Agências de Comunicação: entenda a importância dessa consultoria para o sucesso da sua estratégia

Agências de Comunicação: entenda a importância dessa consultoria para o sucesso da sua estratégia

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Agências de Comunicação são empresas especializadas em auxiliar as organizações a dialogarem com variados públicos de maneira estratégica. Elas são cada vez mais importantes, pois a convergência midiática do atual momento requer métodos diferenciados e ações de alta complexidade.

Assumindo 100% das atividades comunicacionais ou sendo agentes de consultoria, uma boa agência de Comunicação pode trazer inúmeros benefícios. Do alcance da opinião pública à elevação da reputação corporativa, passando pelo relacionamento com a mídia e muito mais.

Pensando nisso, trazemos neste artigo:

  • um panorama dos serviços prestados por uma agência de comunicação;
  • uma lista das vantagens que sua empresa pode obter ao contratar uma;
  • os sinais mais claros de que está na hora de buscar esse tipo de parceria;
  • e muito mais.

Continue lendo!

Quando contratar uma agência de Comunicação?

Atualmente, há todo um mix de novas demandas que faz dos comunicadores corporativos líderes de desenvolvimento organizacional, como afirmam pesquisadores das universidades de Leipzig e Duisburg-Essen.

Da ampliação da opinião pública, trazida pelas plataformas digitais, aos novos comportamentos dos compradores. São muitas as frentes que fazem as empresas mais bem-sucedidas se preocuparem com a forma como se comunicam com seus stakeholders.  

Neste movimento, algumas organizações optam por terceirizar totalmente seus departamentos de Comunicação. Outras, com um time interno completo, buscam auxílio externo para seguir inovando e se diferenciando no mercado. 

Quanto à dúvida sobre a melhor hora para contratar uma Agência de Comunicação, podemos dizer que essa contratação é bem-vinda quando:

  • a empresa precisa melhorar seu posicionamento de marca;
  • o time interno não é suficiente para cumprir com toda a carga de trabalho necessária para dialogar com diversos públicos;
  • é preciso contar com soluções de alta complexidade — para estabelecer ou melhorar a relação com investidores, por exemplo;
  • a companhia entende que é necessário obter benchmarking para inovar de maneira incremental;
  • a marca está inserida em um mercado onde as crises de imagem são mais constantes e, portanto, é preciso fazer gestão preventiva de reputação;
  • e por aí vai. 

Quais os serviços prestados por agências de Comunicação?

Já quando o tema é o que esperar de uma agência de comunicação, o leque costuma ser bastante grande. Em linhas gerais, esses são os serviços mais comuns:

  • Planejamento: da pesquisa dos públicos ao desenho de objetivos a serem alcançados, uma boa agência costuma dar sentido às ações estratégicas de diálogo da marca com seus stakeholders.
  • Gestão de reputação: tratamento da imagem da marca por meio do diálogo propositivo com a opinião pública, bem como aproveitamento de oportunidades de exposição positiva da marca.
  • Produção de conteúdo: levantamento dos temas a serem abordados nos canais da empresa, a fim de levar conhecimento ao mercado e auxiliar campanhas de Marketing, Relações Públicas e até vendas. 
  • Assessoria de imprensa: treinamento de porta-vozes para lidar com a mídia, ações de relacionamento com jornalistas, sugestões de pauta, tratamento de crises, entre outros. 
  • Interface com outros departamentos: colaboração com áreas como Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado. Para intercâmbio de informações ou mesmo fornecimento de insights obtidos junto aos públicos de interesse. 
  • Comunicação interna: planejamento e execução de ações comunicacionais com funcionários, fornecedores e parceiros de negócios. 
  • Design: produção de materiais gráficos para as mais variadas ações comunicacionais da empresa. 
  • Mensuração de resultados: definição e monitoramento de indicadores de desempenho e métricas, para dimensionar os retornos sobre os investimentos (ROI). 
Guia prático do ROI em Comunicação: monitore e mensure a contribuição da área para as estratégias do negócio - 3ª edição

Quais benefícios uma Agência de Comunicação pode trazer para o seu negócio?

Veja agora as principais vantagens que as agências de Comunicação costumam trazer às empresas. 

1. Perícia

Contratar uma agência de comunicação é benéfico porque ela é composta por especialistas em seu campo. Como sabemos, são necessários anos de experiência para entender as comunicações empresariais e, quando se trabalha com profissionais que já passaram por diversas situações, há mais garantias de superação de desafios. 

O background de uma boa agência gera economia de tempo e dinheiro, pois tudo é amparado por métodos já amplamente testados.

2. Economia de tempo

Ao contratar uma agência de comunicação, gestores e analistas internos se dedicam a gerenciar as ações. Eles não precisam ocupar grande parte do seu dia fazendo atividades operacionais.

Com isso, pode, por exemplo, garantir mais interface com a alta hierarquia e ter uma atuação mais analítica e consultiva.  

3. Ampliação das perspectivas

Como as agências de Comunicação são externas à organização, elas costumam ser bastante objetivas. São capazes, por exemplo, de visualizar o quadro geral e fazer recomendações sobre como se comunicar de uma maneira que funcione bem, considerando fatores que, muitas vezes, não são percebidos por quem está mergulhado no dia a dia operacional.

Ter uma perspectiva objetiva sobre os materiais de comunicação ajudará a organização a transmitir a mensagem às pessoas certas no momento certo. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de lidar com a imprensa, os influenciadores e líderes de opinião. 

4. Objetividade

Há a lenda de que, na Comunicação, os resultados nunca são garantidos e muitas vezes são subjetivos. Mas uma boa agência tem certas vantagens quando se trata de tornar a obtenção de retornos sobre o investimento palpáveis

Especialmente se for uma empresa que une tecnologia e habilidades analíticas de seus profissionais. Com isso, ela consegue definir métricas para cada uma das ações (ou projetos, campanhas) para medir com máxima precisão os resultados. 

Guia das Áreas de Comunicação e RP na Era dos Dados 3ª edição

O que aprendemos sobre agências de Comunicação

As agências de Comunicação são especializadas em profissionalizar a forma como as empresas se comunicam com seus públicos. Elas podem assumir 100% das operações ou servirem como consultorias de apoio, trazendo um olhar externo que favorece a inovação.

Normalmente, as empresas que investem nos serviços desse tipo de empresa estão em busca de melhorias em sua reputação, bem como em ganhar espaço positivo na mídia e lidar com uma opinião pública em constante efervescência.

Fazem isso tanto para liberar seus profissionais internos de grandes volumes de demandas operacionais quanto para fornecer a eles inteligência e diferenciais competitivos. 

Que tal, você já havia pensado em agências de Comunicação pela perspectiva que trouxemos neste artigo?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas  Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados