Como a inteligência de dados auxilia nas estratégias de aquisição B2B no setor de transporte e logística

Como a inteligência de dados auxilia nas estratégias de aquisição B2B no setor de transporte e logística

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A aquisição B2B no setor de transporte e logística é bastante desafiadora, apesar dessa ser uma área em franca expansão no Brasil. Entre as dificuldades destacam-se os longos períodos de construção de listas de prospecção, além do ciclo complexo de negociação e fechamento de negócio.

A boa notícia é que é possível vencer esses percalços com o uso estratégico da tecnologia digital. Mais precisamente, incrementando a inteligência de dados por meio da aplicação de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, métodos e capacidades de análise de grandes bases de informação. 

É sobre isso que vamos te ajudar a refletir ao longo deste artigo. Continue lendo para ver de que maneira é possível encontrar potenciais clientes com rapidez e eficiência tornando mais inteligente o uso de grandes volumes de dados.

A atual situação do setor de transporte e logística no Brasil

Apesar da estagnação da economia nacional, o segmento de transporte e logística tem ganhado destaque em 2022. Há crescimento no volume de negócios, em parte resultante de investimentos em infraestrutura logística — em fevereiro, foi registrado um crescimento de 56% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme reportagem do Valor Econômico

Quando olhamos para a logística separadamente, também vemos otimismo. Estima-se que, até o final do ano, as empresas do ramos devam se recuperar totalmente dos impactos negativos da pandemia (2020-2021).

Ao mesmo tempo, transporte e logística enfrentam desafios já bastante conhecidos, e que agora são intensificados. São eles:

  • infraestrutura com sérios problemas, principalmente no que diz respeito ao modal rodoviário;
  • grande volume de criminalidade, com especial atenção para o roubo de cargas;
  • elevação dos preços dos combustíveis;
  • pressões por entregas cada vez mais rápidas, seja para centros de distribuição seja para o consumidor final;
  • pressão por adequação à economia verde; 
  • redução de emissão de gases nocivos ao meio ambiente;
  • entre outros.

Os desafios da aquisição B2B no setor de transporte e logística

Quando olhamos para o interior das empresas cujo core business está ancorado em transporte e logística, também vemos desafios que precisam ser superados.

Entre eles, destacam-se a transformação digital — da a adoção do e-commerce à digitalização dos processos, passando pela necessidade de uma gestão estratégica mais orientada por dados. 

Se olharmos para os esforços de ganho de mercado, vemos que a aquisição de novos clientes e até de parceiros logísticos também tem tirado o sono de muitos gestores desse segmento. 

 

Os desafios da aquisição B2B  no setor de transporte e logística

A inteligência de dados como potencializadora de estratégias de aquisição B2B no setor de transporte e logística

Se há otimismo nos mercados de transporte e logística e, mesmo assim, muitas empresas do setor seguem enfrentando dificuldades de encontrar clientes e parceiros, algo precisa ser feito.

Muitos especialistas têm apontado para a necessidade de incrementar a inteligência de dados. Ou seja, adotar aplicações tecnológicas e, na esteira disso, potencializar as capacidades analíticas de gestores comerciais e profissionais de vendas, entre outros. 

Na prática, o que se recomenda é contar com soluções de inteligência que ajudem a acessar grandes bases de dados cadastrais e localizar mais facilmente os decisores para negociações mais acertadas e em tempo hábil. 

Além disso, seja na busca por clientes ou parceiros logísticos, plataformas inteligentes facilitam dimensionamento de mercado, segmentação, definição de perfil ideal, criação de listas de prospecção e muito mais.

Com a inteligência de dados devidamente incorporada às rotinas de Vendas e Inteligência de Mercado, algumas facilidades são conseguidas:

  • criar listas de prospecção com rapidez e assertividade, uma vez que as bases de dados são confiáveis e estão sempre atualizadas;
  • encontrar empresas que vendem em e-commerce próprios ou em marketplaces em poucos cliques;
  • identificar contatos e decisores para ir “direto ao ponto” e conversar com quem tem poder de fechamento de negócios;
  • localizar possíveis parceiros logísticos por capacidade (frota, região de atuação, entre outros requisitos);
  • utilizar como filtro parâmetros de localização, (UF, cidade, Bairro), segmento ou categoria de produto vendido, software de e-commerce, meios de pagamento e métodos de envio.

Análise Preditiva: um guia para entender e aplicar o conceito

 

Aquisição B2B no setor de transporte e logística: a inteligência de dados como resposta aos desafios

Ao incrementar a inteligência de dados, empresas do setor de transporte e logística agilizam e tornam mais seguros seus esforços de expansão de mercado. Dessa forma, conseguem aproveitar as oportunidades e contornar muitos de seus desafios atuais.

Um bom sistema de inteligência aliado a melhorias nas habilidades de análise de grandes volumes de dados dos profissionais envolvidos fará toda a diferença. Afinal, a aquisição B2B no setor de transporte e logística é cada vez mais uma questão de manejo tático da informação.



Artigos Relacionados