Market Cap: o que é e como calcular?

Market Cap: o que é e como calcular?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Usado no mercado de capitais, o Market Cap nada mais é do que o valor total das ações de uma companhia. Em bom português, ele é também chamado de capitalização mercadológica.

Portanto, estamos falando de uma métrica importante para as empresas de capital aberto. Uma medida que serve a diferentes propósitos analíticos, incluindo a mensuração da reputação corporativa que, é importante lembrar, tem forte influência no valor dos papéis.

Mas tem mais, muito mais, sobre esse conceito, que queremos te mostrar ao longo deste artigo. Continue lendo para ver:

  • uma definição prática de Market Cap;
  • como e por que calculá-lo;
  • por que empresas listadas na bolsa devem monitorá-lo;
  • qual a importância dele para as áreas de Comunicação e Relações Públicas;
  • e muito mais! 

O que é Market Cap?

No universo do mercado de ações, existem diversas métricas e indicadores que os investidores utilizam para avaliar empresas e tomar decisões informadas. Um desses parâmetros analíticos fundamentais é o Market Cap. 

Em essência, estamos falando de uma medida que reflete o valor de mercado de uma companhia. Ela é utilizada como uma referência para comparar o tamanho e o valor relativo do negócio.

Para facilitar ainda mais o entendimento desse conceito, podemos fazer uma analogia com o legado reputacional de uma corporação. Assim como a reputação é um indicador importante para medir a percepção e a imagem refletida no mercado, o Market Cap reflete a avaliação financeira da empresa pelos investidores.

Consideremos um exemplo hipotético:

  • A Empresa A tem um Market Cap de 1 bilhão de reais, enquanto a Empresa B possui um Market Cap de 10 bilhões. Podemos dizer que, em termos de valor de mercado, a Empresa B é dez vezes maior que a Empresa A. 

Logo, isso indica que os investidores atribuem um maior valor à Empresa B, possivelmente devido ao seu histórico de desempenho financeiro, perspectivas de crescimento e outros fatores relevantes.

É importante destacar que o Market Cap normalmente não é utilizado isoladamente para tomar decisões de investimento, mas sim em conjunto com outras análises e métricas. De qualquer forma, companhias com Market Caps maiores geralmente são consideradas mais estáveis, menos voláteis.

Outro ponto de atenção: essa métrica pode variar ao longo do tempo devido às flutuações no preço das ações e ao aumento ou redução no número de papéis em circulação. Logo, trata-se de um parâmetro analítico dinâmico, que reflete as condições mercadológicas em um determinado período.

Guia prático: como empresas de capital aberto usam tecnologia para melhorar a Reputação da Marca

Como calcular o Market Cap de uma empresa?

A fórmula para calcular o Market Cap é simples: multiplica-se o número total de ações em circulação pelo preço atual de cada ação.

Por exemplo, consideremos uma empresa com 1 milhão de ações em circulação e o preço atual de cada ação sendo de 50 reais. 

Nesse caso, o cálculo do Market Cap seria:

Market Cap = 1 milhão * R$ 50 = R$ 50 milhões

 

Qual é a importância do cálculo do Market Cap para companhias de capital aberto?

O cálculo do Market Cap é extremamente relevante para as companhias de capital aberto. Ele sistematiza a avaliação do valor de mercado da empresa, servindo como base valorativa interna e, paralelamente — nos casos positivos—, atrativo para seus investidores.

Autoavaliação de performance financeira

No detalhe, o cálculo do Market Cap permite que as empresas listadas na bolsa tenham uma noção clara do seu valor de mercado. Isso é crucial para a tomada de decisões estratégicas, como fusões e aquisições, emissão de novas ações ou busca de financiamentos. 

Ou seja, ao conhecer seu Market Cap, as companhias podem ter uma visão mais precisa do seu posicionamento no mercado e, de acordo com isso, ajustar seus esforços de crescimento.

Atratividade de investimentos e financiamento

Além disso, é inegável que o Market Cap influencia diretamente a percepção dos potenciais investidores. 

Empresas com um Market Cap mais elevado tendem a atrair maior atenção e interesse, o que resulta em um aumento na liquidez das ações e na visibilidade no mercado de capitais. 

Isso facilita o acesso a recursos financeiros, como empréstimos junto a bancos e outras instituições financiadoras.

Benchmarking competitivo

Outra importância do cálculo do Market Cap é sua utilidade na comparação entre empresas do mesmo setor. 

Gestores, investidores e analistas usam essa métrica para comparar organizações concorrentes e avaliar sua relativa posição no mercado. Dessa forma, eles têm uma referência valiosa para a análise de desempenho, tomada de decisões de investimento e planejamento estratégico.

Por que o Market Cap interessa às áreas de Comunicação e Relações Públicas das empresas de capital aberto?

Para as áreas de Comunicação e Relações Públicas das empresas de capital aberto, o Market Cap também é uma métrica interessante. Como elas desempenham um papel crucial na construção e gestão da reputação organizacional, esse parâmetro analítico influencia e pode direcionar suas atividades.

Tangibilidade do legado reputacional

Primeiramente, essa é uma medida tangível do valor de mercado da empresa. Conforme ela aumenta, a imagem e o legado reputacional do negócio podem se fortalecer. 

Isso ocorre porque investidores e demais stakeholders tendem a perceber companhias com um Market Cap elevado como mais sólidas e confiáveis. Logo, comunicadores e analistas de RP podem utilizar essa informação para posicionar a marca como uma referência no mercado, destacando seu valor e potencial.

Referencial estratégico

Além disso, o Market Cap pode ter um impacto direto nas estratégias de diálogo com a opinião pública. Empresas nais quais esse índice é alto geralmente têm uma visibilidade maior no mercado de capitais — atraem mais interesse da mídia, por exemplo, proporcionando oportunidades de ampliação da exposição qualificada. 

Neste sentido, as áreas de Comunicação e Relações Públicas podem utilizar o Market Cap como um argumento de destaque ao abordar a imprensa na busca de divulgação espontânea.

Parâmetro de retorno sobre os investimentos

Por fim, também vale a pena ver o Market Cap como um importante dimensionador dos próprios esforços dos departamentos de Comunicação e RP na construção de uma marca forte, vista como de alto valor pelos agentes de mercado.

Os profissionais dessas áreas podem usar essa métrica para estruturar estratégias e táticas visando elevar o valor percebido pelos diferentes públicos. Desde os investidores até os clientes, passando por agentes midiáticos, líderes de opinião, entre outros. 

→ Leia também: Como o Itaú transformou seu indicador de PR em um indicador da Diretoria de Relações de Investidores e Finanças.

Market Cap: um parâmetro valorativo essencial para empresas de capital aberto

O Market Cap é calculado multiplicando o número total de papéis em circulação de uma empresa pelo preço atual de cada ação. Em termos simples, podemos dizer que ele representa o valor teórico da companhia. 

Para Comunicação e Relações Públicas, tanto quanto para as áreas de Finanças, entre outras, essa medida é muito útil. Através dela é possível, por exemplo, dimensionar a contribuição desses departamentos para elevar a confiabilidade do negócio perante os agentes do mercado. 

Que tal, você já havia pensado no Market Cap como um índice relevante para comunicadores e analistas de RP?  

 

 


Artigos Relacionados