Conheça 11 ferramentas de vendas para aumentar o lucro da sua empresa

Conheça 11 ferramentas de vendas para aumentar o lucro da sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Um bom stack de ferramentas de vendas é decisivo para o sucesso no mercado B2B. Especialmente agora que as incertezas rondam o mundo dos negócios, exigindo um Go-to-Market cíclico, iterativo e contínuo.

O acirramento da concorrência ao lado do aumento no volume de informações estratégicas disponíveis, entre outros fatores, requer o uso de soluções tecnológicas altamente sofisticadas. 

Tanto é assim que os investimentos em inteligência comercial devem crescer a uma taxa de 10,5% ao ano até 2027, segundo estimativa da Grand View Research.

Agora, qual é a combinação mais adequada de aplicações para a área responsável por comercializar os produtos e serviços, ampliando continuamente o market share?

Nós trouxemos uma resposta a essa pergunta ao longo deste blogspot. Nele, em texto e vídeos, detalhamos os seguintes tópicos:

  • o que são ferramentas de vendas;
  • por que combiná-las adequadamente é a chave para potencializar resultados;
  • quais são as mais indicadas para negócios B2B;
  • e muito mais.

Confira!

O que são ferramentas de vendas?

Ferramentas de vendas são sistemas ou aplicativos projetados para otimizar a operação comercial, aumentar a eficiência e melhorar os resultados.

Elas ajudam a gerenciar e organizar informações da área. Dessa forma, permitem que a equipe mantenha registros de todas as interações com os clientes, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio. 

Facilitam, por exemplo, a geração, a qualificação e o acompanhamento de leads e oportunidades de negócios.

Em uma dimensão ainda mais estratégica, boas ferramentas de vendas fornecem insights valiosos. Isso porque automatizam a análise de dados (internos e externos) para identificar tendências variadas, padrões, cenários futuros e áreas de melhoria. 

Ou seja, permitem que gestores de Vendas e seus times tomem decisões informadas, baseadas em evidências.

Por fim, as ferramentas de vendas, que podem ter formatos variados — de plataformas robustas a aplicativos —, aumentam a produtividade. Pois, automatizam tarefas repetitivas, gerando economia de tempo e permitindo que vendedores e demais profissionais envolvidos se concentrem nos fluxos de trabalho mais rentáveis.

→ Dê o play no vídeo a seguir e confira um debate de alto nível sobre as ferramentas de vendas para melhorar resultados no mercado B2B:

Por que combinar boas ferramentas de vendas é a chave para o aumento dos lucros?

Vivemos em um período no qual dois fatores devem se tornar prioridades de qualquer estratégia pautada em inteligência comercial: a informação e a experiência do cliente.

Há uma imensa quantidade de dados relevantes disponíveis em databanks online (Big Data), requerendo o uso de tecnologias capazes de coletá-los e interpretá-los. Isso para que eles sirvam de base para planejamentos e ações que potencializem a ida da empresa ao mercado de uma maneira mais certeira.   

Imagine que são gerados cerca de 2.5 quintilhões de registros todos os dias a partir de práticas e processos na rede mundial de computadores, segundo a Techjury

Esse volume imenso de informações pode e deve ser aproveitado pelas companhias B2B, pois, por meio deles é possível coletar informações sobre:

  • o segmento de atuação; 
  • as tendências de mercado;
  • os detalhes sobre os hábitos de consumo e os padrões comportamentais do perfil de cliente ideal;
  • entre outras.

Nesta realidade, as organizações mais bem-sucedidas são aquelas que combinam as melhores ferramentas de vendas. Elas têm, com isso, condições de investir em práticas modernas de atuação mercadológica.

Por exemplo, praticam customer intelligence usando dados para orientar o processo de tomada de decisão em benefício da melhor experiência de compra possível para os seus públicos-alvo.

Investindo na combinação adequada de ferramentas de vendas, essas companhias aliam a informação a um atendimento personalizado que se antecipe às demandas dos compradores. 

Dessa forma, estão sempre alguns passos à frente: dimensionam e conhecem seu mercado de interesse, criam diferencial competitivo perante a concorrência, estabelecem metas realistas e avaliam resultados em tempo real, entre muitas outras vantagens. 

11 ferramentas de vendas para aumentar a lucratividade

Veja, a seguir, três tipos de ferramentas de vendas que facilitam a difícil missão de aumentar os lucros no ecossistema de negócios B2B. E também algumas marcas que entregam soluções para o mercado brasileiro.

CRM

CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). 

Ferramentas de vendas e marketing dentro dessa categoria possibilitam uma gestão 360º voltada para garantir a melhor experiência do cliente nas etapas do funil de vendas.

As melhores soluções de CRM têm uma interface simples e podem ser utilizados em variados dispositivos, fornecendo funcionalidades como:

  • painel com funil e pipeline de vendas: de forma bastante visual, mostram as vendas em tempo real, separadas de acordo com a fase de negociação.
  • registro e notificação de visitas e tarefas: cada interação com o prospect é devidamente registrada, com alertas para lembrar sobre os próximos passos.
  • análise de interação com prospects e clientes: todo o histórico de contato com prospects e clientes com facilidade de consulta.
  • estatísticas para tomada de decisão: relatórios sobre as principais métricas de vendas, extraídos em tempo real para facilitar as decisões dentro do negócio.

6 soluções de CRM disponíveis no mercado brasileiro

Agendor

Focado em vendas B2B, destaca-se pelo suporte local e funcionalidades adaptadas ao mercado brasileiro.

HubSpot

Conhecido por sua facilidade de uso e integração, oferece também funcionalidades completas de Inbound Marketing.

Pipedrive

Com interface de usuário intuitiva e foco em funis de vendas, é muito popular entre startups.

Ploomes

Combina gestão de vendas com outros processos empresariais, fornecendo funcionalidades de automação de processos e integração com ferramentas de orçamento.

RD Station

Ferramenta de automação de marketing que inclui recursos de CRM, permite criar campanhas, nutrir leads, gerar oportunidades comerciais qualificadas, entre outras facilidades.

SalesForce

Líder global em CRM, oferece soluções altamente personalizáveis e integráveis, com forte ênfase em analytics.

→ Dê o play neste vídeo e aprenda a estruturar o processo de vendas B2B no CRM:

Help Desk

Help desk (em tradução direta, balcão de ajuda) caracteriza um importante segmento de ferramentas que atuam na gestão do atendimento às solicitações dos compradores.

Esse tipo de solução é muito útil em centrais de esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas de serviço ou de vendas. Isso por meio, por exemplo, de indicadores de desempenho que facilitam traçar diagnósticos e melhorar continuamente o atendimento. 

No detalhe, uma boa plataforma de help desk fornece métricas que ajudam a mensurar tanto a performance das equipes quanto do nível de satisfação dos clientes.

4 soluções de help desk disponíveis no mercado brasileiro

Freshdesk

Uma solução global, oferece ferramentas de automação para gerenciamento de tickets, suporte multicanal e autoatendimento, facilitando a interação com clientes.

Movidesk

Combina recursos de help e service desk, facilitando a personalização e a eficiência na atenção ao cliente e na gestão de SLAs.

Zendesk

Oferece soluções de atendimento ao cliente através de chat, e-mail e redes sociais, com forte ênfase em experiência do usuário e integração.

Zoho Desk

Parte do ecossistema Zoho, fornece funcionalidades de automação, gerenciamento de tickets e suporte ao cliente, com opções de personalização e análise de dados.

Sales Intelligence

Sales Intelligence é uma categoria de plataforma de vendas B2B de alto desempenho, pois ajuda a lidar com grandes volumes de dados das mais variadas fontes. 

É, entre os tipos de ferramentas para vendas, a mais completa para unir operação e gestão estratégica. Isso porque une Inteligência Artificial, Analytics, Big Data, Ciência de Dados e outros recursos poderosos para elevar a inteligência de dados e, consequentemente, a maturidade comercial das empresas.

Indispensável para a gestão estratégica de Go-to-Market, uma solução de Sales Intelligence ajuda, por exemplo, a identificar leads mais qualificados, mapeando o cliente ideal (ICP) e o mercado endereçável relevante. 

Além disso, eleva as taxas de conversão fornecendo previsibilidade de receita, otimizando processos e aumentando a eficácia dos profissionais de Vendas, Inteligência de Mercado e Marketing.

Quanto às funcionalidades dessa categoria tecnológica, elas são projetadas para, com o uso de dados detalhados e análises preditivas, facilitar a identificação de oportunidades de mercado e a segmentação de clientes maximizando o retorno sobre os investimentos.

Além disso, integrando dados de diversas fontes para uma visão holística dos processos de prospecção e vendas, um bom sistema de Sales Intelligence garante que a tomada de decisões será sempre baseada em evidências.

Você já conhece a plataforma de Sales Intelligence da Cortex?

A mais completa da América Latina, ela é usada por grandes players do mercado. Tais como Raízen, Getnet, Benner, Flash e Caju.

Com a solução da Cortex, é possível:

  • conhecer o mercado e segmento de atuação em detalhes;
  • enriquecer a base de dados continuamente para desenvolver um perfil de consumo mais completo dos clientes;
  • descobrir novos nichos de atuação e expansão dos serviços;
  • gerar insights por meio de inteligência artificial para orientar decisões, fazer projeções e acelerar as vendas;
  • e muito mais.

DIFERENCIAIS CORTEX

  • Assertividade nos contatos B2B com a possibilidade de filtro por CBO; 
  • Modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte; 
  • Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de compra;
  • Flexibilidade na seleção de parâmetros para filtrar e encontrar distribuidores;
  • Possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
  • Mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
  • Mais de 150 países cobertos;
  • Mais de 179 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
  • Mais de 50 variáveis próprias exclusivas.

 

→ Dê o play no vídeo a seguir e saiba por que a orientação por dados é o segredo das companhias mais bem-sucedidas no mercado B2B:

 

→ Baixe também nosso guia para aumentar suas vendas tecnologia e métodos inovadores:

Nova call to action

Não é possível pensar em aumento de lucros no mercado B2B sem ferramentas de vendas 

Neste ambiente de negócios, onde as transações são maiores e mais complexas, a eficiência e a precisão são determinantes para o sucesso. 

As ferramentas de vendas modernas, portanto, são indispensáveis. Pois é preciso automatizar e otimizar continuamente os processos, aprender com rapidez e ir continuamente ao mercado tendo em vista os prospects e clientes certos. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa líder em IA aplicada a negócios e Inteligência de Go-to-Market. Caso queira saber como otimizar o processo comercial das empresas, ajudando-as a encontrar formas mais eficientes de chegar a seus clientes e fechar negócios, conheça nossa solução. 

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex!


Artigos Relacionados