Embaixador de marca: qual é a influência para a reputação corporativa?

Embaixador de marca: qual é a influência para a reputação corporativa?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O embaixador de marca é uma pessoa que representa e se posiciona sobre uma empresa, apoia suas ofertas e atua como a personificação da identidade dela por meio de discursos e ações. Sua distinção principal está em criar e consolidar a relação entre as ofertas, os produtos, os serviços e os clientes. 

É importante não confundi-lo com promotores de marca ou garotos propaganda, pois suas atividades e objetivos são bem diferentes. Além disso, é preciso saber reconhecê-los. Afinal, é a reputação da companhia que está sendo depositada em uma figura com a qual potenciais compradores podem ou não se identificar.

Por isso, vamos te ajudar a refletir sobre o papel de um embaixador de marca ao longo deste artigo. Continue lendo para entender!

Embaixador de marca: por que essa figura é importante para sua empresa?

Um embaixador de marca é alguém que apoia e promove um negócio, produto ou serviço específico. Idealmente, esta é uma pessoa que realmente usa e acredita na eficácia do que a empresa fornece.

No ecossistema empresarial atual, permeado pelos canais digitais fazendo a ponte entre as organizações e seus stakeholders, contar com embaixadores significa ter defensores. Isso porque essas pessoas são, de fato, apaixonadas pela marca e vão representá-la de maneira contundente. 

Idealmente, a organização deve contar com embaixadores de marca que têm capacidade de influenciar os nichos para os quais ela quer vender. E isso, no melhor dos mundos, de maneira totalmente espontânea.   

Em suma, você pode definir um embaixador de marca como uma espécie de rosto para a empresa. Ou seja, uma pessoa com a qual compradores e parceiros de negócios se identificam, reforçando um posicionamento saudável que solidifica e mantém a boa reputação corporativa. 

5 grandes vantagens de ter embaixadores de marca

Quanto aos benefícios de contar com um embaixador de marca, os mais evidentes podem ser resumidos nos seguintes tópicos:

  • Proteção contra detrações online. Em caso de comentários negativos, boatos e até fake news sobre sua empresa, os embaixadores podem se posicionar à altura e defendê-la.

Eles emprestam sua credibilidade para servir como parachoque para notícias ou opiniões difamatórias — o que pode, por exemplo, ajudar a alavancar a aceitação do discurso contido em um comunicado oficial.  

  • Humanização das relações, que resultam em sucesso comercial. Os consumidores preferem comprar de pessoas em vez de marcas sem rosto — mais de 90% deles se dizem mais propensos a fechar negócio com empresas que “falam” diretamente com eles, aponta uma pesquisa da Accenture

Por isso, manter um programa de embaixadores é também investir na potencialização das vendas.

  • Demonstrações de produtos e serviços online. Na fase em que o processo é mais racional, os compradores costumam ouvir outras pessoas sobre a eficiência de um produto ou serviço antes de serem convencidos. 

O embaixador também pode entrar com sua influência e formar uma conexão mais pessoal, inclusive demonstrando em vídeo e fotos ou descrevendo em áudios.

  • Alcance de potenciais compradores qualificados. Ter embaixadores criando reconhecimento pode ser muito benéfico no esforço de qualificação de leads. Isso porque eles normalmente falam com nichos específicos e são considerados confiáveis por grande parte de seu público.
  • Melhoria no posicionamento online e aumento de tráfego nos canais digitais da empresa. A maioria dos bons embaixadores tem sites ou blogs próprios, e podem facilmente fornecer backlinks e referências para sua empresa. 

Essa é uma maneira fantástica de aumentar o tráfego de entrada e alcançar clientes em potencial que de outra maneira dificilmente chegariam ao portal da marca ou à loja virtual. 

eBook - Gestão de Reputação e crise

 

Embaixador de marca x Promotor de marca x Garoto propaganda: quais as diferenças? 

Confira, no quadro a seguir, em que os embaixadores de marca se diferenciam dos promotores e dos garotos propaganda!

Conceito

Promotor de Marca Profissional cuja imagem está alinhada com o posicionamento da marca, e que é contratado para representá-la.
Embaixador de Marca

Pessoa influente, sobretudo online, com conhecimento sobre a empresa e que tem por ela profunda admiração. Faz isso de maneira espontânea, sem ser contratada. 

Garoto Propaganda

Ator/celebridade contratada para falar sobre a marca, seus produtos ou serviços em campanhas publicitárias. 

Funções

Promotor de Marca
  • Fala sobre produtos e/ou serviços que experimentou sob orientações da empresa;
  • Tem um papel bem definido no planejamento de Marketing e Relações Públicas.
Embaixador de Marca
  • Fala sobre a empresa, seus produtos e serviços sem ter sido diretamente orientado pelo Marketing;
  • Defende a marca de comentários maldosos, esclarece dúvidas e faz demonstrações de produtos e/ou serviços;
  • Usa os discursos da marca para remarcar seu próprio posicionamento, por identificação com os valores defendidos por ela. 
Garoto Propaganda
  • Representa ou lê um script previamente construído por uma agência de publicidade em conjunto com o Marketing da empresa. 
  • Não tem, necessariamente, obrigação de falar sobre a marca na “vida real”.
  • Faz anúncios pagos (e devidamente sinalizados) nas redes sociais e em outras exposições na mídia.

Modus operandi

Promotor de Marca Atuação mediante contrato de representação publicitária. Segue direcionamentos da equipe de marketing.
Embaixador de Marca

Atuação espontânea, sem necessidade de pagamento. Sente o posicionamento da marca e o reverbera com suas próprias palavras.

Garoto Propaganda

Atuação ancorada em um roteiro publicitário, em campanhas ou ações específicas nos meios tradicionais de comunicação ou em ambiente online.

Embaixadores da sua marca: como reconhecê-los e criar um relacionamento proveitoso com eles?

Como vimos, um embaixador de marca é uma pessoa que se posiciona como tal de maneira espontânea. Logo, ele não deve ser contratado para atuar mediante pagamento. 

Diante disso, cabe aos times de Comunicação, Marketing e Relações Públicas, identificar quem são esses indivíduos e tentar uma aproximação com eles. É importante demonstrar a gratidão da empresa e se colocar à disposição para fornecer informações, convidar para eventos, entre outras ações pertinentes. 

Agora, como fazer isso? Confira nos tópicos que seguem!

Faça monitoramento de mídias

Acompanhar tudo o que é dito sobre a marca ou o mercado no qual ela está inserida é humanamente impossível na dinâmica virtual da atualidade. Logo, contar com soluções tecnológicas que fazem esse monitoramento é essencial.

Com esse tipo de plataforma, é possível identificar influenciadores e embaixadores. Inclusive, determinando rapidamente se as ações deles são benéficas para a reputação da empresa. 

Nova call to action

 

Pratique o social listening

A escuta ativa do que as pessoas estão falando online sobre a companhia, seus produtos e serviços também é muito importante no processo de reconhecimento dos embaixadores. 

Por meio dela, é possível verificar as nuances dos diálogos virtuais e, a partir disso, se aproximar dos indivíduos mais ativos e com grande influência. 

Analise os potenciais embaixadores

Um passo importante nesse esforço é separar o joio do trigo: nem todo mundo que fala muito (e muito bem) sobre a marca pode ser considerado um embaixador benéfico. 

Há pessoas cujas atitudes nem sempre condizem com seus discursos em algumas redes sociais, e isso pode, em médio e longo prazo, prejudicar a reputação da empresa.

Por isso, fazer uma análise criteriosa do histórico de um potencial embaixador de marca é importante. 

Aproxime-se com moderação

Feito o mapeamento dos embaixadores da marca, vale a pena começar uma aproximação com essas pessoas. Isso pode ser feito no nível mais básico, como respondendo as publicações e agradecendo pelo carinho, e também por meio do envio de “mimos” esporadicamente. 

Com a evolução da relação, também pode-se ponderar o compartilhamento de informações, antecipação de lançamentos, convites para participação em eventos, entre outras ações.  

Resumindo

Um embaixador da marca é uma pessoa que voluntariamente representa a empresa com um tom de voz positivo. Sua principal característica é demonstrar paixão pelos produtos e/ou serviços, posicionando-se com seriedade sempre que alguém faz uma crítica infundada, além de colaborar sanando dúvidas, entre outras atividades.

É importante contar com embaixadores que sejam influentes no ambiente online pelo efeito que provocam ao usar as mídias digitais e pela credibilidade que carregam junto ao seu público. 

Com isso, eles podem usar seus perfis na web para criar conscientização e defender a marca, inclusive ganhando reputação em nichos específicos.

Diferentemente dos promotores e garotos propagandas, que são contratados para desempenhar ações de Marketing, os embaixadores tendem a ter uma atuação mais orgânica. E isso é muito valorizado pelo público em geral, que se sente confiante para, entre outras coisas, decidir uma compra

Em suma, um embaixador de marca pode trabalhar para tornar a empresa mais visível, humana e confiável. Ele incrementa a boa imagem corporativa, o que tem efeitos positivos para o sucesso mercadológico. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação e Marketing.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.




Artigos Relacionados