Mão segurando uma maquininha de cartão fazendo referência ao mercado de adquirência

Como a Inteligência de Vendas ajuda empresas de adquirência a expandir a base de clientes?

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Em constante crescimento, as empresas do mercado de adquirência enfrentam uma série de desafios, incluindo novas regulamentações e aumento da concorrência com o surgimento de fintechs. Para os profissionais responsáveis pela expansão da base de clientes neste ecossistema, os obstáculos também são significativos.

A boa notícia é que as equipes com alta maturidade comercial conseguem ser altamente competitivas. Elas são ágeis para definir o perfil de cliente ideal (ICP), planejar e executar abordagens eficientes, entre outras vantagens.

Neste artigo, vamos conversar sobre isso. Continue lendo para ver:

  • quais problemas Vendas, Marketing e Inteligência de Mercado têm para prospectar;
  • o que fazer para resolvê-los com rapidez e custos controlados;
  • como uma solução de Inteligência de Vendas faz a diferença nessa missão;
  • e muito mais!

As dificuldades encontradas pelas empresas de adquirência para expandir a base de clientes

Vamos diretamente aos percalços que os times de Vendas, Marketing e Inteligência de Mercado do segmento das adquirentes vêm enfrentando para expandir a base de clientes. Entre os principais, destacam-se os seguintes!

Processos manuais

A prospecção de novos clientes muitas vezes é realizada de forma manual, envolvendo a coleta e organização de dados desestruturados. 

Esse processo demorado e improdutivo consome recursos preciosos, impedindo o crescimento eficiente da base de clientes.

Alta pressão para gerar leads qualificados

Também há uma pressão constante sobre os profissionais para gerar um grande número de leads qualificados. Isso eleva o nível de exigência e cria um ambiente desafiador.

Ao mesmo tempo em que lidam com as transformações do setor, eles devem garantir que cada oportunidade seja valiosa e promissora.

Dados insuficientes ou incompletos

O planejamento estratégico depende de informações precisas e atualizadas sobre as empresas-alvo e os decisores de compra. Infelizmente, muitas vezes os profissionais precisam trabalhar com planilhas com dados insuficientes ou desencontrados.

Essa também é uma grande dificuldade para expandir a base de clientes. Afinal, dados enriquecidos e higienizados são essenciais para a tomada de decisões fundamentadas e o desenvolvimento de abordagens personalizadas.

Pouco detalhamento das contas prospectadas

A falta de detalhamento sobre as empresas a serem prospectadas é uma dificuldade que merece reflexão.

Sem informações relevantes sobre o perfil dos clientes ideais, é difícil definir estratégias adequadas, prejudicando a eficácia das atividades de prospecção.

Falta de visibilidade do potencial de expansão

Por fim, a amplitude do mercado endereçável também pode dificultar o dimensionamento e a segmentação adequada. 

A falta de visibilidade sobre o potencial de expansão prejudica a identificação de oportunidades lucrativas e pode resultar em estratégias de crescimento inadequadas.

O poder da geolocalização na expansão da base de clientes

Conforme vimos, as empresas adquirentes precisam incorporar alta tecnologia em suas estratégias comerciais. Do contrário, perdem competitividade e tornam bastante difícil a vida de seus profissionais encarregados de expandir a base de clientes.

Uma das soluções mais úteis é a geolocalização. Por meio dela, é possível determinar a localização geográfica (longitude e latitude) de dispositivos conectados à web usando GPS, Wi-Fi e redes celulares.

Em outras palavras, triangulando dados emitidos por maquininhas de cartão de crédito, por exemplo, pode-se escolher uma região com alta densidade de potenciais clientes. A partir daí, a busca da lista de prospecção fica mais direcionada; mais certeira.

→ Esse mapeamento por geolocalização pode ser realizado com o auxílio de soluções como as oferecidas pela Geofusion

O suporte da Inteligência de Vendas na expansão da base de clientes

Em um contexto mais amplo, as dificuldades de expansão da base de clientes podem ser superadas com uma solução de Inteligência de Vendas. 

Esse tipo de plataforma usa Inteligência Artificial, Data Science e Big Data sobre dados de mercado e de empresas para acelerar resultados de Marketing e Vendas. Na prática, permite capturar um vasto volume de dados da Internet — estruturados ou não —, conectá-los aos registros internos e analisá-los em escala.

Inteligência de Vendas B2B, da Cortex

Um exemplo é a plataforma Sales Intelligence da Cortex. Ela é a mais poderosa da América Latina, pois conta com modelos matemáticos exclusivos e mais de 17 mil fontes de dados abrangendo 179 milhões de empresas em 150 países.  

Com Inteligência de Vendas B2B é possível, por exemplo, mapear potenciais clientes por geolocalização e cruzando informações públicas. Isso se dá por algumas funcionalidades como: 

  • Dashboard com overview tecnológico, muito útil para:
    • visualizar graficamente todos os dados coletados pela plataforma e customizar a sua análise;
    • usar filtros como o nível de adoção de tecnologia, presença digital, localização das empresas, principais áreas de atuação, número de funcionários, faturamento e tecnologias populares. 
    • analisar mais de 70 tecnologias de pagamento online e mais de 237 mil empresas.
  • Recomendações de negócios, a partir de:
    • um modelo matemático que interpreta as principais características da sua carteira de clientes, potencializando o fechamento de negócios;
    • indicação de empresas semelhantes às que você já atende, sugerindo as melhores de acordo com a probabilidade de conversão, o valor provável do contrato e a oferta mais aderente;
    • acesso aos contatos B2B de cada empresa identificada, para uma abordagem certeira e com menor interferência de gatekeepers.
  • Integração com CRM e fontes de dados internos com API, para, em um único ambiente:
    • acompanhar resultados em tempo real.
    • obter insights a partir de painéis flexíveis;
    • disparar ações de melhoria.

Em suma, a plataforma da Cortex facilita o dimensionamento de mercado em toda a sua extensão; decifra a concorrência; define e estuda o perfil de cliente ideal; identifica os meios de pagamento utilizados por empresas para detectar oportunidades; estrutura e organiza informações precisas para fundamentar as decisões ágeis e eficientes, e muito mais. 

Inteligência de Vendas para expandir a base de clientes: tecnologia e capacidade analítica para superar os desafios das empresas adquirentes

As empresas adquirentes vivem um momento de inflexão: por um lado, um mar de oportunidades se abre com a transformação digital; por outro, há desafios importantes a serem superados.

Para os profissionais encarregados de expandir a base de clientes neste ecossistema, os obstáculos também são grandes. Eles giram em torno da dificuldade de mapear um mercado imenso, onde é difícil obter informações precisas para gerar leads qualificados, prospectá-los e fechar vendas.

Contudo, os times que unem tecnologia e habilidades analíticas superiores conseguem superar os problemas. Especialmente aqueles que contam com soluções de geolocalização e plataformas de Inteligência de Vendas, como as que a Geofusion e a Cortex oferecem.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.

 


Artigos Relacionados