Inteligência de marketing: saiba o que é e quais os seus benefícios

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Os sistemas de inteligência de mercado estão ajudando empresas de diversos setores a fazer escolhas mais acertadas em suas estratégias, já que são baseadas em dados. Seguindo o contexto data-driven, profissionais de marketing têm usado ferramentas similares para melhorar suas decisões, contribuindo para a expansão da chamada inteligência de marketing.

Quer entender o que é esse campo e como ele pode fazer a diferença para os negócios? Acompanhe conosco!

O que é inteligência de marketing?

A inteligência de marketing consiste em todos os processos e técnicas voltados para a captura, organização e análise de dados que ajudam a guiar as decisões de marketing dentro de uma empresa. A ideia é estruturar toda essa informação e permitir interpretações mais compreensíveis do cenário à volta da organização.

Para isso, usamos ferramentas que facilitam a mensuração dos resultados de ações e campanhas, além de sistemas que examinam o alcance da marca e metodologias para monitorar as preferências do público.

As diversas plataformas que temos atualmente trazem uma série de possibilidades que, há algum tempo, dificilmente conseguiríamos sem o auxílio de um sistema de business intelligence (BI) — lembrando que esses recursos nem sempre estiveram ao alcance dos profissionais de marketing.

Além de serem importantes para o time de marketing, os insights adquiridos dessa maneira podem ser compartilhados com a equipe de vendas para criar oportunidades de negócio. Trabalhando em conjunto, esses dois segmentos da organização conseguem gerar leads mais qualificados e otimizar as conversões.

Qual é a sua importância?

Não podemos ignorar que a intuição exerce influência em todas as nossas escolhas, mas temos que ter em mente que jamais devemos tomar decisões corporativas usando-a como único guia. O feeling não tem parâmetros objetivos como indicadores de performance ou análise de informações fundamentada em evidências.

Por esse motivo, optar por determinadas ações em oposição a outras tendo apenas suposições como base raramente trará os resultados esperados. Com a filosofia data-driven que a inteligência de marketing proporciona, as decisões serão mais tangíveis, com consequências que tendem a ser mais benéficas para o crescimento do negócio.

Quais são os seus benefícios?

Agora que vimos o que é a inteligência de marketing e por que ela é importante, vamos listar alguns dos principais benefícios dessa estratégia e das tecnologias que ela utiliza.

Aumentar a relevância dos conteúdos

A geração de conteúdo relevante e de qualidade é uma excelente forma de atrair prospects e criar autoridade para a marca.

A inteligência de marketing contribui para analisar que tipo de material (e-book, vídeo, blog post, infográfico etc.) proporciona maior engajamento e os assuntos que, de fato, geram valor para a persona. Assim, é possível trazer as pessoas cada vez mais perto da sua empresa e das soluções que ela oferece, o que nada mais é que fazê-las avançar dentro do funil de vendas.

Aprimorar a experiência dos consumidores

Ao entendermos melhor os interesses dos consumidores, podemos desenvolver produtos ou serviços mais apropriados para determinados segmentos. Assim, espera-se que os clientes tenham experiências mais memoráveis com a marca, aumentando as chances de recomendá-la para pessoas mais próximas.

Mensurar a eficácia das campanhas

Estas são apenas algumas das perguntas que a inteligência de marketing ajuda a responder para mensurar os resultados das suas campanhas:

  • Você tem conhecimento do retorno que o investimento em marketing está trazendo para a empresa?
  • Sabe se os anúncios pagos têm gerado mais leads que os conteúdos acessados pelas buscas orgânicas?
  • Tem noção de quanto as ações de marketing têm facilitado o time de vendas em influenciar o cliente a chegar à etapa de decisão da jornada de compra?

Quais são as principais ferramentas de inteligência de marketing?

Vejamos, agora, exemplos de ferramentas capazes de ajudar a equipe de marketing a otimizar a tomada de decisão.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito que disponibiliza uma série de relatórios que mostram desde a origem do tráfego do seu site até o comportamento dos usuários dentro dele. Inclusive, é possível mensurar a taxa dessas ações que resultam na geração de leads ou em uma compra.

SEMrush

O SEMrush é uma solução paga que traz bastante informação referente à atuação de qualquer site ou marca nas pesquisas orgânicas, mídia paga e redes sociais. Assim, é possível comparar suas ações com as de concorrentes, visualizar quais têm mais apelo com o público, ver quais sites estão apontando links para o seu, pesquisar as palavras-chave ideais para os seus conteúdos, entre outras funções.

RD Station

O RD Station é uma plataforma de automação de marketing que reúne dados de desempenho de landing pages, indicações sobre performance dos conteúdos nos mecanismos de busca e informações sobre a interação dos leads com os canais (blog, e-mail, redes sociais, landing page etc.) em que a empresa atua.

Outras funcionalidades são o agendamento de publicações em redes sociais e o disparo automático de e-mails conforme certas ações do lead.

Como a plataforma da ITB pode ajudar a sua empresa?

A ITB tem soluções próprias para complementar essas ferramentas, trazendo os benefícios que vimos ao longo do texto para a sua empresa. Confira as vantagens dos produtos mais voltados à inteligência de marketing disponíveis na nossa plataforma ITB360.

ITB SalesBot

A finalidade do ITB SalesBot é ajudar a encontrar, dentro de redes sociais de negócios, profissionais que tenham características comuns ao perfil do seu cliente ideal. Além de auxiliar nessa busca, ele facilita o envio de convites de conexão, permite criar listas personalizadas com esses contatos e ainda tem a função de programar respostas para interagir com essas pessoas-chave.

ITB Infinity

O ITB Infinity contém datasets de diversos segmentos de mercado na forma de gráficos interativos e relatórios prontos para análise. São dados estratégicos relevantes, atualizados periodicamente e apresentados em uma interface que permite ao usuário explorá-los de forma similar à navegação nas plataformas de streaming.

Percebemos, assim, que a inteligência de marketing é uma iniciativa essencial para empresas que desejam ter um diferencial competitivo. Mensurando o impacto das ações e unificando os esforços com a equipe de vendas, é possível trabalhar de maneira consistente no objetivo que ambos têm em comum: o sucesso do negócio.

Ficou com boas expectativas em relação à inteligência de marketing? Então, entre em contato conosco e saiba como as nossas soluções podem contribuir para a sua organização!

[rock-convert-cta id=”2532″]


Artigos Relacionados