Entenda o que significa SDR e sua função na qualificação de leads!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Entender o que significa SDR e o papel desse profissional para área comercial de um negócio pode trazer consequências extremamente positivas para o aumento das vendas e eficiência nas etapas da jornada do cliente.

Afinal, a sigla representa o cargo de Sales Development Representative, cuja principal função é monitorar e filtrar os leads de uma empresa. Para que, assim, eles cheguem aos representantes de vendas prontos para fechar negócio.

Em uma realidade em que pelo menos 50% dos prospects não são compradores em potencial daquilo que as empresas vendem, segundo estimativa da Marc Way Shak, o papel desse profissional de pré-vendas se torna essencial para qualificar os leads que chegarão ao fundo do funil.

Portanto, quer entender mais sobre SDR e o significado dessa função? Leia o conteúdo até o fim.

O que significa SDR?

No Brasil, a função do profissional de pré-vendas é um excelente parâmetro para que você entenda o que significa SDR. 

Em resumo, por meio de uma lista de prospects adquiridos pelo Marketing, o objetivo dessa função é fazer o match entre as dores e perfil de consumo dos potenciais clientes com aquilo que a empresa oferece.

Dessa forma, a tendência é que os leads cheguem melhor qualificados e prontos para finalizar a compra com a empresa.

Como vivemos a era dos dados e esses insumos são fundamentais para ditar os rumos da tomada de decisão e do planejamento estratégico, o monitoramento feito pelo SDR tem como base informações relevantes do padrão de comportamento e perfil de consumo do público-alvo, o que chamamos de buyer persona.

Portanto, por meio dessa referência é feita a qualificação dos leads, tornando, assim, o trabalho do representante de vendas mais eficaz e produtivo para a empresa como um todo.

Imagine, por exemplo, a quantidade de tempo e recursos perdidos com ofertas feitas a potenciais consumidores que não dão match nem possuem o menor interesse em adquirir os produtos/serviços da marca?  

Quais as atividades de um SDR?

Agora que você entendeu o que é SDR, vamos falar um pouco sobre as atividades exercidas por esse cargo. Nesse sentido, elaboramos uma lista com as ações mais importantes. 

Confira:

  • monitorar o mapa de jornada do cliente e todas as interações feitas no decorrer do funil vendas para identificar oportunidades e as principais necessidades do lead;
  • fazer um primeiro contato introdutório, seja por e-mail, telefone ou plataformas de chat, como o WhatsApp;
  • identificar o fit entre o produto e as necessidades do cliente;
  • providenciar um contato com o vendedor e contribuir para melhorar a performance comercial.

Aliás, apresentar essa lista é importante para sublinhar um fato relevante: o Sales Development Represent não tem a função de fechar negócios ou oferecer ofertas. Na verdade, ele apenas funciona como um intermediário entre o representante de vendas e o lead classificado como uma boa oportunidade de negócio.

Quais são os tipos de SDR?

Não podemos concluir nossa explicação sobre o que significa SDR sem apontar os dois tipos de profissionais existentes para essa função: o SDR Low Touch e o SDR High Touch

Mas qual é a diferença entre eles? Nós explicamos a seguir:

Low Touch

Essa modalidade de representante de pré-vendas é voltada para clientes de ticket médio mais baixo e com um ciclo de vendas curto. Sua tarefa básica é entrar em contato com os prospects e avaliar suas qualificações para seguir no funil de vendas.

High Touch

Neste caso, é o SDR para vendas de ticket médio maior e com um ciclo de vendas mais duradouro. Esse profissional exerce uma metodologia de qualificação mais complexa, cuja análise perpassa variáveis como impacto no orçamento, urgência do prospect em fechar negócio, autoridade/dependência do consumidor para fechar o negócio, entre outras. 

[SI] Meetup - Data Analytics: conecte dados do site, aplicações e vendas para gerar insights

Quais os benefícios de investir em um SDR?

Basta entender o que significa SDR para intuitivamente já desvendar seus principais objetivos. 

O trabalho do representante de pré-vendas é um ponto de equilíbrio na jornada do cliente que traz mais eficiência, redução de tempo e de custos financeiros e que resulta, por fim, na melhor performance da equipe de vendas.

No final das contas, ganha a empresa com mais conversões, receitas e com um foco mais orientado para os objetivos e clientes que interessam.

Nessa jornada, contar uma uma boa ferramenta de inteligência de vendas é fundamental para dar suporte ao trabalho do Sales Development Representative com informações valiosas e estratégias sobre o público.

Há excelentes soluções disponíveis no mercado para tornar sua empresa data driven e otimizar os benefícios do seu pré-venda.

Gostou do conteúdo? Entendeu o que significa SDR, suas principais funções e vantagens para sua companhia vender mais? Leia nossas outras publicações no blog para aprender cada vez mais sobre inteligência de dados no mundo empresarial.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados