[Financeiro] Como um grande banco transformou seu indicador de PR em um indicador da diretoria de Relações de Investidores e Finanças

[Financeiro] Como um grande banco transformou seu indicador de PR em um indicador da diretoria de Relações de Investidores e Finanças

  • Empresa

    Grande instituição financeira
  • Setor

    Financeiro

  • Desafio

    Dimensionamento de nichos de mercado

  • Produto

    Comunicação estratégica e reputação

  • Tamanho da empresa

    Grande

Quer tornar a sua marca a líder do mercado?

Fale com a gente

Contexto

A diretoria de Relações de Investidores e Finanças comunica trimestralmente o balanço de resultados financeiros do banco, como um processo obrigatório e regulado para os seus acionistas e para o mercado

Desse modo, a área de Comunicação responsável por atender a diretoria queria entender o desempenho do balanço do quarto trimestre de 2021 de maneira dedicada, assim como o comparativo com os balanços pelas instituições financeiras concorrentes mais relevantes.

Como a Cortex ajudou:

Volumetria e monitoramento:

Criamos classificadores e books dedicados para o balanço de cada um dos bancos. Então, disponibilizamos na plataforma e enviamos, com insights, para o email do cliente. O objetivo era justamente mostrar o tamanho da cobertura após a divulgação dos resultados e ir alimentando o painel em tempo real, conforme matérias fossem publicadas.

Exposição e reputação:

Fizemos a classificação dos resultados de veículos tier 1 e 2 que publicaram sobre o assunto e desenvolvemos um painel que trouxesse visões comparativas da reputação do balanço de cada uma das instituições.

Resultados

Apresentamos o painel para a área de Comunicação, com os insights que tivemos do desempenho de cada divulgação e também de maneira comparativa de qual foi a percepção da imprensa e do mercado. Daí o cliente pediu para que o mesmo painel fosse apresentado diretamente para toda a equipe responsável pela divulgação desses balanços. Além disso, alguns outros resultados importantes que concluímos e apresentamos pro cliente:

 

  • A repercussão do balanço do primeiro banco tende a “contaminar” a exposição pública dos demais até a data de divulgação de cada um;
  • A divulgação dos dados ao mercado em um dia e a realização das teleconferências em outro tendem a impactar positivamente o volume e a repercussão da cobertura;
  • Considerando unicamente volume e impacto da divulgação, ser o primeiro a divulgar e adotar a rotina de dias diferentes para resultados e teleconferência tende a trazer maior repercussão.

Veja como funciona nossa plataforma

Fluxo Produto Comunicação {Português}

Somos a única solução feita para a nova erada gestão integradade Comunicação estratégica e reputação

Resultados como esse só são alcançados quando se leva a estratégia do negócio para o dia a dia da Comunicação, conectando os objetivos macro com os da área, integrando diferentes mídias e canais.

Para conquistar esse resultado estratégico com a comunicação, é fundamental, principalmente, entender que a Comunicação e o Marketing, cada vez mais, andam juntos. Por isso, nossa solução foi moldada para atender uma gestão integrada entre essas áreas, unindo canais próprios, pagos e conquistados.

Essa é uma visão que empresas no caminho de se tornarem líderes em reputação estão adquirindo, pois todos os canais de comunicação contribuem para a visão externa sobre a companhia.

Mas também existem outros aspectos que precisam ser analisados com atenção para ganhar um destaque como esse. Um deles é comparar os seus resultados com os principais concorrentes e monitorar as tendências de mercado, assim como temas estratégicos para a marca.

A solução da Cortex também é a líder em inteligência competitiva de comunicação.

No detalhe

  • Gestão de reputação por pilar estratégico

    Monitore tendências e potenciais riscos de imagem da sua marca, analisando cada frente estratégica. Saiba como cada um deles está impactando na sua reputação.

  • Gestão de KPIs de Comunicação

    Acompanhe as principais metas, crie estratégias para atingimento ou correção de rota e receba alertas de gatilho de outliers (queda ou crescimento de indicadores). Temos uma fonte de dados (feed ou integração) já configurada dentro da Cortex e conseguimos rodar o caso de uso sem depender do engajamento do parceiro do cliente para mantê-lo em pé

  • Gestão de jornalistas e veículos

    É possível gerir quais jornalistas e veículos vão impulsionar a reputação da sua empresa ao integrar fontes de dados e monitorar assuntos estratégicos para a companhia.

  • Media trends

    Também conhecido como agendamento temático, permite a compreensão das pautas que estão ganhando ou perdendo espaço no interesse da opinião pública. Com isso, crie e execute estratégias de forma mais assertiva, compreendendo o melhor momento a partir do “humor” da imprensa e dos formadores de opinião.

  • Media Bias

    Visualize as agendas da sociedade por meio dos principais grupos de líderes de opinião (políticos, influenciadores, jornalistas, ONGs, entidades etc) além da repercussão de temas por meio das bolhas de vieses ideológicos progressista, centro e conservador. Assim, a Comunicação consegue dialogar melhor com cada audiência.

  • Reputação e impacto dos concorrentes

    Entenda como cada concorrente está exposto na mídia. Isso é essencial para o mapeamento de posicionamento do mercado e possíveis tendências e oportunidades.

Compartilhe esse artigo


Cases recentes




Logo whatsapp