Inteligência de marketing: saiba o que é e quais os seus benefícios

Inteligência de marketing: saiba o que é e quais os seus benefícios

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

A Inteligência de Marketing é um dos pilares do sucesso empresarial. Especialmente no mercado B2B que, cada vez mais, se ancora em dados para traçar planos e agir em um ambiente altamente competitivo.

Essa estratégia só pode ser colocada em prática por meio de ferramentas tecnológicas e alto poder analítico. Afinal, ela requer captação, processamento e interpretação de grandes volumes de informações — internas e externas. 

Quer entender esse conceito em profundidade? Continue lendo este artigo para saber:

  • por que a Inteligência de Marketing é cada dia mais urgente;
  • que benefícios esperar dessa iniciativa estratégica;
  • como colocá-la em prática;
  • como uma solução baseada em Inteligência Artificial pode facilitá-la;
  • e muito mais!

Afinal, o que é Inteligência de Marketing?

A Inteligência de Marketing é um conjunto de processos e técnicas voltado para a captura, a organização e a análise de dados que ajudam a guiar as decisões de Marketing. Ela visa estruturar grandes volumes de informação a ponto de permitir interpretações mais compreensíveis do cenário em torno da organização.

Na prática, dizemos que uma empresa tem Inteligência de Marketing quando:

  • tudo o que seu departamento de Marketing faz está sob orientação de dados;
  • há facilidade de mapear e monitorar clientes (conquistados e potenciais), a concorrência e o mercado em si;
  • conta-se com ferramentas e pessoal capacitado para analisar cenários, acompanhar tendências e fazer previsões e projeções;
  • o time de Marketing tem facilidade para compartilhar insights, bem como perseguir objetivos e metas em conjunto com outras áreas — especialmente com Vendas;
  • entre outros aspectos de sofisticação técnico-analítica.

Qual é a importância da Inteligência de Marketing para empresas B2B?

Não podemos ignorar que a intuição exerce influência em todas as nossas escolhas. Contudo, temos que ter em mente que jamais devemos tomar decisões corporativas usando-a como único guia. 

O feeling não tem parâmetros objetivos como indicadores de performance ou análise de informações fundamentada em evidências. Logo, a Inteligência de Marketing é a estratégia mais indicada a ser seguida pelos profissionais da área. 

A partir dela, incorpora-se o que se convencionou chamar de "cultura data driven". Nela, tudo passa a ser realizado de maneira racional, com base em métricas e indicadores de desempenho quantificáveis e mensuráveis.

Nos negócios B2B, essa racionalidade é fundamental. Do contrário, acompanhar a dinamicidade do mercado e lidar com a alta concorrência se torna um problema em constante crescimento. 

Quais benefícios a Inteligência de Marketing oferece?

Agora que vimos o que é a Inteligência de Marketing e por que ela é importante, vejamos algumas das principais vantagens de implementar essa estratégia. Confira a seguir!

A Inteligência de Marketing ajuda a conhecer melhor os consumidores

Ao captar, processar e analisar grandes bases de dados, é possível conhecer o perfil de cliente ideal de maneira aprofundada. Além disso, os próprios compradores são melhor mapeados e acompanhados com o cruzamento de informações variadas. 

A partir disso, fica mais fácil entender os interesses dos consumidores. Afinal, é preciso  desenvolver produtos ou serviços sob medida para eles. Também proporcionar experiências mais memoráveis com a marca, para fidelizar, entre outras finalidades.

Entender a concorrência e gerar diferenciação

Da mesma forma, ao ter acesso a grandes bases de dados, o time de Marketing consegue entender a concorrência em profundidade. Isso é essencial, uma vez que muitas das ações realizadas pelos competidores só podem ser visualizadas a partir do cruzamento de informações de várias fontes. 

Neste sentido, a Inteligência de Marketing facilita a execução de estratégias de diferenciação. Isso é fundamental atualmente, sobretudo quando se trabalha com produtos e serviços com muitos similares no mercado. 

Implementar e executar estratégias inovadoras como o Inbound Marketing

A geração de conteúdo relevante e de qualidade é uma excelente forma de atrair prospects e criar autoridade para a marca. Ela está dentro da estratégia de Inbound Marketing que, em síntese, visa a atrair o perfil de cliente ideal. 

A Inteligência de Marketing contribui para analisar que tipo de material (e-book, vídeo, blog post, infográfico, entre outros) proporciona maior engajamento e os assuntos que, de fato, geram valor para a persona. 

Assim, é possível trazer as pessoas cada vez mais perto da sua empresa e das soluções que ela oferece, o que nada mais é que fazê-las avançar dentro do funil de vendas.

Entregar leads qualificados para Vendas

Também na qualificação de leads, a Inteligência de Marketing é essencial. A partir dela, todo o processo de classificação dos leads por meio da atribuição de pontos a eles (lead scoring) se torna mais ágil e eficiente. 

Na prática, o time de Marketing consegue cruzar dados para:

  • entender o estágio dos leads na jornada de compra;
  • fazer melhorias no direcionamento dos conteúdos para cada estágio;
  • personalizar as mensagens e abordagens nas campanhas;
  • reduzir de custos, por conta do melhor direcionamento de esforços, tempo e recursos;
  • ganhar produtividade, deixando de lado a tradicional atuação focada em “tentativa e erro”.

Guia completo da qualificação de leads

Tornar a eficácia das campanhas facilmente mensurável

Estas são apenas algumas das perguntas que a Inteligência de Marketing ajuda a responder para mensurar os resultados de campanhas e ações:

  • Você tem conhecimento do retorno que o investimento em marketing está trazendo para a empresa?
  • Sabe se os anúncios pagos têm gerado mais leads que os conteúdos acessados pelas buscas orgânicas?
  • Tem noção de quanto as ações de marketing têm facilitado o time de vendas em influenciar o cliente a chegar à etapa de decisão da jornada de compra?

Como a plataforma da Cortex te ajuda a alcançar a Inteligência de Marketing?

Aqui na Cortex, nos orgulhamos de entregar ao mercado a solução tecnológica que, entre outras coisas, ajuda as empresas a alcançarem a Inteligência de Marketing. 

Trata-se da plataforma dotada de Inteligência Artificial e baseada em Ciência de Dados, Big Data e Analytics. Uma ferramenta que marca um antes e depois nas áreas de Marketing e Comercial — inclusive facilitando a sinergia entre esses dois times. 

Com nosso sistema, os departamentos de Marketing conseguem:

  • conhecer em profundidade o perfil de cliente ideal: passando pela investigação detalhada das dores e dos desejos dos tipos de contas mais aderentes ao produto/serviço da empresa, por meio de grandes bases de dados.
  • enriquecer e completar os registros de prospects, clientes e até da concorrência — continuamente, pois as informações mudam ao longo do tempo.
  • dimensionar corretamente o mercado: isso é possível com a análise  dos potenciais de um mercado e seus mais variados nichos.  E não só em relação aos concorrentes ou às lacunas ainda não cobertas por outros players, mas também no que diz respeito às próprias capacidades da empresa de expandir sua atuação.
  • conhecer e explorar ao máximo as possibilidades dentro da carteira de clientes: isso acontece com o entendimento  do perfil da base de clientes já conquistados por meio da análise de dados e mapeamento das principais características em comum entre eles, para segmentar estratégias e ações.
  • ter previsibilidade de vendas, faturamento e receita: basta acompanhar em tempo real a propensão de vendas e o atingimento das metas via abordagem probabilística. Dessa forma, tomam-se decisões em alinhamento com o Comercial de forma mais rápida e assertiva.
  • mensurar e monitorar resultados em tempo real: ao definir e monitorar métricas e indicadores de desempenho com base em dados concretos. 

Inteligência de marketing: vantagens da Cortex

Inteligência de Marketing: os dados guiando planos e ações 

A Inteligência de Marketing é uma iniciativa essencial para empresas que buscam criar ou manter seu diferencial competitivo. Ela faz com que todas as ações sejam guiadas por dados, imprimindo ainda mais racionalidade ao departamento. 

Para alcançá-la, obviamente, é preciso investir em tecnologia e também nas habilidades analíticas dos profissionais. Dessa forma, será possível captar, processar e analisar grandes volumes de informação para tomar decisões acertadas e em tempo hábil. 

Na sua empresa, a Inteligência de Marketing já é uma realidade?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.




Artigos Relacionados