Por que a análise de dados estratégicos é crucial para a sua empresa

Por que a análise de dados estratégicos é crucial para a sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O planejamento de uma empresa envolve a coleta e a análise de dados estratégicos, que servem para otimizar a gestão. Isso facilita, inclusive, a análise do mercado, a avaliação do público consumidor e o conhecimento das ações desenvolvidas pela concorrência.

Essas vantagens são muito úteis em um cenário de mudança da jornada de compras dos consumidores. Os hábitos de consumo modificam-se rapidamente, e a empresa tem que acompanhar essa evolução. 

Sendo assim, a coleta de dados estratégicos atualiza a empresa sobre as tendências do mercado e continua inovando conforme as novas necessidades e perspectivas vão surgindo.

Ou seja, a organização consegue antecipar-se às mudanças, tornando-se uma pioneira e abrindo novos caminhos. Que tal saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e entenda sobre a importância de investir na análise de dados estratégicos! 

O que são dados estratégicos para cada empresa?

Antes de entender mais a fundo a importância da coleta e análise de dados estratégicos, é preciso saber que eles podem variar de uma empresa para outra. 

Por exemplo, o que é um dado estratégico para uma mineradora pode não ser relevante para uma varejista. A escolha de quais insumos analisar deve contemplar os objetivos da companhia e seus KPIs.

Mas como encontrar os dados estratégicos que a sua empresa procura em meio ao grande volume desses insumos? Investindo em uma ferramenta de coleta de dados estratégicos que seja capaz de analisá-los.

Com uma solução desse caráter em mãos, é possível analisar a fundo o mercado e orientar uma tomada de decisão mais assertiva, como veremos a seguir.

A análise data driven do mercado

Para monitorar um mercado altamente competitivo e conseguir êxito em suas iniciativas, é preciso que a empresa capture o enorme volume de informações que são produzidas a todo momento. Assim, é possível efetuar uma gestão inteligente, gerando conhecimentos importantes que embasam a tomada de decisões.

Mas, para isso, as organizações têm que encarar o desafio de receber muitos dados provenientes de origens variadas. Esse não será um obstáculo tão grande se o banco de dados for bem estruturado e se, como vimos, a empresa estiver munida de uma ferramenta de coleta e análise desses insumos.

Quando existe essa organização e estrutura, a empresa consegue:

  • conhecer melhor o perfil do cliente;
  • verificar seus hábitos de consumo;
  • definir iniciativas que poderão fidelizá-lo;
  • captar novos clientes com ações de marketing e campanhas customizadas;
  • e outras medidas que permitam a expansão do negócio.

Em suma, as informações estão muito mais complexas. Por isso, as melhores estratégias se fundamentam em dados, para assegurar ganhos efetivos para a organização.

A importância de investir em dados estratégicos

Podemos entender a importância dos dados estratégicos pelos benefícios que proporcionam. Veja alguns pontos a seguir.

Por que a análise de dados estratégicos é crucial para a sua empresa

O conhecimento do ICP

Todo negócio tem sua razão de existir estreitamente ligada ao cliente, pois é para ele que o produto ou o serviço será oferecido.

Portanto, é essencial conhecer o perfil do consumidor, seus desejos e expectativas. Para obter essas informações, todos os indícios deixados por ele nos canais que utiliza são valiosos.

Como estamos na era da hiperconectividade, sempre deixamos rastros no ambiente digital. Toda informação captada na internet pode contribuir para montar o perfil comportamental de um cliente associado ao negócio.

Quando o consumidor acessa a loja virtual ou mesmo o blog da empresa, os pontos de interesse são evidenciados com base nos logs de acesso e de visualização ou dos cliques. Caso ele realize alguma compra no site, pode-se criar um histórico de estatísticas que revelam as tendências de consumo.

Já ao entrar em alguma rede social e deixar um comentário sobre a organização, o cliente registra sua opinião sobre a marca. Esses são dados estratégicos que contribuem para estruturar o perfil ideal do cliente para a empresa, também conhecido como ICP.

Com isso definido, a organização poderá reunir esforços no sentido de alcançar a satisfação e o engajamento do público consumidor.

A agilidade nas respostas

As companhias que analisam os dados estratégicos desenvolvem um potencial vantajoso, conseguindo fazer previsões, evitar riscos e dar respostas ágeis às mudanças de mercado.

Modernamente, a agilidade é um dos requisitos de todos que estão envolvidos. Com a concorrência intensa, se a empresa não atender ao cliente no momento em que ele necessita dela, o concorrente intervém e presta o atendimento desejado.

A rapidez com que os cenários se modificam obriga a empresa a se ajustar à nova realidade. Esse é um dos principais critérios na coleta de dados estratégicos de todos os ambientes e elementos que fazem parte da gestão corporativa.

O reconhecimento do mercado

Uma empresa participa de um ambiente complexo, formado por pessoas que apresentam diferentes interesses associados ao negócio. Alguns compram o produto ou contratam o serviço. Outros fornecem os insumos. Existem também aqueles que disputam o mesmo espaço.

É necessário conhecer bem esse cenário para conseguir posicionar o negócio de forma favorável. Deve-se entender:

  • o terreno em que se trabalha;
  • os consumidores em geral;
  • e os clientes em particular;
  • a influência dos concorrentes;
  • os parceiros em potencial;
  • os tipos de fornecedores.

Enfim, a análise do ambiente externo permite identificar oportunidades e ameaças.

A melhoria na tomada de decisões

O diagnóstico integral dos eventos que se desenrolam no dia a dia, principalmente fora da empresa, a partir dos dados coletados, promove a visualização das falhas e limitações do negócio, mas também ajuda a identificar os pontos positivos dele.

Podem ser desenvolvidas estratégias para potencializar os pontos favoráveis e minimizar os aspectos desfavoráveis. Assim, os gestores têm base confiável para tomar decisões, traçando estratégias oportunas que ajudarão a incrementar os resultados.

A geração de economia

A análise de dados estratégicos possibilita detectar desperdícios ou mesmo o aproveitamento inadequado de algum fator que potencializa a rentabilidade do negócio. 

A empresa poderá, então, adotar um novo posicionamento diante do fato, buscando definir novos rumos para que os ganhos sejam maximizados.

A geração de economia e a potencialização dos lucros são um efeito dos outros benefícios que a análise de dados estratégicos proporciona.

Essa consequência tão vantajosa justifica, para os gestores, a decisão de investir de forma sistemática na coleta e análise de dados que podem se transformar em informações de grande valia para a empresa.

O diferencial competitivo

Quando existe um entendimento claro sobre o posicionamento da organização no mercado e sobre o que o público-alvo efetivamente deseja e precisa, a empresa tem condições de ir mais além, ultrapassando as entregas óbvias.

Ela pode ampliar seus horizontes e produzir resultados além das expectativas. Começa também a ter viabilidade a criação de serviços e/ou produtos com características diferenciadas, que a concorrência não oferece.

Não se trata de algo impraticável, pois basta identificar algum gap na verificação apurada dos dados sobre o mercado ou algum ponto fraco nos concorrentes.

Por exemplo, a empresa pode ocupar um segmento ainda não explorado, sem dono, ou gerar alguma coisa melhor quando comparada ao que já existe no mercado. Tratam-se de formas de diferenciar o negócio e ter a chance de atingir um melhor posicionamento em sua trajetória.

Nova call to action

E agora? Você está pronto para analisar dados estratégicos na sua empresa?

Depois de mostrarmos a importância de trabalhar com dados estratégicos, vale a pena uma recomendação extra: conte com o apoio de uma empresa especializada em inteligência de dados e de uma ferramenta de coleta de dados estratégicos e posterior análise desses insumos.

Essa parceria irá abordar todos os pontos citados no texto com muito mais foco e eficiência, por dispor da tecnologia e expertise necessária para utilizar todo o potencial dos dados para a sua companhia.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa plataforma de Vendas e Mercado.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.





Artigos Relacionados