Entenda como a Cortex ajuda a desenvolver o Planejamento Estratégico da sua empresa

Entenda como a Cortex ajuda a desenvolver o Planejamento Estratégico da sua empresa

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabia que oito em cada dez empresas não fazem planejamento estratégico da maneira mais correta? É o que afirma o consultor de negócios Dan Prosser em seu best seller Thirteeners.

Esse dado é preocupante, especialmente num cenário de muita incerteza mercadológica. Afinal, as organizações precisam lidar com inflação, taxas de juros mais altas, escassez na cadeia de suprimentos e a perspectiva de recessão.

Pensando nisso, te convidamos a refletir sobre o tema. Neste artigo, você vai ver:

  • por que fazer o planejamento estratégico com antecipação é fundamental;
  • o que não pode faltar no direcionamento de estratégias da sua empresa;
  • como a Cortex te ajuda nesse processo;
  • e muito mais.

Confira!

Por que já dar um start no planejamento estratégico da sua empresa

Comecemos por lembrar que o planejamento estratégico diz respeito a usar o conhecimento disponível para documentar a direção pretendida de um negócio. Ele é usado para priorizar esforços, alocar recursos de forma eficaz, alinhar acionistas e funcionários e garantir que os objetivos sejam apoiados por dados e raciocínio sólido.

Não se trata de algo escrito em pedra, mas sim de um direcionamento. Afinal, como mudar uma rota que não foi traçada? Como saber aonde se quer chegar se um caminho a ser percorrido não for escolhido?

Pensando nessa dimensão direcional que pode ser modificada quando necessário, quanto antes a trajetória estratégica for definida, melhor. Isso porque oportunidades e riscos precisam ser minimamente previstos — sob o risco de, quando se mostrarem reais, as pessoas não saberem como agir.

Além disso, o próprio engajamento de todos os profissionais com os objetivos do negócio é alcançado mais facilmente quando os planos são traçados com bastante antecipação. E aqui um dado importante: 95% dos funcionários desconhecem a direção estratégica de seus empregadores, aponta um estudo publicado na Harvard Business School

Planejar com máxima antecipação é ter tempo hábil para envolver o maior número de pessoas, obter feedbacks e fazer benchmarking. É também ter margem cronológica para aparar as arestas antes de oficializar a visão de futuro e os planos de ação a serem adotados.  


7 passos essenciais do planejamento estratégico

  • Revise a situação do negócio, buscando projetar o futuro com base no cenário atual. → Pratique Análise SWOT.
  • Tenha clareza do público-alvo, com especial atenção para as buyer personas. → Analise em profundidade o perfil de cliente ideal
  • Estabeleça objetivos mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazo determinado. → Use o método SMART. 

eBook - Dimensionamento de Mercado: aprenda na prática como fazer esse tipo de análise

Como a Cortex te ajudar a desenvolver o planejamento estratégico

Aqui na Cortex, nos orgulhamos de tornar a cultura do planejamento estratégico muito mais sólida nas organizações. Isso porque fornecemos o que há de mais avançado em tecnologia, tornando tudo mais orientado por dados e, portanto, mais previsível e mensurável.

Não é à toa que somos a maior empresa de Big Data e Inteligência Artificial da América Latina: nossas soluções são divisoras de águas para nossos clientes.

Especificamente quando olhamos para o planejamento estratégico, nossa plataforma de plataforma de inteligência de vendas B2B contribui muito para essa tarefa. Confira, a seguir, como isso acontece!

A solução da Cortex...

Enriquece e higieniza registros

Facilita o cruzamento de grandes volumes de informações de fontes externas com os dados do próprio negócio (no CRM e no ERP, por exemplo). Complementando os campos que faltam e/ou eliminando os excessos.

Facilita o dimensionamento de mercado

Proporciona análise dos potenciais de um mercado e seus mais variados nichos. Em relação aos concorrentes ou às lacunas ainda não cobertas por outros players, mas também no que diz respeito às próprias capacidades da empresa de expandir sua atuação.

Ajuda a conhecer em profundidade o perfil de cliente ideal (ICP)

Dá acesso a bases de dados gigantescas e sempre atualizadas. Dessa forma, os profissionais conseguem fazer investigação detalhada das dores e dos desejos dos tipos de contas mais aderentes ao produto/serviço da empresa.

Proporciona previsibilidade de vendas

Via abordagem probabilística, facilita acompanhar a propensão de vendas e o atingimento das metas em tempo real. Inclusive facilitando, via mecanismo de recomendação por Inteligência Artificial, o cálculo sistemático de:

  • produto/serviço ideal para cada lead;
  • probabilidade de conversão do lead;
  • valor ($) provável do lead.

Ajuda a conhecer e explorar ao máximo as possibilidades dentro da carteira de clientes

Oferece o entendimento do perfil da base de clientes já conquistada por meio da análise de dados e mapeamento das principais características em comum entre eles. O que facilita segmentação, ações de upsell e cross-sell, fidelização de carteira, entre outras estratégias.

Eleva a mensuração de resultados a um altíssimo nível de acuracidade

A definição e o acompanhamento de métricas e indicadores de desempenho passam a ser ancorados em dados concretos.  


 

DIFERENCIAIS DA PLATAFORMA DA CORTEX (1)-1

Resumindo: o planejamento estratégico deve ser ancorado em inteligência de dados

O planejamento estratégico ajuda a definir uma direção clara de onde a empresa quer chegar. Ele permite que o alcance dos objetivos seja mais rápido, com custos monetários e de produtividade sob controles. 

Estruturá-lo com antecipação e guiando-se por dados concretos é cada dia mais fundamental. Do contrário, fica bem difícil engajar a equipe, perceber pontos de melhorias necessários e, principalmente, ter facilidade de reconfigurar a rota em tempo hábil.

Ao investir em inteligência de dados, desenhar e estruturar esse direcionamento estratégico deixa de ser uma tarefa tão difícil. Afinal, com tecnologia e habilidades analíticas superiores, a suposição sai de cena dando espaço a decisões bem mais acertadas.

Que tal, nós conseguimos te mostrar como a tecnologia da Cortex facilita o desenvolvimento do planejamento estratégico?  


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados