Agência de Comunicação: aprenda a escolher a mais adequada para o negócio

Agência de Comunicação: aprenda a escolher a mais adequada para o negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Uma agência de Comunicação é uma empresa especializada em profissionalizar a forma como as companhias se comunicam com seus públicos. Ela pode assumir 100% das operações ou servir como consultoria de apoio, trazendo um olhar externo que favorece a inovação.

Agora, você sabe o que deve ser avaliado na hora de contratar esse tipo de fornecedor? Continue lendo, pois aqui vamos te mostrar:

  • o papel de uma agência de Comunicação;
  • os sinais de que é hora de contratar seus serviços;
  • as características que não podem faltar ao avaliar essa contratação;
  • e muito mais! 

Qual o papel de uma Agência de Comunicação?

Uma agência de comunicação é uma peça-chave no mundo dos negócios, atuando como uma ponte entre as empresas e seu público. Ela ajuda as companhias a dialogarem eficazmente com seus públicos, tanto em comunicações externas quanto internas.

Com o aumento das plataformas de mídia social e a diversidade de canais de comunicação, agências de comunicação oferecem suporte externo para navegar por estratégias complexas.

Isso acontece, pois esse tipo de empreendimento conta com profissionais especializados em fornecer estratégias personalizadas que atendem a todos os tipos de públicos. 

Além disso, uma boa agência de comunicação desempenha um papel fundamental em Relações Públicas digitais, ajudando na obtenção de mídia espontânea, gestão de reputação, entre outras frentes.

Normalmente, as empresas contratam agências de comunicação como apoio externo. Ou seja, elas mantêm um time próprio e terceirizam atividades que precisam de experiência de mercado.

Em suma, o papel de uma agência de comunicação é auxiliar as organizações a se manterem conectadas a seus stakeholders de maneira estratégica. Esse tipo de trabalho é cada dia mais importante, pois a convergência midiática do atual momento requer métodos diferenciados e ações de alta complexidade.

→ Leia também:

Como uma agência de Comunicação impacta na estratégia do seu negócio

Quais são os sinais de que está na hora de contratar uma agência de Comunicação?

Há vários motivos pelos quais se deve considerar a contratação de uma agência de Comunicação. Entre os mais comuns, destacam-se:

  • Dificuldade em definir e comunicar a identidade da marca. Se a empresa luta para estabelecer uma voz clara e consistente, uma agência pode ajudar com seu olhar externo, ampliando as perspectivas e aplicando técnicas e métodos especializados.
  • Sobrecarga do time interno. Quando os comunicadores corporativos têm excesso de trabalho e não dão conta das demandas, é hora de buscar suporte externo.
  • Necessidade de estratégias comunicacionais mais complexas. Sempre que a companhia enfrenta desafios de diálogo com o público, como gestão de crises ou relações com investidores, contar com consultores externos pode ser uma boa saída.
  • Baixo desempenho em campanhas de Marketing e Comunicação. Quando as iniciativas não estão gerando os resultados esperados, uma agência externa pode resolver fornecendo expertise para a implementação de novas abordagens.
  • Desafios na gestão de reputação. Com a crescente exposição pública, o número de crises de imagem pode se intensificar. Logo, é hora de olhar para o mercado e encontrar uma agência experiente e bem relacionada, que recomende e aplique as melhores práticas já testadas e que tragam bons resultados.
  • Necessidade de insights e análises mais profundas. À medida em que a maturidade comunicacional da empresa se amplia, os comunicadores são cobrados a ter uma atuação mais analítica e propositiva. Por isso, terceirizar determinadas funções pode tornar tudo mais fácil e, principalmente, ágil.
  • Expansão para novos mercados. Se a empresa está se expandindo para novos nichos ou regiões, vai precisar de ajuda para entender seus novos públicos e se comunicar efetivamente em diferentes contextos culturais e linguísticos.
  • Desejo de inovação e diferenciação. Para se destacar da concorrência e inovar, a contribuição de uma agência de Comunicação é muito bem-vinda — sobretudo porque consultores externos têm um olhar menos "viciado"; conseguem contribuir com perspectivas mais amplas a partir de sua experiência mercadológica.

Como escolher a Agência de Comunicação mais adequada para o seu negócio?

Ao escolher uma agência de Comunicação, uma série de critérios precisa ser considerada. Confira, a seguir, o que observar.

Especialização e experiência

Procure por agências com experiência comprovada no setor de atuação da sua empresa. Além disso, olhe para o histórico de campanhas bem-sucedidas em áreas semelhantes à sua.

Outro ponto a se observar é o grau de experiência dos profissionais das agências que estão sendo avaliadas. Normalmente, as melhores são aquelas compostas por jornalistas, publicitários, analistas de RP e consultores com longa carreira.

Abordagem estratégica e criativa

Feita a primeira triagem, olhe para as agências que permanecem na lista e avalie como elas planejam e executam suas estratégias. 

Neste quesito, uma boa agência é aquela que consegue equilibrar criatividade com abordagens táticas sólidas e consistentes.

Capacidades de pesquisa e análise de mídia

Outro predicado essencial em uma agência de Comunicação é a capacidade de realizar pesquisas aprofundadas. Por exemplo, selecionar os meios de comunicação mais eficazes com os quais a marca deve se relacionar.

Da mesma forma, o grau de proatividade consultiva tem muito a dizer sobre a eficácia de uma agência. Ou seja, o quão propositiva é a empresa na hora de propor soluções comunicacionais, especialmente relacionadas aos agentes de mídia. 

Aparato tecnológico

Cada vez mais, é preciso verificar como as agências de Comunicação lidam com a tecnologia. 

Isso porque na rapidez com que o mercado se modifica, é preciso contar com serviços de análise de dados — observação de reputação de marca em tempo real, análises preditivas, e assim por diante. 

Relacionamento com o cliente

A agência de Comunicação a ser contratada deve ser capaz de estabelecer uma comunicação clara e eficiente com sua empresa. Dessa forma, garante que as necessidades e expectativas sejam atendidas.

Por isso, vale a pena saber de que forma é feito o suporte, como e com que frequência o time interno poderá consultar, de que maneira são demonstrados os resultados, entre outras frentes.  

Flexibilidade e adaptação

Em um ambiente de negócios em constante mudança, a agência de Comunicação precisa ser altamente adaptável. Isso implica em flexibilidade para modificar abordagens conforme sua companhia avança no mercado. 

Custo-benefício

Por fim, avalie se os serviços oferecidos pela agência estão alinhados com o orçamento e as expectativas de retorno sobre o investimento (ROI).

Basicamente, é preciso controlar o ímpeto de contratar a empresa mais barata. Uma vez que um bom serviço tem seus custos e, portanto, pode gerar melhores resultados.

Conseguimos te mostrar o que avaliar ao contratar uma agência de Comunicação?

Se você está em busca dos serviços prestados por esse tipo de empresa, é porque está em busca de melhorias de reputação corporativa. No detalhe, precisa ganhar espaço positivo na mídia, lidar com a opinião pública, entre outras necessidades.

Não importa se a ideia é terceirizar 100% as atividades de diálogo com o mercado ou apenas obter apoio para o time interno. A avaliação precisa ser bastante criteriosa, pois a parceria a ser estabelecida precisa render bons frutos.

O que é certo é que ao contratar uma boa agência de Comunicação, seu negócio está dando um passo decisivo em direção a uma maior maturidade comunicacional. 


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados