Conheça 3 ferramentas de vendas para aumentar o lucro de empresas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

As ferramentas de vendas são um acessório de fundamental importância em tempos de transformação digital e oferecem funcionalidades cada vez mais atrativas para os gestores que querem vender mais.

Afinal, o acirramento da concorrência, aumento do volume de informações estratégicas disponíveis e outras mudanças na dinâmica de mercado, principalmente com clientes cada vez mais exigentes, trouxeram a necessidade de uma profunda readaptação das áreas comerciais das organizações.

Dessa forma, os novos atores do mercado buscam mais apoio em soluções tecnológicas para ampliar a competitividade e até mesmo margem de lucro. 

Por exemplo, somente o investimento em inteligência de vendas tende a crescer 10,5% ao ano até 2027, segundo pesquisa da Grand View Research.

Portanto, é nesse contexto que apresentaremos 3 ferramentas de vendas, cada uma com sua especialidade, que podem ser um trunfo para gerir e otimizar a área Comercial da sua empresa em tempos de mudanças tão marcantes. Vem com a gente!

Qual a importância das ferramentas de gestão de vendas?

Vivemos em um período no qual dois fatores devem se tornar prioridades de qualquer estratégia pautada em inteligência comercial: a informação e a experiência do cliente.

Assim, assinala-se a importância do primeiro exemplo em função da imensa quantidade de dados relevantes disponíveis em databank onlines, além de tecnologias (como o Big Data) capazes de coletá-los e interpretá-los. 

Por exemplo, são gerados cerca de 2.5 quintilhões de registros todos os dias a partir de práticas e processos na rede mundial de computadores, de acordo com pesquisa da Techjury. Dentre esse grande volume, é possível coletar informações pertinentes sobre:

  • o segmento de atuação 
  • tendências de mercado 
  • detalhes sobre o perfil de consumo e padrão de comportamento do público-alvo.

Dessa maneira, cada vez mais as empresas investem em práticas de customer intelligence para usar dados para orientar o processo de tomada de decisão em benefício da melhor experiência de compra possível para o seu cliente.

Portanto, investir em ferramentas de gestão de vendas adequadas possibilita aliar a informação a um atendimento personalizado que se antecipe às demandas do consumidor. Assim, seu serviço tende a aparecer como uma solução mais atrativa que a do concorrente.

Sinergia entre a área Comercial

Além do mais, ferramentas de vendas e marketing permitem uma maior sinergia de toda a área Comercial em benefício do cliente. 

Dessa forma, essa coordenação de esforços acompanha o consumidor por todo o funil de vendas. Isso é, desde as primeiras interações para geração e qualificação de leads até o fechamento de negócio e o processo de fidelização

Assim, há uma maior cooperação entre o início e a ponta do processo, o que impacta diretamente na eficiência do planejamento e na entrega do melhor serviço possível. 

Por exemplo, a partir do preenchimento de um formulário para acessar um conteúdo especial, o Marketing pode compartilhar informações que orientem as abordagens dos profissionais de Vendas.

3 ferramentas de vendas para ajudar seu negócio

Para ilustrar nossa explicação, selecionamos 3 ferramentas de vendas com especialidades diferenciadas, além de destacar como cada uma atua para facilitar a vida das empresas. Vamos lá!

CRM do Agendor

CRM é a sigla usada para "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Ferramentas de vendas e marketing com essas características consistem na entrega de uma gestão 360º voltada para garantir a melhor experiência do cliente nas etapas do funil de vendas.

Sendo assim, o CRM do Agendor, que tem uma interface simples e pode ser utilizado tanto no computador quanto no smartphone, oferece as seguintes funcionalidades:

  • painel com funil e pipeline de vendas: de forma bastante visual, essa solução mostra as vendas em tempo real, separadas de acordo com a fase de negociação.
  • registro e notificação de visitas e tarefas: cada interação com o prospect é devidamente registrada, com alertas para lembrar sobre os próximos passos.
  • análise de interação com os clientes: todo o histórico de contato com prospects e clientes com facilidade de consulta.
  • números para tomada de decisão: relatórios sobre as principais métricas de vendas, extraídos em tempo real para facilitar as decisões dentro do negócio.

Portanto, o CRM permite a administração de todos os detalhes da jornada de compra. Assim, é possível tornar os processos mais eficientes e as interações com o cliente mais assertivas.

Help desk da Movidesk

Help desk (em tradução direta, balcão de ajuda) caracteriza um importante segmento de ferramentas que atuam na gestão do atendimento às solicitações dos consumidores.

A prática funciona como uma central que esclarece dúvidas ou resolve questões relativas a problemas de serviço ou de vendas.

A plataforma da Movidesk, por exemplo, conta com mais de 75 indicadores de desempenho para traçar diagnósticos e impulsionar o serviço de atendimento ao consumidor. 

As métricas trazem resultados mensuráveis tanto da performance das equipes quanto do nível de satisfação dos clientes.

Insights de vendas da Cortex

A Cortex é uma empresa referência em growth intelligence. A companhia oferece uma ferramenta de vendas B2B voltada para as seguintes funcionalidades:

  • conhecer o mercado e segmento de atuação em detalhes;
  • enriquecer a base de dados continuamente para desenvolver um perfil de consumo mais completo dos clientes;
  • descobrir novos nichos de atuação e expansão dos serviços;
  • e gerar insights por meio de inteligência artificial para orientar decisões, fazer projeções e acelerar as vendas.

Além disso, a plataforma possui mais de 17 mil fontes de dados, alcance global de 150 países e acesso ao databank de 179 milhões de empresas com informações atualizadas.

Por fim, a Cortex é referência de como o investimento em ferramentas de vendas pode ser crucial para tornar sua empresa competitiva e aumentar os lucros. 

Se este artigo foi útil para você e tem interesse em continuar recebendo informações atualizadas sobre o mundo dos negócios, acompanhe nossos conteúdos no blog! Até a próxima!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog