Como conquistar clientes com a tecnologia

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Conquistar clientes é prioridade n° 1 em sua empresa?

Esperamos que você tenha respondido que sim, afinal, toda organização deve ter este objetivo se quiser prosperar.

A tecnologia vem ocupando um lugar de destaque na captação e retenção de clientes, pois as novas práticas e ferramentas tornaram possível proporcionar uma experiência ainda melhor para os consumidores.

No CONAREC 2018, o sócio da PwC, David Morrell, apresentou o estudo “O futuro da experiência do cliente 2017/2018”. Na pesquisa, identificou-se que o brasileiro é o cliente que mais valoriza a experiência: 89% dizem que é o fator que mais impacta a decisão de compra, contra 73% da média global.

Por isso, algumas empresas já utilizam um arsenal tecnológico para encantar clientes, como as iniciativas que listamos abaixo. Você não precisa investir em todas de só uma vez, é claro, mas é fundamental que elas sejam inseridas em sua estratégia o quanto antes.

  • ERP

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial, ou ERP, é um software dedicado ao gerenciamento de todos os processo da empresa. A visão unificada, a organização e a parametrização oferecidas por um ERP, além de garantirem o melhor funcionamento da companhia, também contribuem para que a percepção final do cliente seja positiva.

Como o ERP faz a gestão de todas as atividades diárias, do fluxo de caixa até a disponibilidade de estoque, é possível ter mais controle sobre a operação como um todo, otimizando e efetuando melhorias até nas pontas que chegam aos clientes.

Além disso, o ERP indica também quais são os melhores clientes da sua empresa de acordo com o histórico de compras e pagamentos – essa informação é muito valiosa para as suas campanhas de marketing e vendas.

  • CRM

Sua empresa precisa de um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente, mesmo tendo um ERP? Claro! O foco do CRM é cuidar exclusivamente da sua relação com seus clientes, por isso oferece uma série de funcionalidades que não existem no ERP.

O CRM, além de reunir e organizar todas as informações estratégicas sobre sua base de clientes, também oferece insights sobre perfil, aderência aos produtos e serviços e principais elogios e reclamações.

Ou seja, ele não existe somente para que seu time de relacionamento atenda prontamente às solicitações recebidas, mas também para que as áreas de marketing, vendas e novos negócios utilizem os dados em seu favor.

  • Automação de Marketing e Vendas

Tanto o Marketing quanto Vendas encontram na tecnologia uma aliada poderosa para conquistar clientes! A automação de processos – que antes eram feitos na unha ou simplesmente não eram possíveis – facilita o dia a dia, otimiza fluxos e potencializa os resultados dos profissionais atuantes nestas áreas.

Como exemplo podemos citar o Funil de Vendas, que pode ser acelerado através da automação e também o Account-Based Marketing, que pode ser impulsionado pela tecnologia em diversas etapas, mas especialmente na seleção de contas e distribuição de conteúdo.

  • Plataformas de Inteligência de Mercado

A Inteligência de Mercado, especialmente quando falamos de Big Data e Analytics, Data Mining, Inteligência Artificial e análises de dados, podem contribuir com o seu negócio em diversas frentes.

Já existem no mercado ferramentas como o ITB360, que fornece insights valiosos para que as empresas, de qualquer segmento, possam conquistar clientes. A plataforma oferece soluções para prospecção e enriquecimento de dados, análise de risco e crédito e bases de dados especiais e segmentadas de acordo com os filtros desejados, de acordo com seus objetivos de negócio.

O ITB360 também pode ser consumido como serviço.

  • Bots, chats e WhatsApp

Até 2020, os consumidores irão gerenciar 85% do seu relacionamento com marcas sem ter que interagir com seres humanos. Essa é a previsão da Gartner, e nós acreditamos que ela irá se concretizar, afinal já podemos ver um cliente muito mais exigente.

Mas os sistemas de atendimento também evoluíram e continuarão evoluindo para suprir a necessidade de uma comunicação mais rápida, fácil, intuitiva e eficiente.

Temos certeza que você já acessou um site e foi recepcionado por um robozinho, perguntando como poderia ajudá-lo; ou que já resolveu um problema ou tirou uma dúvida ali, na hora, via chat.

Talvez você ainda não tenha interagido com alguma marca por meio do WhatsApp, mas essa certamente é uma tendência – especialmente no Brasil, onde o aplicativo de mensagens possui 1,5 bilhão de usuário ativos mensais, de acordo com o relatório financeiro do próprio Facebook (dados de fev/18).

A relação direta – e humana – com os consumidores nunca deixará de existir, mas a tecnologia veio para tornar a tarefa de conquistar clientes mais fácil e escalável. Deu match!


Artigos Relacionados