4 benefícios de aplicar um monitoramento de mídias integrado

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A importância do monitoramento de mídias integrado na administração e manutenção da competitividade empresarial fica clara quando tomamos dimensões da enorme quantidade de dados que uma organização tem à sua disposição. 

Você já parou para pensar em quantas projeções de comportamento é possível fazer com 40 trilhões de gigabytes de dados gerados em nível global? O estudo da EMC mostra que é realmente um número muito grande, mas você e sua empresa não precisam ser atropelados por esse concatenado de informações.

Presentes em canais online e offline, dados são insumos valiosos para profissionais e empresas de variados segmentos, inclusive para as áreas voltadas à Inteligência de Mercado. Isto é, desde que eles sejam relevantes aos objetivos do negócio.

Por meio de informações coletadas em diversos meios, é possível visualizar tendências para o setor e compreender o cenário em que a organização e o mercado se encontram. Essa é uma boa estratégia para qualificar mais oportunidades e reagir com rapidez a eventuais contratempos.

Por isso, este post vai te mostrar os principais benefícios do monitoramento de mídias integrado para a área de Inteligência de Mercado. Continue lendo!

Como funciona o monitoramento de mídias integrado?

Para entender como funciona o monitoramento de mídias integrado, vale falar um pouco antes sobre a influência da transformação digital provocada pela era dos dados no dia a dia das empresas.

  • Confira o vídeo em que Leandro Jardim, atual diretor de Marketing da Cortex, explica o que caracteriza a era dos dados:

O que mudou no monitoramento de mídias com a era dos dados?

Empresas que se restringem a atividades como clipping ou coletas de dados manuais estão correndo o risco de perder inúmeras oportunidades. 

Antes da transformação digital, o monitoramento era uma tarefa quase exclusiva da área de Comunicação e considerava métricas como quantidade de publicações sobre a marca e centimetragem, por exemplo. Será que na era dos dados apenas isso é suficiente?

A realidade é que a forma de mensurar resultados se tornou muito mais estratégica e surgiram novas métricas de comunicação e monitoramento de mídias.

O setor de Comunicação segue um novo rumo, muito mais orientado a dados e com propósito de gerar valor para áreas de negócios por meio da inteligência competitiva e do relacionamento com públicos estratégicos.

Na prática, a tecnologia levou o monitoramento de mídias a outro patamar. Essa prática se tornou fundamental para fomentar a geração de insights, trazendo para a área de inteligência os benefícios que você vai ver abaixo:

ferramentas comunicação banner de ebook para artigo sobre monitoramento de mídias integrado

1. Acesso rápido a dados decisivos 

Como dissemos anteriormente, as fontes de informação se multiplicaram, bem como a velocidade com que elas são geradas e compartilhadas.

Diante dessa realidade, pode surgir o dilema: como coletar e organizar dados por nível de relevância para tomadas de decisão ágeis?

Esse é um desafio comum para áreas e profissionais de Inteligência, principalmente em setores que ainda não estão completamente familiarizados com a ciência de dados.

O monitoramento  de mídias integrado pode simplificar o processo de coleta e tratamento de dados, inclusive concentrando informações relevantes em um só lugar.

Independentemente da fonte – seja mídias sociais, impressos ou blogs –, a tecnologia possibilita a criação de filtros que facilitam a visualização dos dados e temas mais importantes para o andamento da sua estratégia. 

Assim, o grande benefício de fazer um monitoramento integrado de mídia é o ganho de agilidade e autonomia na hora de identificar oportunidades, problemas e sugerir soluções.

2. Antecipação de tendências de mercado

Uma realidade para boa parte dos profissionais de Inteligência de Mercado que ainda não avançaram na automatização de processos e tratamento de dados é a falta de tempo para analisar os movimentos do mercado. Dessa forma, investigar tendências e entregar soluções inovadoras pode ser uma dificuldade.

O mundo dos negócios segue um ritmo acelerado, principalmente na era do dados. São novas práticas, tecnologias ou ferramentas que a qualquer momento podem surgir e ganhar espaço, demandando uma mudança de planejamento.

Contudo, por meio do monitoramento  de mídias integrado, é possível compreender não só o momento presente, mas antecipar tendências e identificar oportunidades de ações estratégicas. Quer ver um exemplo?

Suponha que sua empresa seja da indústria alimentícia e o setor de Inteligência tenha acesso a um volume considerável de dados. Um dos insights gerados está relacionado ao surgimento de uma preocupação global sobre um tipo de componente em produtos industrializados.

Ao identificar e estudar essa tendência antes de seus concorrentes, você pode sair na frente e organizar sua produção de acordo com a nova demanda do mercado.

Em suma, ao empoderar-se de dados relacionados ao seu segmento, você pode:

  • gerar insights sobre os rumos futuros do negócio;
  • identificar práticas que estão se tornando obsoletas;
  • pensar em cenários para aprimorar seu produto ou serviço;
  • trazer soluções para novas demandas e ser protagonista no seu mercado.

3. Benchmark de setores e concorrentes

Ficar de olho nas ações dos concorrentes já é parte da rotina dos profissionais de Inteligência de Mercado. Contudo, até onde é possível ir observando movimentos de outras empresas?

Por meio do monitoramento integrado, o benchmark pode se tornar ainda mais estratégico, principalmente para empresas que já adotam uma cultura centrada nos clientes. Informações desse tipo podem ser valiosas para setores responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, por exemplo.

Ao compreender a repercussão das ações dos concorrentes em diversos canais, você sabe o que realmente gerou resultados positivos ou negativos diante de quem deve ser mais importante para o seu negócio: seus clientes e potenciais consumidores do seu produto ou serviço!

4. Gestão de crises assertiva

Setores de Comunicação utilizam o monitoramento de mídias integrado para mensurar a repercussão de ações próprias e de concorrentes no mercado.

Enquanto isso, a área de Inteligência pode ir além e fornecer inputs para diversos setores, principalmente em situações de crise, como é o caso da Covid-19.

Por se tratar de um momento com muitas incertezas e inevitável circulação de fake news, trabalhar com dados é algo imprescindível para minimizar riscos ou impactos negativos.

Por exemplo, uma forma de acompanhar informações de fontes confiáveis e ter agilidade para tomar decisões no negócio é ter uma agenda diária das repercussões sobre o coronavírus na mídia.

como navegar estrategicamente pela crise do coronavirus

Assim, com informações organizadas, fica mais fácil entender o cenário da Covid-19, analisar as reações do mercado em relação a crise e munir setores estratégicos da empresa com dados relevantes para o momento. 

Além de, é claro, identificar possíveis oportunidades diante das questões em evidência.

Resumindo…

Portanto, o monitoramento de mídias integrado, além de ter grande importância para setores de Comunicação, pode ser um instrumento fundamental para áreas e profissionais de Inteligência.

Como dissemos anteriormente, os dados são os principais insumos para o planejamento estratégico em diversas camadas de uma empresa.

Nesse cenário, a tecnologia é aliada na hora de proporcionar agilidade e autonomia para os times de inteligência. Assim, eles são mais eficientes ao auxiliarem na tomada de decisão das áreas de negócio.

Em épocas de crise, como a que estamos atravessando por conta da Covid-19, ter uma cultura ágil é ainda mais crucial. Quanto mais horas perdidas com análises manuais e dados desordenados originados por diversas fontes, maior o risco para a saúde da empresa. 

Portanto, prepare-se, use a tecnologia a seu favor e não fique parado enquanto o mercado se movimenta. 

Nesse cenário, plataformas como o Cortex MI despontam como uma solução inteligente. A ferramenta possui uma tecnologia de monitoramento de dados para gerar insights que orientam as tomadas de decisão da empresa, tornando bem mais rápida, eficiente e barata a construção de estratégias e processos decisórios.

Para mais informações sobre a nova era dos dados e soluções inteligentes para seu negócio, acompanhe o conteúdo do blog. Até logo!

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira economizar centenas de hora de trabalho da sua equipe de inteligência, conheça o Cortex MI.

Se preferir, converse diretamente com um de nossos especialistas.


Artigos Relacionados