Planejamento de Comunicação 2022: comece agora a trabalhar na reputação da sua marca

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O planejamento de comunicação 2022 já está em pauta na maioria das empresas. Especialmente naquelas que adaptaram sua estratégia comunicacional às novas realidades do mercado. 

Pensando nisso, resolvemos trazer essa reflexão. Continue lendo para entender por que seu plano de comunicação corporativa para o próximo ano deve ser ainda mais pautado em dados e como fazer isso!

Planejamento de Comunicação 2022: dicas para alinhar o discurso e conquistar espaço na mídia

A importância do planejamento de comunicação

Tradicionalmente, as empresas B2C colocam uma ênfase maior no valor estratégico das comunicações do que as B2B. Como resultado, elas investem mais, desenvolvem processos mais fortes e, consequentemente, dão mais relevância aos departamentos de Comunicação.

Mas o panorama do B2B está mudando e a importância estratégica das comunicações está se tornando muito mais evidente nos últimos anos. Isso está acontecendo porque:

  • os compradores profissionais estão mais exigentes e atentos ao relacionamento com potenciais fornecedores;
  • o sucesso empresarial não depende mais apenas das percepções dos clientes e prospects; agora é preciso dialogar com outros atores que, de alguma forma, interferem em como a marca é vista;
  • a reputação corporativa assumiu um valor central e está em constante corda bamba, uma vez que o fluxo comunicacional é ininterrupto.

Dentro disso, o planejamento de comunicação é essencial, pois é nele que a organização define seus propósitos de diálogo com stakeholders e as metas alcançar.

Além disso, neste esforço estratégico é possível detectar pontos de melhoria para elevar a imagem da marca, entre outras vantagens competitivas. A seguir, confira quais são os principais.

Alinhamento com os objetivos de negócios

As tendências sociais emergentes geram novas demandas comunicacionais para as empresas. Por exemplo, lidar com um número maior de stakeholders periféricos (para além de clientes, funcionários e parceiros) e também administrar ruídos, detrações e fake news.

Neste movimento, é necessário ter uma visão estratégica sobre a comunicação — com os profissionais da área se posicionando como líderes de desenvolvimento organizacional, como recomenda um estudo das universidades de Leipzig e Duisburg-Essen

Sendo assim, o planejamento serve também como ponto de convergência entre a área de Comunicação e os objetivos estratégicos do negócio.   

Integração e unificação do discurso

Quando o negócio é pequeno, é relativamente fácil manter todos na mesma página. No entanto, conforme ele se desenvolve, fica mais difícil manter a coesão do discurso.

Por isso, um planejamento de comunicação ideal é aquele que envolve as comunicações internas e externas da empresa. E mais: é o tecido conectivo que garante a consistência de uma marca em todos os canais e alinha os esforços comunicacionais com os objetivos estratégicos de negócios.

Facilidade de medir resultados

A dificuldade de tangibilizar resultados é bastante evidente nas organizações que não fazem planejamento de comunicação. Isso porque, tal qual acontece com outras áreas, é preciso estabelecer métricas e indicadores que quantifiquem e qualifiquem as ações, os investimentos e os retornos.

Ao documentar os objetivos e definir os meios de alcançá-los, fica bem mais fácil estabelecer quais medidas acompanhar para uma mensuração mais precisa e confiável. 

Melhorias na imagem da marca

Se até pouco tempo fornecer produtos e serviços de qualidade bastava, agora é preciso ir além: transparecer uma imagem sofisticada. Ou seja, nunca a reputação corporativa foi tão importante quanto é hoje.  

Também nisso o planejamento de comunicação ajuda muito. É a partir dele que se estabelecem planos de ação para o diálogo eficiente com diferentes stakeholders e também para gerenciar crises de imagem.   

Nova call to action

A urgência de um planejamento de comunicação baseado em dados

Os profissionais que estão começando a esboçar seu planejamento de comunicação 2022 devem se atentar para a necessidade de torná-lo ainda mais guiado por dados. 

Uma forte razão para isso vem dos novos comportamentos dos stakeholders, que agora esperam experiências digitais, multicanalidade, conteúdos relevantes, intercâmbio de feedbacks e interações em tempo real. 

No afã de navegar por um mundo onde não faltam informações, as pessoas agora estão mais criteriosas. Logo, apenas as corporações que dominam os dados e, portanto, conhecem profundamente seus públicos e têm poder de projeção de futuro, se tornam diferenciadas e dignas de atenção. 

Na esteira dessa nova realidade, é preciso investir na segmentação dos públicos e na busca de insights por meio de mineração de dados, por exemplo. 

A boa notícia é que agora há mais condições técnicas para coletar, ordenar e analisar informações nos mais variados formatos. Mas o aproveitamento delas geralmente é maior quando as ações da área de comunicação são todas elaboradas a partir da inteligência de dados — o que requer capacidade analítica e acesso a ferramentas e métodos.

Em suma, empresas que investirem no planejamento de comunicação 2022 baseado em dados, terão mais facilidade para antever tendências, lidar com crises e fortalecer sua imagem no mercado.

Como tornar seu planejamento de comunicação 2022 mais orientado por dados

Agora, como fazer com que o planejamento de comunicação 2022 seja guiado por dados? Veja, a seguir, uma série de dicas práticas!

Reveja o posicionamento e os objetivos

O passo inicial é sempre fazer uma auditoria interna para entender a maturidade da comunicação na empresa. Faça isso reunindo os profissionais da área e também outros departamentos. Afinal, eles podem trazer uma visão mais ampla das demandas além de ideias.

Também recomenda-se analisar quais são os objetivos atuais da Comunicação e ver se eles ainda fazem sentido ou se é preciso incrementá-los ou modificá-los. 

Uma dica: use o método SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound) para se certificar de que cada meta seja específica, mensurável, atingível, realista e temporizável.

Levante os stakeholders

Em seguida, reveja os públicos de interesse da empresa. Lembre-se que os stakeholders se dividem em dois grupos: 

1) primários, proprietários, lideranças e funcionários;

2) secundários: clientes, fornecedores, órgãos governamentais, entre outros.

Mas vá além, mapeando também formadores de opinião (jornalistas, veículos de comunicação etc.) e influenciadores, que de alguma maneira podem falar sobre a marca, principalmente nas redes sociais. Esses atores não podem ficar de fora seu plano de comunicação em 2022.  

Avalie os canais 

Outro passo importante é a avaliação de quais canais de comunicação realmente são eficazes na estratégia de comunicação da sua empresa. Por exemplo, é mesmo necessário manter um perfil corporativo em todas as redes sociais? 

Para cada canal, é preciso traçar planos de ação e objetivos claros, sempre tomando cuidado para não dedicar esforço com métricas de vaidade, que não trazem valor real ao negócio. 

Verifique o organograma da área

O organograma da área também deve estar bem claro para todos os envolvidos. E nada melhor do que reavaliá-lo e, se necessário, organizá-lo no planejamento de comunicação 2022. 

Talvez seja o momento de modificar as atribuições dos profissionais, fazer novas contratações e até terceirizar funções. Isso inclui também trabalhar para obter mais colaboração de outros departamentos, especialmente das lideranças.   

Eleve as capacidades analíticas da equipe

Entrando mais a fundo na questão da orientação por dados, um passo essencial é tornar o dia a dia dos profissionais mais analítico, menos pautado pelo operacional. Para isso, é preciso investir em capacitações.

Além disso, fornecer ferramentas para o time coletar, processar e analisar dados é bastante recomendado. Dessa forma, ficará mais fácil realizar processos como:

  • monitoramento de mídias:  ouvir quem está dizendo o quê sobre a marca, os concorrentes, a movimentação do segmento e qualquer outro tópico importante para as operações;
  • definição e acompanhamento de métricas de reputação:  mapear a performance da marca, detectar exposições negativas, avaliar contextos de citações e comparar os dados com os da  concorrência;
  • relacionamento com influenciadores: identificar pessoas que iniciam diálogos sobre sua empresa ou seu segmento com seu público-alvo, e traçar  planos  de  aproximação com elas;
  • gestão e gerenciamento de crises de imagem: antecipar pontos de vulnerabilidade e agir preventivamente ou, no caso de problemas concretizados, atuar rapidamente para neutralizar impactos negativos à reputação. 

Resumindo

Um planejamento de comunicação sólido e pautado em dados para orientar estratégias e tomadas de decisões será fundamental em 2022. Isso está bem claro para as empresas que entenderam que nos últimos dois anos houve um amadurecimento grande nesta área, o que eleva a competitividade a outro nível.

Afinal, se 2020 fez com que a maioria das organizações se esforçasse para se conectar remotamente com os stakeholders, 2021 foi marcado pelo surgimento de locais de trabalho híbridos. E 2022 promete ser um ano de consolidação de tendências que até então só estavam no campo das promessas.

Em suma, um bom planejamento de comunicação 2022 vai depender da capacidade dos profissionais da área de conjugar a inteligência de dados com os objetivos estratégicos do negócio. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça a Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados