Field Marketing: o que é e como funciona

Field Marketing: o que é e como funciona

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Field Marketing é uma estratégia que visa a interação direta entre a marca e o consumidor, eliminando intermediários e convertendo potenciais clientes em compradores. 

Através dessa estratégia, o comprador deixa de ser passivo e passa a protagonizar as campanhas ou ações de Marketing. Ele vive uma experiência única e personalizada, o que potencializa seu envolvimento e, consequentemente, resulta em uma conversão mais rápida.

Vamos entender juntos como isso se dá na prática? Continue lendo para ver:

  • o conceito detalhado de Field Marketing;
  • os benefícios dessa estratégia para sua empresa;
  • como colocá-la em prática;
  • e muito mais!

O que é Field Marketing?

O Field Marketing, que pode ser traduzido para "Marketing de Campo" inclui atividades presenciais, tais como promoções de rua, merchandising, amostragem, demonstração de produtos e vendas diretas.

Se você olhar de perto, perceberá que o Field Marketing é essencialmente o princípio AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) em ação. Isso porque as iniciativas dentro dele são projetadas para atrair a atenção do público-alvo, criar interesse e desejo por suas ofertas e, por fim, direcionar a ação, ou seja, as vendas.

O Field Marketing normalmente envolve vários pontos de contato, como conferências, feiras e reuniões. No entanto, é interessante saber também que, com mais organizações se tornando remotas, essa estratégia agora inclui pontos de contato digitais interativos, como eventos virtuais.

Em suma, você pode pensar no Field Marketing como uma combinação de "Marketing Push-pull". Você se conecta com seus compradores por meio de reuniões e adota uma abordagem mais personalizada para atraí-los à medida que avançam nos diferentes estágios da jornada de compra.

Como usar o Field Marketing na sua empresa?

Os especialistas em Field Marketing colaboram com as equipes de Vendas para atingir as metas de negócios. Na prática, suas atividades ajudam:

  • complementar a estratégia digital com atividades presenciais;
  • coletar informações relevantes sobre os consumidores e o mercado em geral;
  • obter uma melhor compreensão do perfil de cliente ideal (ICP);
  • criar alinhamento entre Marketing e Vendas com uma abordagem colaborativa para prospecção e geração de demanda;
  • alinhar a mensagem da marca com os objetivos de negócios;
  • gerar novos leads, estruturar o pipeline de vendas e atingir as metas de receita;
  • entre outras finalidades.

5 benefícios do Field Marketing

Confira, a seguir, cinco razões pelas quais você deve considerar a implementação do Field Marketing na sua empresa.

1. Field Marketing melhora a percepção da marca

Um consumidor médio vê mais de 1.700 anúncios em banner por mês, dos quais percebe efetivamente apenas metade. Por isso, é incrivelmente difícil tornar uma marca memorável exclusivamente por meio da publicidade.

O Field Marketing cria a oportunidade de se relacionar pessoalmente com os clientes, e ter interações que ​​ajudam a fortalecer o posicionamento e o reconhecimento da marca.

2. Aprimora a experiência do cliente

A experiência do cliente inclui interações em todos os pontos de contato. 

O Field Marketing serve como um ponto de contato importante porque permite que os clientes tenham uma interação face a face com a empresa. Eles podem aprender como usar melhor o produto e compartilhar suas histórias e necessidades, entre outras vantagens.

3. Apoia o Comercial em seu esforço de ganho de mercado

O Field Marketing pode apoiar o departamento de Vendas otimizando o processo de criação. Seja conversando com leads em uma feira comercial ou ajudando os clientes a usar melhor os produtos ou serviços.

Dessa forma, muitas das barreiras para ganho de mercado são atravessadas. Especialmente quando o que se comercializa é de alta complexidade ou tem uma grande curva de aprendizado. 

4. Coleta dados mercadológicos para amparar decisões

Sendo uma atividade voltada para a interação direta com o consumidor, o Field Marketing ajuda a obter informações qualitativas muito úteis para decisões de Marketing e Vendas. 

Por exemplo, facilita a descoberta de por que um recurso de produto vende tão bem ou por que é tão difícil usá-lo. 

Quando combinados com dados quantitativos, as percepções qualitativas geram insights acionáveis para traçar estratégias de diferenciação da concorrência, entre outras finalidades.

5. É de fácil dimensionamento

A maioria das atividades de Field Marketing, como demonstrações de produtos, eventos e webinars, fornece uma lista de participantes junto com seus detalhes. Essa lista pode ser vinculada aos dados registrados no CRM. 

Assim, quando uma venda ocorre, fica fácil mapeá-la com precisão para qual atividade de Field Marketing gerou a venda. Isso permite um acompanhamento detalhado do retorno sobre os investimentos (ROI).

6 exemplos de Field Marketing

Existem vários tipos de campanhas que os profissionais de Field Marketing podem executar para atingir seus objetivos. Aqui estão alguns dos principais:

  • Demonstrações de produtos e/ou serviços. Podem ser realizadas por meio da entrega de brindes, amostras grátis e experiências práticas, entre outras iniciativas.
  • Venda direta. Algumas demonstrações de produtos levam a vendas reais, portanto, também é comum que os profissionais de Field Marketing estejam preparados com um estoque de itens para pronta entrega.
  • Ações de guerrilha. Selecionando locais e abordagens atípicas, os profissionais da área podem colocar a criatividade em ação para surpreender os consumidores e alavancar a imagem da marca, bem como as vendas. 
  • Auditorias de varejo. Também é comum que a equipe de Field Marketing aproveite as visitas aos pontos de vendas (PDVs) para coletar dados sobre sinalização, materiais promocionais, produtos, iniciativas da concorrência, entre outros. Com isso, conseguem orientar iniciativas de colaboração com varejistas.
  • Participação em feiras. Levando os produtos ou serviços para serem exibidos em feiras, os profissionais de Field Marketing podem demonstrá-los a um público bem segmentado (de potenciais clientes ou parceiros) e, inclusive, gerar leads qualificados para o Comercial prospectar. 
  • Participação em conferências. Outra atividade comum da área é oferecer uma experiência educacional para o público-alvo em eventos, por meio de palestras e intervenções. Isso tende a fortalecer a marca perante o mercado.

Field Marketing: o Marketing de Campo que aproxima clientes e prospects da marca e contribui para a melhoria das vendas

O Field Marketing é uma estratégia para aproximar a marca do consumidor e transformar potenciais clientes em compradores. 

Isso é feito através de atividades presenciais, como promoções de rua e vendas diretas, e agora também por meio de eventos virtuais. 

Com o Field Marketing, as empresas podem melhorar a percepção da marca, aprimorar a experiência do cliente, coletar dados relevantes para decisões de marketing e vendas e dimensionar facilmente as atividades. 

Além disso, o Field Marketing pode ser integrado com outras estratégias de marketing para criar uma campanha integrada que atenda às necessidades dos consumidores em diferentes pontos de contato.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados