Como o uso dos indicadores certos possibilitou à Atacadista S.A. lidar com a repercussão de seu processo de fusão
- 
        Empresa* Este caso é inspirado em experiências e dados reais. Por questões de compliance, usa um nome de empresa fictício.
- 
        SetorBens de Consumo 
- 
        DesafioRetorno das ações de Comunicação 
- 
        ProdutoPR Intelligence 
- 
        Tamanho da empresaGrande 
O desafio
As ações de Comunicação da Atacadista S.A. sempre tiveram muito destaque na mídia. Apesar disso, até pouco tempo a empresa enfrentava dificuldades para medir o impacto dessas ações.
Também não conseguia medir o número exato de pessoas que suas campanhas alcançavam. Estudo global realizado em 2017 revelou que, até 2021, 72% dos atacadistas e varejistas planejam trabalhar com visibilidade em tempo real, possibilitada pela automação, sensores e análises.
A gravidade da situação ficou evidente com a fusão pela qual o grupo passou. Por ser uma empresa grande e conhecida, o assunto repercutiu de forma inesperada.
Foram muitas entrevistas a jornais e revistas de negócios e, naturalmente, inúmeras publicações. Ficou inviável monitorar tudo o que se publicava na época. E essa limitação poderia custar caro para a reputação da empresa.
A causa do problema
O problema se deu porque os processos de Comunicação da Atacadista S.A. funcionavam nos moldes tradicionais.
1. O processo de monitoramento que a empresa adotava era manual.
2. Os resultados eram lentos e sujeitos a falhas humanas.
3. Não havia uma maneira ágil de acompanhar a evolução da reputação da marca em eventos como o ocorrido com a fusão.
A área de Comunicação precisava aderir a algum tipo de monitoramento mais rápido e eficiente para agilizar seus processos. Mais que agilidade, precisava também medir os resultados de Comunicação. 
A direção sentia falta de indicadores mais precisos, que dessem uma ideia concreta sobre os resultados de volumetria, alcance, impressões e retorno de mídia espontânea.
A solução
Pesquisando o mercado, o coordenador de Comunicação da Atacadista S.A. encontrou a solução que resolveria as principais dificuldades enfrentadas pela área:
A solução de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex se revelou para ele uma ferramenta que, além do monitoramento automático de mídias, em tempo real, também oferecia todos os indicadores de que a empresa precisava.
Ao longo do tempo, com o uso e os bons resultados, a plataforma também promoveu o reconhecimento interno do trabalho da área de Comunicação.
Em pouco tempo, a Atacadista S.A. se tornou capaz de acompanhar novos indicadores estratégicos em tempo real. Os principais deles são:
- O índice PR (indicador comparativo de saúde da marca);
- O alcance de cada publicação por veículo;
- A quantidade de publicações em determinado período;
- Os atributos de cada uma dessas publicações.

A comunicação moderna na Atacadista S.A. em 7 passos
- 1) Agora a Atacadista S.A. acompanha as publicações sobre a empresa em todos os veículos online, offline e mídias sociais, de forma integrada e em tempo real.
 2) Compara a reputação da marca com a dos principais concorrentes.
 3) Usa métricas digitais, orientadas por resultados, que calculam o retorno das ações da área.
 4) Novos indicadores orientam ações mais focadas em resultados, mais assertivas e direcionadas ao público que se deseja atrair.
 5) Trabalha-se com relatórios gerenciais prontos para os executivos da empresa.
 6) Novas análises são criadas na hora. É possivel escolher um gráfico, arrastar as variáveis para a posição desejada e pronto.
 7) A Comunicação Estratégica e Reputação elevou a qualidade e a eficiência dos processos de trabalho da Comunicação da Atacadista S.A.
- O resultado
 A Atacadista S.A. não tinham informações precisas sobre o desempenho de suas ações de Comunicação. Hoje, a empresa já sabe que:
 - 25% das publicações mensais geradas pelo setor (cerca de 1.000) são referentes à sua marca;
 - A Atacadista S.A. descobriu ser a empresa do setor com o maior número de publicações na mídia;
 - Se comparado ao mesmo período do ano de 2017, o número de publicações sobre a marca em 2018
 aumentou cerca de 5%;
 - Das 10 milhões de pessoas mensalmente impactadas pelas publicações, cerca de 60% vêm
 das mídias online;
 - A valoração das mídias espontâneas da Atacadista S.A. é de mais de R$2.5 milhões por mês. Cerca de
 25% do total do setor;
 - Descobriu que a Revista Exame e o Jornal Valor Econômico são os veículos que mais publicam
 sobre a empresa.
 Com os novos dados gerados pelos indicadores da Cortex, os relatórios gerenciais da área de
 Comunicação se tornaram muito mais ricos e relevantes. Até então, a área sofria as limitações
 provocadas pelos processos manuais antes utilizados pela Comunicação.
 Hoje, esses mesmos relatórios são produzidos com ajuda de uma tecnologia que trabalha com inteligência de dados e Big Data. Portanto, são gerados de maneira mais rápida, assertiva e em tempo real.
 Com essa ajuda, a Comunicação passou a medir e, consequentemente, provar a qualidade do seu trabalho, garantindo mais destaque e reconhecimento da importância da área para os negócios.
 
        
       
       
       
                   
                  ![[Tecnologia] Como uma grande empresa de software regularizou o uso de seus produtos e fechou mais negócios com a inteligência de Vendas](https://pages.cortex-intelligence.com/hubfs/%5BTecnologia%5D%20Como%20uma%20grande%20empresa%20de%20software%20regularizou%20o%20uso%20de%20seus%20produtos%20e%20fechou%20mais%20neg%C3%B3cios%20com%20a%20intelig%C3%AAncia%20de%20Vendas.jpg) 
                  