Performance em Vendas: como garantir um bom desempenho do time

Performance em Vendas: como garantir um bom desempenho do time

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A alta performance em vendas envolve uma combinação de fatores, incluindo a habilidade dos vendedores, os recursos da empresa, a cultura organizacional, entre outros.

Ela é bastante difícil de ser alcançada, tanto que apenas 53% das organizações afirmam com certeza que a possuem, segundo levantamento da McKinsey.

Basicamente, a dificuldade está em balancear as variáveis que afetam o desempenho para, a partir disso, facilitar para que os profissionais produzam mais, melhor e com custos sob controle.

Vamos refletir juntos sobre isso? Continue lendo este artigo para ver:

  • quais são os eixos fundamentais da alta performance comercial;
  • o que fazer para que sua equipe alcance esse nível de excelência;
  • quais ferramentas tecnológicas e metodológicas potencializam o rendimento;
  • e muito mais!

Quais são os princípios da alta performance em vendas?

É bastante ampla a discussão sobre os princípios do alto desempenho em vendas. Por isso, consultamos o que afirmam sobre isso organizações como HubSpot e Oracle

Confira, a seguir, uma síntese do que essas gigantes praticam!

intern - Performance em Vendas_ como garantir um bom desempenho do time

1. Metas e valores

Todo time de vendas deve ser orientado por objetivos e valores que vêm do planejamento estratégico da empresa. Dessa forma, tem-se foco e direção para planejar os passos da própria área.

A saber:

  • As metas são sobre os resultados buscados, incluindo coisas que não têm necessariamente um cifrão como símbolo maior.
  • Os valores são as crenças, padrões e princípios que devem ser seguidos.

Portanto, a alta performance em vendas deve partir de metas e valores bem esclarecidos, comunicados e incentivados. Só assim os profissionais terão o impulso necessário para superar os desafios com os quais lidam diariamente.

2. Estrutura e processos

As empresas de hoje são muito mais produtivas do que as antigas porque usam a divisão de trabalho para criar equipes de especialistas. 

Contudo, muitas vezes, os times comerciais não prestam a mesma atenção à estrutura e aos processos. Eles estão sempre sob pressão e acabam atropelando os fluxos lógicos de atividades, o que torna o caminho a ser percorrido bastante difícil.

Para a alta performance, é preciso melhorar em termos estruturais, desenhar e seguir uma boa cadência de prospecção e negociação.

3. Responsabilidades e métricas

A medição é o ciclo de feedback que permite que todo o sistema — as pessoas e os processos — seja responsável pelo desempenho.

Por isso, selecionar as métricas certas para o seu painel de vendas é uma decisão estratégica muito importante. Sem isso, não é possível sequer dimensionar se os movimentos realizados pela área são bem executados. 

Na mesma esteira, a distribuição de responsabilidades tem que ser sistematicamente pensada. Só assim é possível ter uma operação com menos gargalos — fluindo sem atropelos ou grandes dificuldades. 

4. Talento e habilidades

Compreender a impressão digital do talento único de cada pessoa permite que os gestores definam expectativas comportamentais e de desempenho. 

Quando o profissional certo é adequado para as funções a ele designadas, sua performance será sempre melhor. Isso em escala — olhando para o time todo — tem forte impacto no desempenho comercial.

Grau de maturidade em vendas: entenda qual é o nível atual da sua empresa

Como alcançar uma alta performance em vendas?

Vejamos agora alguns passos que aceleram o alcance da alta performance comercial.

1. Capriche no planejamento

Você sabia que ao menos 50% das organizações B2B de alto desempenho têm processos de vendas bem documentados e claramente estruturados? É o que mostra um estudo publicado na Harvard Business Review.

Não tem escapatória: tudo começa no planejamento estratégico. Sem objetivos, metas e planos de ação bem definidos, o desempenho do time nunca será de alto padrão. 

Nova call to action

2. Conheça o perfil de cliente ideal em profundidade

Nunca foi tão importante como agora ter um conhecimento sólido do perfil de cliente ideal. E isso inclui saber em profundidade quais são as necessidades, expectativas e preferências das empresas com as quais se quer fechar negócios. 

Para além de saber o tipo de conta a ser prospectada, é também indicado mapear as características dos compradores. Logo, fazer um estudo detalhado de buyer personas vai ajudar muito neste detalhamento. 

3. Dimensione o mercado e crie estratégias de diferenciação

O time precisa saber exatamente o tamanho do mercado disponível, quais nichos podem ser melhor explorados, quais concorrentes estão performando melhor… Em suma, deve ter a dimensão real de onde pode chegar em suas ambições de ampliação do market share. 

Um bom ponto de partida é responder a questionamentos como:

  • Qual é o nível de crescimento do nosso segmento? 

Como o mercado mudou nos últimos anos? Ele está encolhendo, o que pode exigir mais cuidado nos planos de expansão? Ele está crescendo e, portanto, há oportunidades?

  • Para qual período de tempo devemos olhar? 

O tamanho do mercado geralmente é assumido por um período de um ano, mas é possível olhar para qualquer espaço temporal adequado ao negócio.

  • Quais regiões geográficas devemos investigar?  

Você está vendendo localmente, nacionalmente ou internacionalmente?

  • Quais problemas estão afetando nosso nicho de atuação? 

Existe algo, como regulamentações, que pode criar barreiras ao mercado ou fatores que podem mudar os hábitos de compra no futuro?

eBook - Dimensionamento de Mercado: aprenda na prática como fazer esse tipo de análise

4. Teste e implemente técnicas e métodos inovadores

Atualmente, diversas técnicas e métodos de vendas inovadores estão ao alcance dos profissionais da área. Contudo, é preciso avaliar minuciosamente quais deles fazem sentido para o negócio, bem como para o tipo de cliente ao qual as ofertas são direcionadas. 

O que não dá é para esperar alta performance em vendas sem buscar fugir do tradicional. 

Algumas abordagens que podem ser testadas são:

  • Inbound Sales;
  • Vendas sociais;
  • Vendas consultivas;
  • SPIN Selling;
  • Venda SNAP.

Abordagem de vendas: conheça as principais técnicas para o dia a dia

5. Invista em tecnologia

Para caminhar em direção à alta performance em vendas também é necessário implementar soluções tecnológicas que automatizem e elevem as capacidades analíticas da liderança e também dos vendedores. 

Dentro disso, é importante escolher uma boa plataforma de automação para coletar informações valiosas sobre clientes, tendências de mercado e performance interna. Assim, a área comercial obtém insights para prestar um atendimento customizado e de qualidade.

A plataforma Inteligência de Vendas B2B Cortex, por exemplo, identifica novas oportunidades de vendas mais qualificadas, mapeia o mercado, facilita a compreensão do cliente ideal, faz previsibilidade de receita, entre outras vantagens. É, portanto, uma ótima fonte de captura, processamento e análise de dados internos e externos. 

6. Desenvolva a cultura data driven

Agora, não basta simplesmente implementar um sistema. É preciso trabalhar para que os profissionais consigam extrair valor da ferramenta, sobretudo ampliando seu poder analítico para agir e decidir com confiança e em tempo hábil.

Na prática, vale a pena investir no desenvolvimento de uma cultura data driven. Nela,  os dados são usados ​​para tomar decisões em todos os níveis do negócio. Ou seja, nada é pensado ou operado sem o amparo de ativos de informação internos e externos metodologicamente capturados, processados e analisados.

Nova call to action

7. Valorize o desempenho do time

Por fim, o bom desempenho comercial também passa pela valorização dos esforços do time. Sem isso, os profissionais tendem a desanimar com o excesso de pressão, o que os faz, mesmo que inconscientemente, produzir menos.

Às lideranças cabe colocar-se como facilitadoras, mas também fazer da avaliação contínua uma forma de acompanhamento propositivo. Além disso, devem garantir que todos vão a campo sabendo exatamente o que se espera deles.

Formação de equipe de vendas: um passo a passo desde a rampagem até a inteligência comercial

Alta performance em vendas: alcançá-la é fundamental para sustentabilidade do negócio

A alta performance em vendas é o sonho de consumo de muitas organizações. Contudo, nem todas estão dispostas a pavimentar o caminho para chegar a ela — seja por falta de maturidade ou por limitações orçamentárias.

Esse objetivo envolve uma combinação de fatores, incluindo um planejamento estratégico eficiente, seguir uma boa cadência de prospecção e negociação, selecionar as métricas corretas, distribuir responsabilidades sistematicamente e ter um conhecimento detalhado do talento único de cada membro da equipe. 

Além disso, ferramentas tecnológicas e metodológicas também são importantes para potencializar o rendimento da equipe. Dessa forma, é possível aproveitar abordagens e técnicas inovadoras para ganhar diferenciação competitiva.

Em uma escala de zero a dez, quão próxima sua empresa está da alta performance em vendas?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados