Comunicação Corporativa e Marketing: 7 dicas de como integrar ações entre as áreas

Comunicação Corporativa e Marketing: 7 dicas para integrar ações entre as áreas

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Os limites entre Comunicação Corporativa e Marketing estão cada vez menores, criando novos desafios e muitas oportunidades. É o que afirma um recente estudo da Edelman.

Segundo essa importante consultoria, as companhias mais bem-sucedidas globalmente já não veem esses dois departamentos de maneira separada. Especialmente porque entenderam que o que importa é a experiência proporcionada aos stakeholders em todos os pontos de contato.

Agora, como promover a integração entre esses times? É o que vamos te ajudar a visualizar aqui, seguindo esses tópicos:

  • por que Comunicação Corporativa e Marketing precisam trabalhar em estreita colaboração;
  • em quais frentes eles se diferenciam e onde podem convergir;
  • quais iniciativas podem ser tomadas para potencializar essa integração;
  • e muito mais!

Comunicação Corporativa Corporativa e Marketing: por que essas áreas precisam de integração?

Um departamento de Comunicação Corporativa é montado especificamente para representar a voz da empresa. Seu objetivo principal é gerenciar a reputação, dialogando com os stakeholders e cultivando com eles uma relação de proximidade e confiança. 

Essencialmente, os comunicadores empresariais são responsáveis ​​por interagir com aqueles que têm interesses na companhia, incluindo acionistas e investidores. Além disso, estabelecem contato proativo com a mídia, emitindo comunicados à imprensa e gerando cobertura noticiosa positiva.

Por outro lado, Marketing tem como foco impulsionar as vendas e enfatizar os benefícios dos produtos e/ou serviços fornecidos. Seu público-alvo consiste principalmente de compradores/consumidores. 

Falando assim dá a impressão de que a razão de existir dessas duas áreas é divergente. Mas isso não é verdade. 

Cada vez mais, as companhias mais bem-sucedidas têm trabalhado pela integração de Comunicação Corporativa e Marketing. Mais especificamente, em uma relação de complementaridade.  

E isso se dá por diversas razões, incluindo:

  • Garantir que todas as comunicações estejam alinhadas com a missão, visão e valores corporativos, fortalecendo a identidade da marca.
  • Manter a consistência da marca em todas as plataformas e pontos de contato com o público.
  • Otimizar o uso dos recursos, evitando duplicidades de esforços e aumento de gastos.
  • Melhorar a gestão de crises com respostas rápidas e unificadas.
  • Aumentar o engajamento dos stakeholders — de funcionários a clientes — com estratégias e abordagens inovadoras e coesas.
  • Reforçar a cultura corporativa, alinhando as mensagens internas com a imagem externa.
  • Ampliar o alcance das campanhas, atingindo públicos diversificados de maneira mais eficaz.
  • Facilitar o compartilhamento de feedbacks entre as equipes para ajustes rápidos sempre que necessário.

→ Confira, no quadro a seguir, alguns exemplos de diferenciação e pontos de integração entre essas duas equipes:

 

Comunicação 

Marketing

Pontos de convergência

Objetivo

Fortalecer a imagem e a identidade da empresa, gerenciando o diálogo interno e externo.

Promover e vender produtos ou serviços, focando no aumento de vendas e na satisfação do cliente.

Estratégias de marca, gerenciamento de crises.

Público-alvo

Funcionários, stakeholders (acionistas, investidores), mídia e sociedade em geral.

Clientes potenciais e existentes.

Eventos corporativos, lançamentos de produtos.

Canais utilizados

Relatórios anuais, comunicados à imprensa, intranet, redes sociais corporativas.

Publicidade, promoções, mídias sociais, e-mail marketing.

Mídias sociais, websites, blogs.

Mensagens

Institucionais, visando a transparência e a construção de uma boa reputação.

Focadas em vendas, características das ofertas, benefícios para o comprador.

Campanhas de responsabilidade social, comunicação de marca.

Avaliação de sucesso

Engajamento dos stakeholders, clima organizacional, cobertura midiática.

Aumento de vendas, conversões, ROI de campanhas.

Engajamento nas redes sociais, percepção de marca.

Nova call to action

7 dicas para integração das ações de Comunicação Corporativa e Marketing

1. Defina objetivos e metas

Desenhe objetivos e metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Dessa forma, você vai assegurar que ambas as equipes saibam o que é esperado e trabalhem juntas em direção aos resultados desejados para o negócio​​.

A definição de objetivos compartilhados promove a colaboração e foca no impacto coletivo das iniciativas conjuntas: aumento de receita, melhoria da imagem da marca e engajamento do cliente. 

Regularmente, revise e ajuste esses objetivos com base no desempenho e nas mudanças do mercado. Isso para garantir que as estratégias permaneçam relevantes e efetivas​​​​.

2. Escolha canais nos quais os dois times atuem conjuntamente

Esta escolha deve ser baseada em uma análise cooperativa das audiências-alvo, priorizando pontos de contato que ofereçam o maior alcance e engajamento para os objetivos estabelecidos. 

Com isso vai ficar mais fácil garantir que uma mensagem coesa seja transmitida em cada ação, conjunta ou separadamente, fortalecendo a presença da marca​​​​.

Basicamente, ao trabalhar juntos, os profissionais de Comunicação Corporativa e Marketing podem alavancar seus pontos fortes. Desde a produção de conteúdo até o design, passando pela criação de campanhas que ressoam profundamente com os públicos.

3. Crie ou reforce a cultura de colaboração

Para evitar a competição e incentivar o compartilhamento de ideias e dados, promova um ambiente onde a inovação é estimulada e as estratégias podem ser cocriadas. Isso aproveitando as forças de cada time para atingir objetivos comuns de maneira mais fluida​​.

Faça isso implementando sessões regulares de brainstorming, reuniões de alinhamento e plataformas compartilhadas de diálogo. Essas iniciativas encorajam o intercâmbio de insights valiosos e experiências, potencializando a criatividade e culminando em melhores resultados​​​​.

4. Elabore mensagens-chave consistentes

Essas mensagens devem refletir os valores, missão e visão da organização, garantindo que todas as comunicações, independentemente do canal, ofereçam uma experiência coerente aos stakeholders​​.

Vale a pena encorajar os profissionais dos dois times a colaborar no estabelecimento dessas mensagens. Além disso, é importante estabelecer margens de adaptação delas em diferentes pontos de contato.

Sempre visando proporcionar a melhor experiência, uma vez que o público em geral não diferencia departamentos e vê a marca como uma unidade. 

→ Leia também:

5. Estabeleça um acordo de nível de serviço

Criar um Acordo de Nível de Serviço (SLA) entre as equipes de Comunicação Corporativa e Marketing é essencial para definir expectativas claras e responsabilidades compartilhadas.

Com o SLA bem definido assegura-se que os times trabalhem de forma sincronizada, com total transparência e responsabilidade conjunta. Ou seja, direcionando os esforços para o sucesso mútuo e o alcance dos objetivos organizacionais.

6. Alinhe métricas e orçamentos

Também o alinhamento de métricas e orçamentos entre as equipes de Comunicação Corporativa e Marketing ajuda a otimizar o uso dos recursos financeiros e medir efetivamente os resultados. 

Definir métricas comuns também possibilita a avaliação consistente do desempenho das campanhas e iniciativas, o que é crucial para ajustes estratégicos e tomada de decisão baseada em dados. 

Isso requer uma comunicação constante e revisões periódicas para assegurar que os recursos estejam sendo alocados de maneira eficiente e que as metas estabelecidas estejam sendo atingidas​​​​.

Alguns dos parâmetros analíticos comuns incluem:

7. Mensure resultados e estimule pela melhoria contínua

Por fim, a medição de resultados é fundamental para integração de Comunicação Corporativa e Marketing. 

Para isso, utilize KPIs específicos de avaliação do sucesso das campanhas, como engajamento do público, alcance de campanha e conversões. Eles devem ser regularmente analisados permitindo ajustes rápidos sempre que for necessário​​​​.

Com os resultados devidamente acompanhados, incentive a melhoria contínua e proporcione feedbacks. Só assim os profissionais envolvidos vão saber em quais frentes precisam fazer melhorias, como podem aprender uns com os outros e, o mais importante: seguiram estreitando os laços.

Comunicação Corporativa e Marketing têm muito em comum, e podem entregar melhores resultados juntos

Nas organizações mais bem-sucedidas, Comunicação Corporativa e Marketing compartilham o objetivo fundamental de construir e manter uma imagem de marca forte, engajar audiências e promover o crescimento dos negócios. 

Trabalhando juntos, esses dois departamentos podem unificar mensagens, alinhar estratégias e potencializar o alcance e a eficácia de suas iniciativas. Essa sinergia permite consistência em todos os pontos de contato, melhorando a experiência dos públicos e potencializando resultados.

Na sua empresa, como está a integração entre Comunicação Corporativa e Marketing? 


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados