O que é vendarketing? Veja três benefícios da implementação dessa estratégia

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é vendarketing? A prática consiste em uma coordenação estratégica de Marketing e Vendas para que organizações conquistem mais clientes e fechem mais negócios.

Em tempos de transformação digital, esse diálogo e troca de informações constantes entre os dois setores é fundamental para conhecer melhor o público-alvo e entregar um atendimento mais personalizado e agradável.

Para se ter uma ideia, 94% de um grupo de profissionais de Vendas “top-performers” responderam que a qualidade dos leads entregues pelas equipes de Marketing são “bons ou excelentes”, segundo pesquisa do Linkedin

Esses números mostram a importância de saber o que é vendarketing e de implementar essa estratégia no cotidiano organizacional. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é vendarketing?

Como você já deve ter percebido, o termo vem da junção das palavras marketing e vendas. Na prática, isso significa aplicar um conjunto de estratégias com o objetivo de alinhar os esforços dos dois setores e, assim, otimizar a jornada do cliente.

Essa coordenação estratégica vem sendo um trunfo para empresas posicionarem bem a sua marca no mercado, aumentarem o faturamento e alcançarem as metas previstas no planejamento. 

Afinal, com Marketing e Vendas trabalhando juntos, o seu negócio consegue gerar mais oportunidades e fazer abordagens comerciais mais eficazes.

Em resumo, a ideia por trás desse conceito é favorecer e promover a troca de informações relevantes entre esses times para entregar mais valor à experiência de compra do cliente no decorrer do funil de vendas.

Naturalmente, os números corroboram a favor dessa estratégia comercial: empresas com os dois departamentos alinhados crescem 20% a mais anualmente do que as organizações que não adotam esse método, segundo um estudo do Aberdeen Group,.

Afinal, essas duas áreas são as principais envolvidas no relacionamento com potenciais clientes. Dessa forma, se elas estiverem batendo cabeça e não compartilhando informações relevantes entre si, o atendimento ao consumidor no fundo do funil seria comprometido.

Por exemplo, registros pessoais do cliente, como os oferecidos no preenchimento de um formulário no momento de baixar um ebook, podem ser importantes em um momento futuro quando um vendedor for fazer uma oferta do serviço.

Portanto, entender o que é vendarketing e investir nessa estratégia é fundamental para alinhar as metas da empresa e melhorar a experiência dos seus prospects.

Qual a importância dos setores de Marketing e Vendas trabalharem juntos?

No final das contas, o objetivo desses dois setores é o mesmo: fazer a empresa vender mais. Entretanto, as maneiras com que cada área atua são diferentes. 

Por exemplo, o Marketing cria anúncios e cuida dos canais da empresa, qualificando os prospects e os leads de acordo com o potencial de compra.

Já o time de Vendas faz um atendimento personalizado, com abordagens bem mais direcionadas que aumentam a possibilidade de sucesso no fechamento dos negócios. 

Por isso é tão importante alinhar e consolidar a troca de informação entre as duas áreas para que ambas trabalhem de maneira convergente em prol da jornada do cliente.

E com um público cada vez mais conectado em função do processo de transformação digital, é fundamental para qualquer organização garantir uma presença online forte. Isso significa investir em técnicas e estratégias digitais que criem uma comunicação multilateral e presente em todos os nichos e canais.

Assim, por meio de automatização e inteligência de dados, você consegue, por exemplo, colocar a sua empresa disponível 24 horas por dia por meio de chatbots.

3 benefícios de investir em uma estratégia de marketing e vendas coordenada

As áreas de Vendas e Marketing são os responsáveis por gerar mais receita e otimizar a gestão da marca.

Além de lucrativa, a união desses esforços também pode oferecer outras vantagens. Abaixo, selecionamos três benefícios que o vendarketing pode prestar para a sua empresa.

1. Alinhamento das metas da empresa

Quando as duas equipes trabalham juntas, fica mais fácil alcançar as metas estipuladas no planejamento.

Dessa forma, é possível saber quantas oportunidades o time de Marketing consegue gerar para o que pessoal de Vendas possa converter. Isso traz mais segurança e previsibilidade ao negócio 

2. Facilita a mensuração de dados

Com os objetivos alinhados fica mais fácil entender e melhorar os pontos de falhas e possíveis oportunidades de negócio. 

Isso significa avaliar, por meio de relatórios, o desempenho de cada campanha publicitária e de negociações de vendas para, em seguida, comprovar quais foram as ações mais eficientes.

Essa mensuração, quando realizada de forma periódica, promove um aprimoramento contínuo dos processos internos e da performance da organização.

3. Melhora a experiência dos seus potenciais clientes

O vendarketing permite que toda a equipe Comercial trabalhe de forma complementar e alinhe o discurso das abordagens. Assim, é possível entregar a melhor experiência de compra possível aos consumidores.

Afinal, é importante que o cliente não sinta uma ruptura no tom de abordagem da empresa quando ele transita do Marketing para as Vendas. 

A linguagem, portanto, deve ser padronizada para que o cliente perceba a identidade e os valores da empresa de forma singular em todas as etapas do funil.

[SI] Meetup - Dados em vendas na prática da performance do time até o forecast

Como implementar uma estratégia de vendarketing eficiente na sua empresa?

Agora que você entendeu o que é vendarketing e deseja implementá-lo na sua empresa, saiba que a maneira mais eficiente de colocar seus planos em ação é por meio de uma ferramenta de inteligência de vendas.

Por meio dessas plataformas, os profissionais dessas duas áreas obtêm, de forma automatizada, registros importantes do cliente em potencial, como: 

  • o perfil de consumo; 
  • o padrão de comportamento; 
  • o histórico de interações.

Dessa forma, por meio de tecnologias de Big Data, informações relevantes do seu público-alvo não se perdem e as equipes recebem insights valiosos para orientar a tomada de decisão e fazer interações comerciais certeiras!


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados