Saiba como uma solução de inteligência de dados auxilia nas estratégias de mapeamento de frota

Saiba como uma solução de inteligência de dados auxilia nas estratégias de mapeamento de frota

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O mapeamento de frotas é um processo importante na hora de avaliar empresas de transporte e logística. Tanto para companhias que precisam firmar parcerias nesta área quanto para aquelas que querem se tornar fornecedoras. 

Isso porque o entendimento da capacidade de atendimento logístico ajuda a dimensionar o potencial operacional da empresa analisada. Ao mesmo tempo, a extensão mercadológica pode ser observada na hora de entender se ela se encaixa no perfil de cliente ideal.

Com isso em mente, trazemos neste artigo uma maneira eficiente de mapear frotas. Continue lendo para ver como uma solução de inteligência de dados pode ajudar!

Panorama do mercado de Transporte e Logística

Cerca de 20% do PIB nacional é movimentado pelas empresas de transporte e serviços logísticos. Isso equivale a aproximadamente 70 bilhões de dólares anualmente, de acordo com a Associação Brasileira de Logística.

Estamos falando, portanto, de um ecossistema de negócios gigantesco. O que é bastante compreensível, uma vez que o Brasil é um país de dimensões continentais. 

Toda essa amplitude também é cercada por complexidades: de deficiências na infraestrutura de grande parte da malha rodoviária às ineficiências em portos e aeroportos, passando por altos índices de criminalidade (com destaque para o roubo de cargas) e por grandes custos com combustíveis.

Logo, há desafios a serem superados e eles, como sabemos, também representam oportunidades. Seja para as próprias organizações do setor, que precisam inovar sempre, seja para os potenciais fornecedores. Afinal, há muito espaço para a criação de parcerias e também para a prestação de serviços para as organizações dentro desse mercado.  

Por que e como mapear dados de frotas?

O tamanho da frota é uma variável bastante útil na hora de entender os potenciais de uma empresa de transporte e logística. Por meio desse dado é possível qualificar clientes ou parceiros, direcionando os esforços apenas às empresas adequadas ao que se busca.

Contudo, não costuma ser fácil obter essa informação em um mercado tão pulverizado e complexo como o brasileiro. É preciso fazer o que chamamos de mapeamento de frotasentender o tamanho, a quantidade e a qualidade dos veículos.

Esse processo é muito importante, pois, a partir dele, fica mais fácil inferir se a parceria será benéfica do ponto de vista operacional. Ou, quando for o caso, se há potencial de compra; se há encaixe no perfil de cliente ideal. 

Agora, é impossível mapear frotas a “olho nu”. Pelo contrário, essa é uma estratégia que depende da tecnologia e do poder analítico de profissionais de Compras, Vendas e Trade Marketing, entre outros encarregados de prospectar clientes ou parceiros. 

Com um bom sistema de inteligência de dados essa missão se torna muito mais ágil, eficiente e barata. Isso porque esse tipo de solução oferece grandes e atualizadas bases de dados, onde é possível filtrar as informações sobre as frotas juntamente com outros detalhes.

Na prática, com esse software, os analistas conseguem:

  • selecionar filtros como modelo, fabricante, cor e veículos registrados em locadoras ou financeiras;
  • analisar a distribuição geográfica das frotas para dimensionar o potencial mercadológico de cada região;
  • descobrir o contato exato dos tomadores de decisão dentro das empresas de transporte e logística;
  • integrar os dados obtidos aos sistemas internos (CRM, entre outros) para tratar os processos de prospecção com máximo detalhamento;
  • e muito mais. 

[SI] eBook - ABM - Guia para mapeamento de frotas no setor de Transporte e Logística

Cortex e mapeamento de frotas: como a inteligência de vendas B2B ajuda

A Cortex é provedora da melhor solução de inteligência de dados da América Latina. Uma aplicação que apresenta, por exemplo:

  • Modelos matemáticos exclusivos para estimativa de porte; 
  • Inteligência Artificial para espelhamento de perfil e cálculo de propensão de fechamento de negociação;
  • Flexibilidade na seleção de parâmetros para filtrar e encontrar decisores;
  • Possibilidade de filtros por CEP/bairro/cidade/estado/região/país;
  • Mais de 17 mil fontes de dados sempre atualizados;
  • Bases de dados de mais de 150 países;
  • Mais de 179 milhões de empresas devidamente mapeadas e com informações sempre atuais;
  • Mais de 50 variáveis próprias exclusivas.

Chamada de inteligência de vendas B2B, a plataforma facilita o mapeamento de frotas para acelerar a prospecção de clientes e parceiros em logística e transporte.

Entenda, nos tópicos que seguem, quais são os recursos que facilitam essa estratégia!

Painel analítico de mercado com informações sobre frotas e empresas

O sistema fornece representação gráfica de todos os dados coletados pela plataforma e personaliza as análises. Permite, por exemplo, selecionar filtros como modelo, fabricante, cor e veículos registrados em locadoras ou financeiras. 

Além disso, é possível analisar também a distribuição geográfica das frotas, o que facilita na hora de prospectar parcerias em todos os estados.

Exportação de contatos profissionais B2B

Com a plataforma da Cortex, descobrir o contato exato dos tomadores de decisão em empresas de logística de todo o país deixa de ser um trabalho árduo de pesquisas na internet.

A base de dados gigantesca, sempre higienizada e enriquecida, garante que as informações dos decisores estão sempre atualizadas e completas. 

Exportação de dados sobre as empresas 

Em poucos cliques, o sistema dá acesso às informações detalhadas das empresas que utilizam frota de veículos leves e pesados. E esses dados podem ser baixados e incorporados aos controles utilizados pelos profissionais que estão no exercício de prospecção de parcerias, o que agiliza muito o dia a dia laboral. 

Integração com CRM e fontes de dados internos com API

Tecnicamente falando, é muito fácil integrar os dados obtidos no Cortex aos sistemas internos por meio de uma interface de programação de aplicações (API). Dessa forma, acompanhar os resultados em tempo real e obter insights a partir de painéis flexíveis e fáceis de interpretar é uma questão de poucos cliques.  

 Saiba como utilizar a inteligência de dados para definir o ICP ideal para empresas do setor de logística e transporte

Mapeamento de frotas: a tecnologia facilitando o dimensionamento do mercado de transporte e logística

Localizar clientes e/ou parceiros ideais dentro do amplo e complexo mercado de transporte e logística brasieliro não é tarefa simples. Especialmente para as organizações que não têm inteligência de dados, ou seja, não dispõem de tecnologia e capacidade analítica.

No entanto, esse problema pode ser superado com a adoção de uma solução de inteligência de vendas B2B. Um tipo de aplicação tecnológica que dá aos profissionais encarregados de prospectar neste ecossistema a capacidade de mapear frotas, entre outros processos, em poucos cliques. 

Um bom exemplo é a solução fornecida pela Cortex. Com ela, os analistas contam com bases de dados gigantescas, sempre ricas e higienizadas, para fazer mapeamento de frotas, descobrir os contatos dos decisores com quem negociar e muito mais. O que lhes garante facilidade para escalar com rapidez e eficiência!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados