Quer saber como fazer a segmentação de público? Veja aqui

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A segmentação de público é a chave para o sucesso de ações de marketing e vendas de um negócio, mas nem todo mundo entende como realizá-la eficientemente, ou, sua importância para os resultados.

Os consumidores e contratantes, de modo geral, viveram momentos em que eram mais um na fila da produção em série, e depois, acompanharam o surgimento da Internet e a acessibilidade à informação. Atualmente, como fruto de todas essas experiências de consumo, querem sentirem-se especiais.

Quando uma empresa realiza a segmentação de seu público, obtém todas as ferramentas e informações necessárias para personalizar suas ações e fazer com que cada um de seus clientes acredite que os produtos e serviços foram pensados, exclusivamente, neles.

E não é mágica, mas sim, análise de dados. Neste post, aprofundamos um pouco mais sobre como fazer isso. Confira!

Pesquise os dados mais atualizados sobre o mercado

O estudo detalhado do mercado de atuação pode apontar quais são as carências e nichos não explorados que podem se tornar os diferenciais de um serviço ou produto.

Assim, avaliar o desempenho dos concorrentes, suas propostas de serviços, quais as áreas com maior concentração de consumidores do produto oferecido, que variações econômicas sensibilizam mais o público, entre outras informações, têm papel crucial na segmentação.

Converse com pessoas interessadas e especialistas na área

Se a ideia é fazer uma linha de produtos veganos, é fundamental entender como membros desse público pensam, o que valorizam, como e quando consomem tais alimentos e estilo de vida.

A percepção de um membro do público-alvo ou algum especialista também podem contribuir para o mapeamento das características que o produto e suas abordagens de marketing e vendas precisam ter.

Crie grupos dentro da segmentação de público

Com uma segmentação já bem definida, ainda é possível otimizar ainda mais suas contribuições para o negócio. Para isso, é preciso entender que os potenciais compradores pertencentes ao público-alvo estão em diferentes fases de sua tomada de decisão.

Enquanto alguns já sabem exatamente o que querem e quais são seus critérios para a escolha, outros ainda precisam ser educados sobre os valores e informações sobre o produto a ser comprado.

Com esse entendimento, é possível personalizar diferentes comunicações e abordagens, ofertar conhecimento de acordo com o nível de maturação de cada consumir, e, assim, garantir maior efetividade nas ações realizadas.

Defina uma persona para o negócio

A definição de uma persona — representação semi-fictícia de um potencial comprador, também contribuirá para o sucesso da segmentação. Isso porque ela é mais detalhada, tem hábitos e comportamentos similares aos demais potenciais clientes, que podem ser utilizados como parte dos argumentos de vendas.

Enquanto o público-alvo, ainda que segmentado, é algo mais abrangente, a persona é mais específica.

Usando essas soluções, a segmentação do público-alvo terá todos os ingredientes necessários para a criação de campanhas de marketing e vendas que, realmente, serão memoráveis e estratégicas, produzindo assim, resultados acima das expectativas.

A segmentação de público tem um impacto significativo nos resultados de uma empresa, afinal de contas, contribui para que sua prospecção e ofertas de produtos e serviços sejam mais eficientes. Além disso, também é usada como base para a personalização da jornada de compra, fazendo com que os clientes conquistados sejam fidelizados e tornem-se evangelizadores da marca.

Quer saber como promover essa personalização na jornada do cliente? Então leia mais sobre como otimizá-la para conquistar mais vendas.


Artigos Relacionados