Marketing de Influência: como posicionar sua empresa no ambiente digital

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

“Famoso quem?”. É cada vez mais comum ouvirmos essa frase na era das mídias sociais, certo? De uma hora para a outra, as redes foram tomadas por novas figuras públicas, verdadeiras celebridades — ou não — em nichos muito específicos. Claro que isso é uma oportunidade para as empresas: chegou a hora de falarmos sobre Marketing de Influência.

Essa nova abordagem em Comunicação e Marketing é muito similar ao que os profissionais de Relações Públicas faziam nas mídias tradicionais com a assessoria de imprensa. Basicamente, a ideia é nos aproximarmos dos novos influenciadores digitais para conseguir um contato ainda mais próximo com o nosso público. 

No post de hoje, você vai entender mais sobre esse conceito e, o que é mais importante, saber como monitorar e acompanhar a repercussão de influenciadores digitais para definir sua estratégia. Continue acompanhando!

O que é e como funciona o Marketing de Influência?

Em um primeiro momento, entendemos o Marketing de Influência como uma abordagem de Marketing Digital e Comunicação que tem como objetivo conectar marcas aos influenciadores digitais — e, consequentemente, aos seus potenciais compradores.

Acontece que, hoje, sabemos que essa definição não abrange totalmente o que é a estratégia. Isso porque, com a tecnologia, podemos mapear a reputação da marca junto aos influenciadores, o que é um bom termômetro da repercussão da empresa diante da mídia e da opinião pública. 

Dessa forma, é possível extrairmos informações que nos ajudam a definir não só quais parcerias podem ser mais vantajosas, mas também uma visão global da estratégia e dos resultados para a organização.

Entre os benefícios da abordagem, destacam-se:

  • estabelecer relação de confiança com o público;
  • conhecer o engajamento e a reputação da empresa junto aos influenciadores;
  • trabalhar com campanhas verdadeiramente segmentadas;
  • garantir resultados expressivos com o investimento realizado.

Quem são os influenciadores digitais?

Influenciadores digitais, ou influencers, são as pessoas que atuam nas redes sociais e que possuem um público considerável, seja ele abrangente ou nichado.

Um bom exemplo é o Whindersson Nunes. O Youtuber possui um número expressivo de inscritos em seu canal e, hoje, é uma referência em qualquer mídia social no País. Assim, esse é um caso de influenciador que sai da bolha dos nichos e atende um grande público.

Por outro lado, também temos influenciadores de nicho como o Azaghal (Deive Passos) e Alexandre Ottoni, do Jovem Nerd. Eles são muito famosos entre o público jovem que acompanha a cultura pop.

No entanto, embora tenhamos esses grandes nomes, não é só de celebridades que é formado o universo dos influencers — e aí vem a pergunta rotineira do “famoso quem?”. Hoje, temos o conceito de microinfluenciadores, que possuem um público menor, muitas vezes nichado, mas que também mostram potencial para as marcas.

Como funciona o Marketing de Influência?

Como deve imaginar, o Marketing de Influência garante às marcas um solo fértil para estabelecer novas estratégias e abordagens. Vamos entender a abordagem?

1. Estabeleça parcerias que fazem sentido

Por terem um contato muito próximo com o público — o que é bem diferente do que ocorre nas mídias tradicionais —, os influenciadores formam laços muito mais genuínos com a audiência.

Por isso, garanta que a parceria formada faz sentido, ou seja, verifique se a empresa realmente se comunica com o público do influencer. Não adianta olhar apenas para o número de seguidores. Às vezes um microinfluenciador pode trazer muito mais resultados para o seu negócio. 

2. Mapeie os resultados e gestão da reputação

Com as ferramentas certas, as empresas podem mapear os resultados com o Marketing de Influência e aprimorar constantemente suas estratégias.

Além disso, como vimos anteriormente, as tecnologias também permitem um mapeamento da reputação da empresa frente aos influencers, o que é fundamental para definir os melhores planos de ação para a comunicação do negócio.

[eBook] Novas métricas e indicadores de comunicação

3. Respeite a liberdade criativa do influenciador

A relação com os influenciadores deve ser horizontal, ou seja, de igual para igual. Você não vai querer que o influencer se comunique de forma “engessada”, certo? Afinal, a mensagem só irá surtir o efeito esperado caso o público se identifique com o que está sendo proposto. E isso não vai acontecer se você tentar padronizar a mensagem, concorda?

O ideal, portanto, é respeitar a liberdade criativa do influenciador para que ele possa comunicar o seu produto da forma como ele já faz no dia a dia com o público.

4. Tenha objetivos claros

Sua campanha precisa ter um objetivo claro. A ideia é gerar leads? Vender? Fomentar o awareness? Isso é importante não só para combinar melhor como vai ser a abordagem, mas, principalmente, para definir exatamente quais serão as métricas utilizadas.

Assim, você sabe exatamente o que esperar do resultado da sua campanha e pode estabelecer os próximos passos.

E aí, pronto para começar sua estratégia de Marketing de Influência? A gente falou um bocado de Gestão de Reputação por aqui. Para se aprofundar mais no assunto, baixe agora o nosso e-book Gestão de Reputação e Crise.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados