O novo perfil do profissional de comunicação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • O que mudou no mercado da comunicação com a tecnologia
  • As principais tendências que o profissional do setor precisa acompanhar
  • Quais competências são essenciais para o comunicador na era digital

Se você é comunicador por formação, aposto que, ao ingressar no mercado de trabalho, sofreu um “choque”, não foi? Calma, isso é comum. Na maioria das vezes, o que aprendemos na faculdade é diferente do que é exigido no dia a dia do profissional de comunicação ou relações públicas.

E isso acontece porque, com tantas mudanças, ferramentas e novas abordagens surgindo, as universidades simplesmente não conseguem acompanhar o ritmo do mercado.

Portanto, o grande desafio enfrentado pelo comunicador na era digital é se adequar a essa nova realidade e quem não se reinventar, está fadado a perder espaço. Quer saber o que é preciso fazer a diferença no mercado e garantir seu crescimento? Então, continue lendo!

Perspectivas sobre o mercado de comunicação

Diante da transformação digital, profissionais de todos os segmentos e níveis hierárquicos precisam se ajustar a um novo cenário. Isso inclui adquirir conhecimentos, fazer networking e englobar novas competências no perfil.

Quando falamos sobre comunicação, podemos, inclusive, observar uma convergência não só de mídias, mas de funções com o marketing digital. 

Em outras palavras, isso quer dizer que jornalistas, assim como RPs, têm que se atualizar. É preciso adotar práticas mais inteligentes e “marketeiras” para obter resultados mais expressivos. As relações públicas, mais especificamente, vêm passando por um momento de transição, ou seja, há muito espaço para inovar e deixar sua marca no mercado.

Entretanto, com a transformação digital e a era dos dados batendo à porta, estratégias e conceitos que funcionavam em outras épocas deixaram de ser tão eficientes – na verdade, estão ultrapassados. Quer dois exemplos disso?

  1. A centimetragem, que não é mais uma métrica de reputação tão relevante e está aos poucos sendo substituída por indicadores mais assertivos;
  2. O release em forma somente de texto, enviado via fax ou e-mail.

Enquanto em outras épocas atingir a grande mídia era certeza de ótimos resultados, hoje é preciso ir além. Muitas vezes seu principal influenciador não está nos grandes veículos. Pode ser um jornal regional que se comunica com um público importante para o seu negócio, ou até mesmo um jornalista influente nas redes sociais.

Portanto, ter o mapeamento correto do que impacta a sua reputação é fundamental, e a tecnologia de dados é capaz de trazer grandes insights nesse sentido.

ebook_banner-email-comunicação

O novo perfil do comunicador na era digital

Cada vez mais o profissional de comunicação deve pensar em ações diferenciadas, observando como usar o novo comportamento de consumo e a era dos dados a seu favor. Trabalhar mais próximo de influenciadores digitais é um exemplo disso.

Percebeu a importância de ser cada vez mais estratégico? Agora vamos ver o que não pode faltar no novo perfil do profissional de comunicação.

Capacidade de pensamento multimídia

Quem se limita a estratégias tradicionais como montar longos textos corridos, distribuir à imprensa, fazer follow-up e contabilizar artigos que emplacaram está ultrapassado.

Isso porque os resultados gerados pelos press releases tendem a ser cada vez mais disputados, tendo em vista que as redações vêm encolhendo e as caixas de entrada dos jornalistas estão abarrotadas. São mais de 300 e-mails por dia, de acordo com a HoustonPR.

Enviar press releases na era digital se tornou mais complexo. Você precisa se atentar à relevância do conteúdo e às oportunidades de ter uma exposição positiva da marca. Hoje, ranquear nos mecanismos de busca, por exemplo, deixou de ser um objetivo exclusivo do marketing.

Áreas de comunicação corporativa também vêm produzindo releases e conteúdos voltados para o aumento de tráfego orgânico. É o chamado Inbound PR, um conceito inspirado no Inbound Marketing, mas aplicado à comunicação. Isso demanda dos profissionais da área conhecimentos em SEO, Link Building, produção de conteúdo para a web, entre outros.

Ademais, o comunicador precisa ser cada vez mais estratégico. Antes de desperdiçar energia em disparos de texto para um grande mailing, que tal testar novos formatos de mídia? 

Fotos, vídeos, podcasts, hiperlinks, infográficos e live marketing têm chamado bastante atenção dos usuários e podem tornar suas ações muito mais interessantes. Para você ter uma ideia, o consumo de vídeos no Brasil aumentou 135% entre 2014 e 2018, de acordo com o Google. É importante lembrar desses dados na hora de desenhar sua estratégia de PR.

Leia mais: Vídeos e podcasts são duas das principais tendências de comunicação para 2020

Mindset tecnológico

Com tantas possibilidades no meio digital, é preciso pensar em ações criativas e usar toda a tecnologia disponível ao seu favor. Isso porque as inovações podem te auxiliar de diversas maneiras a desempenhar melhor o seu papel e desenhar novas estratégias com agilidade e precisão.

Um mindset tecnológico significa deixar para trás práticas que estão ficando ultrapassadas, como o clipping tradicional. Com a atual urgência do mercado por resultados, é fundamental acompanhá-los em tempo real e integrá-los a outras fontes de monitoramento. Imagina perder um dia inteiro até descobrir uma notícia negativa sobre a sua marca?

Com o volume de notícias e a velocidade com que elas se propagam, a tecnologia pode ser uma valiosa aliada na hora de testar e validar hipóteses, além de permitir o gerenciamento de quaisquer acontecimentos em tempo hábil.

Um exemplo disso é que tem sido cada vez mais comum a adoção de ferramentas de Big Data para identificar assuntos emergentes nas mídias e aplicar o conceito de agendamento temático para auxiliar na produção de pautas e releases, por exemplo.

E não é só isso: existem muitas outras soluções para facilitar o dia a dia do comunicador: do monitoramento de redes sociais ao clipping interativo, saiba que há um jeito mais simples de fazer isso

Uma boa dica é: monte o seu aparato de apoio o quanto antes e conheça ferramentas confiáveis com recursos relevantes. Isso fará você ser mais valorizado e requisitado no mercado. Mais a frente, citaremos ferramentas indispensáveis para comunicadores modernos.

rock-content

Analítico e data driven

Como você já deve ter experienciado na prática, um dos desafios históricos das áreas de comunicação é comprovar os resultados e efetivamente gerar ROI para as empresas. Porém, a ciência de dados veio para dar visibilidade ao seu trabalho e solucionar esse gap. Por isso é tão importante desenvolver um perfil analítico e data driven.

Partindo da premissa de que na era digital tudo pode ser conectado e mensurado, olhar para os dados pode te ajudar muito. Para você ter uma ideia, o volume de dados previsto para esse ano é de mais de 40 trilhões de bytes, segundo o IDC. Se você souber usar as informações do seu nicho a seu favor, poderá obter insights valiosos.

Comunicadores com perfis mais analíticos também tendem a sair na frente na hora de alcançar cargos mais relevantes dentro de empresas. Isso porque mesmo com tantos benefícios, o uso de Big Data na comunicação ainda é incipiente. 

Apenas 36% dos profissionais de comunicação ou RP acreditam que suas áreas estejam preparadas para imergir na era dos dados, segundo relatório da USC Annenberg School for Communication. Que tal ser você a pessoa a liderar a transformação digital na sua empresa?

Com indicadores mais acurados, baseados em dados concretos sobre a performance de suas ações nos diferentes canais e mídias, é possível traçar novos rumos para a comunicação. Você terá um apoio para desenvolver ações mais certeiras e de baixo risco.

Banner-todos-os-materiais-1-Jul-21-2021-01-47-23-94-PM

Resumindo

O meio digital segue em constante mudança, com um volume gigantesco de informações geradas todos os dias. Profissionais de relações públicas e comunicação na era digital precisam ser capazes de incorporar a tecnologia no dia a dia, além de analisar e transformar dados em ações concretas.

Para isso, é preciso mergulhar em estudos, ferramentas e buscar oferecer soluções cada vez mais inteligentes para o negócio. Na era digital, a comunicação também precisa comprovar seu desempenho.

Nesse cenário desafiador, você, comunicador, precisa se atualizar frequentemente. Essa é a grande sacada para ser valorizado no mercado e ter mais oportunidades de mostrar seu trabalho. Quem fica estagnado corre o risco de entregar resultados incompletos e perder oportunidades preciosas de elevar a reputação de sua marca.


Sobre a Cortex

Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados