Entenda o que é customer intelligence e aumente suas vendas!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é customer intelligence? A prática consiste na coleta de dados e informações dos clientes de uma empresa. A partir disso, é possível definir perfis de comportamento e segmentar o seu público, aumentando a eficácia dos atendimentos e até mesmo de prospecções futuras.

Nos dias atuais, os consumidores sabem exatamente o que desejam. Assim, entender o que é customer intelligence nunca foi tão importante para o seu processo de tomada de decisão.

Dessa forma, como o próprio termo em inglês já indica, essa estratégia foca em inteligência, uma palavra de ordem para quem busca se diferenciar dos concorrentes e atender às necessidades do público-alvo na era dos dados.

Portanto, neste artigo, você descobrirá o que é customer intelligence, e como integrar a prática às estratégias de negócio é fundamental para converter leads, aumentar as vendas e se destacar frente à concorrência. 

Continue a leitura até o fim!

O que é customer intelligence e qual sua importância?

De forma objetiva, a inteligência do cliente, ou simplesmente CI, é o processo de coleta e análise de dados relacionados ao seu consumidor-alvo.

Portanto, o customer intelligence vai tratar do gerenciamento de Big Data nos mais variados bancos de dados que você construir sobre suas personas. O objetivo dessas ações é embasar decisões que melhorem a atração e o relacionamento com os clientes.

Afinal, nada melhor do que conhecer seu público para saber qual oferta fazer no timing certo, concorda? O histórico de interação do cliente com sua marca é uma fonte valiosa de informação. Confira, abaixo, alguns exemplos importantes para os mapeamentos de customer intelligence: 

  • serviços contratados; 
  • pesquisas realizadas; 
  • formulários preenchidos;
  • empresas com as quais o cliente tem relacionamento;
  • contato com centrais de atendimento.

Esses e outros dados, quando cruzados, são fundamentais para prever comportamentos e tendências de compra. Dessa forma, fica claro que aplicar o conceito de customer intelligence é fundamental para o aumento da competitividade em tempos de transformação digital.

Essa estratégia ajuda você a melhorar a relação entre os clientes e sua empresa. É preciso fazer isso de maneira rápida e eficiente, porque sua concorrência também buscará esse tipo de vantagem.

Quais informações coletar sobre seu consumidor?

As informações sobre o seu consumidor são essenciais, mas devem ser coletadas apenas com um propósito real.

Por isso, de nada adianta coletar dados pessoais e que identifiquem o seu cliente. O importante é entender seu comportamento e como seu produto gera valor na jornada dessa pessoa.

Portanto, sua estratégia de customer intelligence deve buscar entender de onde vem seu público-alvo e quais são suas características específicas. 

sales intelligence vendas o que é customer intelligence

Portanto, use da inteligência para entender hábitos de compra, como seus produtos são pesquisados, o modo de navegar pela internet, o consumo de campanhas de marketing e outras informações úteis. Esses são alguns entre os vários dados importantes para uma empresa reter ou prospectar mais clientes.

3 aplicações da customer intelligence para seu negócio

Até aqui, falamos sobre o que é customer intelligence e sua importância. Mas quais são as principais aplicações dessa prática nos negócios? 

Veja, abaixo, 3 tarefas nas quais é possível aplicar a CI. 

1. Promover a fidelização de clientes na sua empresa

Os métodos mais eficazes de customer intelligence possibilitam entender o que seus clientes precisam em tempo real, e atender a essas necessidades o mais rápido possível.

Dessa forma, o público permanecerá fiel à sua marca quando você trouxer respostas às dores que surjam durante a jornada de compra. Portanto, é essencial encontrar a solução, da forma mais ágil possível, antes que a concorrência supere sua estratégia.

2. Monitorar mudanças no mercado enquanto elas acontecem

Um modelo de customer intelligence apoiado por tecnologias robustas e dados confiáveis fornece um fluxo constante de informações sobre seus clientes e o setor em geral.

Isso significa que esses dados farão com que você esteja atualizado sobre os acontecimentos em todos os níveis do seu mercado-alvo. Assim, a inteligência do cliente em tempo real fornece insumos que podem ser úteis para tomar decisões ágeis e se antecipar a possíveis problemas e à volatilidade do segmento de atuação.

Monitorar os dados dos seus consumidores permite descobrir, por exemplo, se eles subitamente deixam de comprar, passam a gastar menos ou se estão utilizando os serviços do seu concorrente.

3. Melhorar a eficiência das estratégias de vendas

Você sabia que metade das empresas que mais investem na análise dos seus consumidores, vendem mais que seus concorrentes? O levantamento é da McKinsey. Porém, isso não é suficiente.

O sucesso de um negócio está no número de clientes que voltam a comprar. Isso significa que você não deve se contentar com a atração sem considerar a recorrência.

Dessa forma, é preciso garantir a retenção para continuar vendendo seu produto ou serviço frequentemente. É aqui que a customer intelligence é útil para te ensinar como usar a tecnologia para conquistar clientes.

A CI permite monitorar a jornada do cliente e identificar as áreas que você pode impulsionar, para que seus compradores tenham a melhor experiência de negociação. Se eles passarem sem problemas, é provável que retornem e se tornem fiéis à marca.

Entendi o que é customer intelligence. Como implementá-la no meu negócio?

A melhor forma de implementar a prática no seu negócio é por meio de uma plataforma inteligente de automação de dados.

Dessa forma, a Cortex pode te ajudar a coletar, enriquecer e analisar os dados para entender melhor sobre o seu mercado e tomar decisões assertivas. 

Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções que podem ajudar o seu negócio a crescer.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido o que é customer intelligence e a importância da sua prática para o aumento das vendas e uma maior solidez ao planejamento estratégico da companhia. 

Se deseja ler mais artigos como esse, fique de olho no nosso blog. Até a próxima!


Cadastre-se para receber nossos conteúdos do blog