Como mapear parcerias a partir do ICP no segmento de transporte e logística

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Mapear parcerias no segmento de transporte e logística é um grande desafio. Isso porque trata-se de um setor muito pulverizado, em um país de dimensões continentais. Para as empresas que precisam ampliar sua capilaridade e chegar aos clientes com rapidez e eficiência, essa missão costuma ser bastante trabalhosa. 

A boa notícia é que é possível driblar as principais dificuldades a partir da aplicação da tecnologia. Especialmente por meio de plataformas inteligentes, ancoradas em Ciência de Dados, Big Data, Analytics e Inteligência Artificial

Quer saber como fazer isso? Continue lendo este artigo. Aqui você vai ver como, a partir do perfil de cliente ideal (ICP), é possível encontrar parceiros com fit para o seu negócio!

O desafio de mapear parcerias no segmento de transporte e logística

Com a rapidez nas entregas dando a tônica da competitividade, empresas B2B e B2C precisam firmar boas parcerias no segmento de transporte e logística. Sem isso, tendem a ser engolidas pela concorrência, seja porque os custos se tornam altos ou pela falta de agilidade nas operações.

No pool de desafios enfrentados por profissionais encarregados de encontrar transportadoras, destacam-se os seguintes:

  • localizar transportadoras e operadoras logísticas regionais com capacidade de atender as demandas do negócio;
  • conseguir os contatos dos decisores para negociações contratuais ágeis e eficientes;
  • entender o fit dos potenciais parceiros identificados (tamanho da frota, por exemplo);
  • pesquisar nichos específicos sem gastar muito dinheiro contratando consultorias especializadas ou comprando mailings pouco confiáveis;
  • lidar com períodos sazonais, quando as vendas aumentam muito e é preciso fazer entregas rápidas;
  • entre outros. 

Em suma, os responsáveis por essa demanda normalmente não têm uma estratégia definida. Isso porque a própria empresa não têm um perfil de cliente ideal (ICP) bem mapeado e também não dispõe de tecnologia para que as pesquisas sejam feitas de maneira automatizada. 

eBook - Dimensionamento de Mercado: aprenda na prática como fazer esse tipo de análise

A tecnologia auxiliando no mapeamento de parcerias no segmento de transporte e logística

Grande parte dessas dificuldades pode ser resolvida a partir da incorporação da tecnologia. Com ela, a partir de um perfil de cliente ideal definido, localizar parcerias se torna uma questão de poucos cliques. Tudo isso, a partir de grandes bases de dados ricas e sempre atualizadas. 

Isso significa que gestores e analistas de Vendas, Trade Marketing e Inteligência de Vendas não precisam mais passar semanas pesquisando no Google. Eles também deixam de lidar com mailings que, na maioria das vezes, são “sujos” (desatualizados, incompletos).

Mas como fazer isso? É necessário contratar uma equipe altamente especializada de cientistas de dados, especialistas em Big Data, entre outros? Absolutamente, não. Essa inteligência pode ser adquirida como serviço, como te mostramos a seguir! 

Previsão de vendas: tecnologias, técnicas e processos que você precisa para se antecipar

Uma ferramenta que facilita a localização de parcerias no segmento de transporte e logística a partir do ICP

Uma boa decisão é implementar a aplicação de inteligência de vendas e mercado, como a que a Cortex oferece ao mercado. Ela é, reconhecidamente, a melhor da América Latina, auxiliando gigantes como Amazon, FreteBras e Mondelez International.

Com o Inteligência de Vendas B2B, a empresa passa a contar com grandes bases de dados, onde pode consultar informações cadastrais de transportadoras e operadoras de logísticas nos quatro cantos do país. 

Além disso, tem a Inteligência Artificial para facilitar a definição do ICP. E, a partir dele, conduzir a busca pelos parceiros certos em regiões específicas. 

A nossa solução de Inteligência de Vendas & Mercado destaca-se por fornecer:

  • Modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte; 
  • Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de fechamento de negociação;
  • Flexibilidade na seleção de parâmetros para filtrar e encontrar decisores;
  • Possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
  • Mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
  • Bases de dados de mais de 150 países;
  • Mais de 179 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
  • Mais de 50 variáveis próprias exclusivas.

Basicamente, a plataforma é um único ambiente no qual localizar parceiros de transporte e logística é muito fácil. Isso a partir da definição do perfil de cliente ideal e da visualização do potencial de fit daqueles que são mapeados, entre outras informações que são vitais na estratégia.

Definindo ICP para parcerias no segmento de transporte e logística

Use a solução Inteligência de Vendas B2B, da Cortex, para definir o perfil de parceiro ideal para sua empresa. 

Cruze dados do mercado (externos) com as informações internas (registros históricos, cadastros de fornecedores, entre outros) para filtrar empresas de transporte e logística que podem ajudar na expansão do seu negócio.

Com poucos cliques, você pode rastrear nichos específicos com níveis de detalhes como:

➡️ localização geográfica;
➡️ segmentos atendidos;
➡️ tamanho e características de frota;
➡️ receita anual e tamanho de equipe;
➡️ buyer personas (contatos dos decisores);
➡️ entre outras!

Aproveite as bases de dados gigantescas, sempre ricas e higienizadas, para proporcionar aos seus times de Vendas, Trade Marketing e Inteligência de Mercado as informações certas para escalar com rapidez e eficiência!

 

como-a-cortex-pode-ajudar-o-setor-de-transporte-logistica

Mapear parcerias a partir do ICP: a tecnologia facilitando as buscas e negociações no segmento de transporte e logística

Gestores e analistas encarregados de firmar parcerias com empresas de transporte e logística estão sempre correndo contra o tempo. Eles enfrentam dificuldades de dimensionar o mercado, especialmente em regiões geográficas distantes. 

Além disso, precisam fazer longas e cansativas pesquisas para entender, por exemplo, quais transportadoras têm uma frota grande o suficiente para atender as demandas da capilaridade necessária para o ganho de mercado.

Esse, porém, é o cenário nas empresas que ainda não investiram em tecnologia e inteligência de dados. Ou seja, que não contam com uma plataforma baseada em Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Big Data e Analytics. 

Com este tipo de solução, dimensionar o mercado, mapear possíveis parceiros, encontrar o contato exato dos decisores, prospectar e fechar contratos passa a ser mais rápido e eficiente. Desta forma, todo o custo da lentidão e todo o stress da pressão por resultados são reduzidos em poucos cliques, com filtros inteligentes e relatórios eficientes. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados