Banco de dados em tecnologia: qual a importância e como implementar?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Blog post atualizado em dezembro de 2020.

A rápida evolução da TI colocou o uso de dados em posição de destaque nas empresas. Com a transformação digital, contar com informação relevante passou a ser uma atitude estratégica capaz de gerar valor para os negócios. Entretanto, implementar um bom banco de dados em tecnologia é fundamental para o sucesso desse setor.

Mas, afinal, qual é a relação entre uma coisa e a outra? Por que um banco de dados tem tanto impacto na TI? É realmente importante mantê-lo atualizado? E o que é preciso para ter eficiência ao implementá-lo e gerenciá-lo?

Reunimos aqui as informações essenciais para responder a essas e outras questões, mostrando tudo o que você precisa saber sobre banco de dados. Confira!

A importância do banco de dados no setor de TI

A natureza de um banco de dados varia de acordo com o tipo de informação com que uma empresa lida. Desde um cadastro de clientes em um pequeno comércio até os registros de softwares utilizados por uma grande empresa, o armazenamento é feito nesse ambiente digital. Porém, por que ele é tão importante para a TI?

O primeiro ponto a ser destacado é sua influência nas operações de rotina. Diferentes tipos de bancos de dados adotam diferentes estratégias de organização e acesso ao que estão armazenando. Isso significa que eles têm influência no tempo de execução das atividades.

Na prática, uma empresa que lida com grandes volumes de vendas, por exemplo, pode se deparar com lentidão no sistema caso o banco de dados não seja eficientemente configurado. Um problema maior, como o corrompimento de arquivos ou uma falha no armazenamento, pode levar até a quedas no sistema, impedindo a execução de certas atividades.

Na era da transformação digital e com a ascensão da Indústria 4.0, por exemplo, a tendência é que haja uma grande automação de processos. A forma como a empresa guarda os dados permite promover melhorias, modernizações e até mesmo monetização das atividades do dia a dia. Isso resulta em mais inteligência de mercado.

E quanto mais o volume de informações cresce, maior a importância do banco de dados. Eles armazenam não só esse ativo que é a informação, mas os registros das atividades da empresa: o que deu certo, o que deu errado, quem produz, quem vende, o que é rentável etc.

É como um livro de história: criá-lo e mantê-lo permite utilizar a informação de forma estratégica.

As vantagens de ter um banco de dados atualizado

Com o avanço das novas tecnologias, o mercado se tornou mais dinâmico e responsivo. É preciso estar preparado não só para trabalhar de forma inovadora, mas para agir de acordo com o comportamento do consumidor. Por isso, o banco de dados deve ser atualizado constantemente — se possível, em tempo real.

Os gestores atuam com decisões que não podem mais ser baseadas em achismo, ou no que costuma se chamar de feeling. É preciso que isso seja feito com base em informações relevantes e confiáveis, sempre atualizadas. Assim, quem costumava procurar dados em um relatório, hoje atua com dashboards em soluções digitais, para que cada nova atualização chegue imediatamente às suas mãos.

Clique aqui e conheça o ITB Dashboards para fazer o seu planejamento estratégico

Além disso, é preciso entender qual é a função específica que seu banco de dados deve oferecer. A equipe de TI deve parametrizá-lo, adotando normativas que direcionem o tratamento dos dados. Em outras palavras, as formas de armazenamento e uso dos dados devem ser otimizadas para atender às demandas de quem toma as decisões baseadas nessas informações.

A implementação de um banco de dados

Usar os dados como um guia para as ações da empresa, como apontamos, é muito vantajoso, pois reduz custos e otimiza os resultados alcançados. Mas, afinal, como implementar o banco de dados? Além de contar com profissionais capacitados para lidar com eles — o que já é um desafio —, é preciso entender exatamente de que forma sua empresa pode se beneficiar do seu uso.

Um mapeamento de processos é uma boa maneira de levantar essas informações. Afinal, ele mostrará as características atuais de cada atividade em cada setor da empresa, permitindo que a TI implemente soluções que utilizem o banco de dados de forma a otimizar a rotina dos profissionais.

O objetivo a se ter em mente é que os dados sejam armazenados de forma segura e confiável, para que eles possam ser transformados em informação sempre que necessário, por meio de análises. Assim, eles fornecem uma radiografia completa do fluxo de trabalho da empresa, além dos resultados e possíveis perdas.

Com essas informações à disposição, a empresa pode aperfeiçoar suas atividades de maneira contínua.

Os pontos essenciais para não errar na implementação

Para começar, é fundamental garantir que os responsáveis pela implementação sejam profissionais capacitados e experientes. Isso não significa simplesmente entender a tecnologia, mas o seu negócio e o tipo de resultado que você espera alcançar com o uso do banco de dados.

Entretanto, você não precisa necessariamente contar com esse know-how internamente. Um parceiro experiente pode ajudar sua empresa a implementar o banco de dados e as soluções necessárias para utilizá-lo de forma ainda mais eficiente. Esse é justamente um dos diferenciais do trabalho da ITB360.

Com uma grande variedade de produtos e soluções à disposição, podemos auxiliar tanto na implementação quanto na manutenção do seu banco de dados. As tecnologias que oferecemos permitem captar e enriquecer os dados dentro daquilo que faz sentido para cada negócio.

Por meio de estudos dos dados já existentes, a ITB360 é capaz de organizá-los de maneira correta, facilitando a extração e manipulação de volumes ainda maiores. Consequentemente, eles passam a fazer parte da estratégia de negócios da organização, viabilizando decisões baseadas em informações precisas e relevantes.

Se sua empresa já conta com um banco de dados, mas que se mostra ineficiente — com duplicidade e inconsistências —, a ITB360 pode ajudar a enriquecê-lo. Assim, você garante que a tecnologia trabalhe a favor da sua empresa e não gere atrasos.

Como você pôde ver, o papel do banco de dados em tecnologia pode ser essencial para o sucesso de um negócio. Se aplicado de maneira eficiente, ele gera resultados positivos e reduz custos operacionais de forma significativa. Por isso, fuja das estratégias obsoletas de trabalho: implemente o banco de dados e use-o como um diferencial na rotina das suas equipes.

Se quer saber como isso pode ser feito na sua empresa, entre em contato com a ITB e fale com quem mais entende do assunto!


Artigos Relacionados