 

10 . Press release de comemoração de parceria estratégica

O press release de parceria estratégica é utilizado para comunicar a colaboração entre a empresa e outra organização, bem como com pessoas públicas, influenciadores e líderes de opinião. 

Esse tipo de comunicado precisa destacar os benefícios e sinergias resultantes da colaboração, como o compartilhamento de recursos, a expansão de mercado, a inovação conjunta, o acesso a novas tecnologias, entre outros. 

No material enviado à imprensa vale a pena enfatizar o compromisso das partes envolvidas em fornecer soluções conjuntas e melhorar a experiência do cliente. Além disso, muitas vezes, cabe antecipar projeções e explicitar compromissos firmados.

Quais são os elementos-chave na estrutura desses tipos de release?

Escrever esses e outros tipos de release requer atenção a alguns pontos muito importantes. Confira, a seguir, quais são eles.

Momento/timing

Os formadores de opinião da imprensa trabalham com assuntos factuais, do dia a dia ou temas especiais. Seu press release precisa se adequar em uma dessas categorias.

Título

O título é a isca para que qualquer tipo de press release seja lido. Então, use as palavras-chave que podem impactar o leitor logo de cara.

Lead

O lead é o primeiro parágrafo do press release e tem como objetivo despertar o interesse do leitor logo no início. Deve ser conciso, cativante e resumir as informações mais importantes.

Corpo do texto 

O corpo do press release deve fornecer detalhes relevantes sobre o assunto em questão. É importante ser claro, objetivo e utilizar uma linguagem adequada ao público-alvo (considerar que jornalistas têm seu próprio jeito de coletar informações). 

É aconselhável, por exemplo, dividir o texto em parágrafos curtos e utilizar títulos e subtítulos, facilitando aquela primeira leitura rápida — quando o leitor apenas escaneia a tela e, portanto, precisa ser surpreendido com informações relevantes.

Formatação e mídia 

Utilizar uma formatação adequada, com espaçamento correto, fontes legíveis e adicionar elementos visuais como imagens, infográficos ou vídeos, quando apropriado, pode enriquecer o press release e torná-lo mais atraente.

Citações e depoimentos 

Incluir citações e depoimentos de porta-vozes da empresa, especialistas do setor ou clientes pode aumentar a credibilidade do press release. Essas declarações devem ser relevantes, impactantes e acrescentar valor ao conteúdo.

Dados e estatísticas 

Inserir dados e estatísticas relevantes pode fortalecer as informações apresentadas no press release, fornecendo embasamento e reforçando a importância do assunto abordado.

SEO

Para que o press release traga resultados, usar as técnicas de Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) melhora as chances do texto publicado aparecer nos resultados principais das buscas. 

Informações para contato

Nenhum tipo de press release deve ficar sem opções de contato, principalmente se o tema permite aprofundamentos. 

Call to action (CTA) 

Ao final do press release, é importante incluir uma chamada para ação que oriente o agente midiático sobre o próximo passo a ser tomado. Isso pode incluir acessar um site, entrar em contato, participar de um evento ou qualquer outra ação desejada.

Guia Completo da mensuração de resultados em comunicação - 2ª edição

Gostou de conhecer os diferentes tipos de release e entendeu a importância deles?

Independentemente do tipo de release que você vai enviar é fundamental fornecer informações bem apuradas, precisas e bem escritas.

Isso permite que os formadores de opinião da imprensa sejam “fisgados” pelo seu texto e o transforme em notícias. Assim, sua empresa vai estabelecer pontes com as principais mídias divulgadoras da sua imagem e garantidoras de sua boa reputação.

Esperamos que este conteúdo te ajude a entender melhor o que é um press release, diferentes tipos e sua importância para aprimorar a comunicação empresarial do seu negócio. Até a próxima!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

 


Artigos Relacionados