Veja como gerar leads qualificados e aumente as vendas da sua empresa!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O objetivo final de toda empresa é sempre o mesmo: criar mais oportunidades. Para isso, aprender como gerar leads qualificados de forma eficiente é fundamental em tempos de transformação digital — e a tecnologia tem um papel relevante nisso. 

Por exemplo, décadas atrás, novas oportunidades apareciam de forma quase espontânea, o que por si só já garantia uma taxa de crescimento constante para um negócio. 

Porém, de uns anos para cá, para se manter competitivas, as organizações  precisam buscar novas soluções para atrair mais clientes em potencial e facilitar o trabalho da equipe de Vendas.

Portanto, é preciso fazer diferente do que era feito antigamente. Quer saber por onde começar? 

Separamos cinco dicas de como gerar leads qualificados para sua empresa por meio desta e de outras estratégias de marketing. Leia até o fim para entender melhor.

Como gerar leads qualificados? 5 dicas importantes

Quando falamos em inovação, não queremos dizer que existe uma fórmula totalmente nova de conseguir leads qualificados. Seria ótimo, não é mesmo? Mas o mundo dos negócios é muito mais complexo do que isso.

Por isso, apresentaremos algumas estratégias de marketing e vendas, das tradicionais às mais inovadoras, para facilitar a sua prospecção de clientes e geração de leads qualificados:

1. Reativação da base de clientes

Vamos começar pelo mais fácil, mas que, curiosamente, muitas empresas se esquecem de fazer: reativar sua carteira de clientes. Isso significa que o trabalho não termina quando o negócio é fechado.

Sendo assim, o conceito de Account-Based Marketing representa uma alternativa ao marketing tradicional para mapeamento, captação e retenção de consumidores com maior probabilidade de fechar negócio.

Em 2020, 75% das empresas já utilizavam técnicas de ABM contra 38% em 2019, segundo estatísticas do ABM Report.

Segundo essa técnica, além do trabalho de pós-venda, fundamental para garantir a satisfação do seu cliente, é preciso planejar ações para fidelizá-los. Assim, o esforço para estimular um consumidor a continuar comprando com você ou a adquirir outros produtos/serviços do seu portfólio é bem menor do que o de conquistar novos.

Então, para reativar a sua base, faça atualização de dados cadastrais e realize campanhas direcionadas, como: 

  • informar seus clientes em primeira mão sobre lançamentos; 
  • oferecer descontos e recompensas por indicações; 
  • entrar em contato ou enviar lembranças em aniversários, momentos marcantes na empresa onde trabalham, etc.

2. Geração de conteúdo relevante

Este artigo que você está lendo é um ótimo exemplo de como produzir conteúdo de alta relevância para o seu público. Além de posts para blog, existem diversos maneiras de diversificar seu marketing de conteúdo para engajar os prospects, como:

  • eBooks; 
  • infográficos; 
  • whitepapers; 
  • vídeos; 
  • email marketing
  • webinars; 
  • palestras transmitidas ao vivo pelas mídias sociais; 
  • pesquisas e estudos, entre outros.

Dessa forma, o importante é que o seu conteúdo seja realmente útil e exclusivo para o seu público. Você pode utilizar outros materiais como base, mas sempre cite suas fontes e, de forma alguma, plagie.

Essa geração de conteúdo é essencial, especialmente, nas primeiras etapas do funil de vendas, em que o lead é qualificado e torna-se mais apto a fechar uma compra mais adiante, como, por exemplo, mostra a imagem abaixo:

como gerar leads qualificados pelo funil de vendas
Fonte: Shutterstock

Portanto, quanto mais consciência e interesse ele tem no produto para resolver seu problema, mais perto ele está de tomar uma decisão de compra.

3. Campanhas de Anúncio

Anunciar online, tanto em mídias sociais quanto no Google Ads, pode te ajudar a aprender como gerar mais leads. 

O custo-benefício é excelente, pois é possível atingir um grande número de pessoas com este tipo de ação. Mas é evidente que, quanto mais você investir, melhores serão os seus resultados. Contudo, eles também dependem da segmentação da sua campanha e da competição pelas palavras-chave na busca do Google.

Se o seu negócio é B2B, recomendamos que você foque no LinkedIn, já que é ali que a sua audiência se encontra. Se for B2C, o Facebook e o Instagram são mais recomendados. Já o YouTube pode funcionar tanto para B2B, quanto para B2C. Porém, cada campanha tem suas particularidades, então você deve contratar um profissional de Marketing Digital para realizá-las.

4. Ferramentas para prospecção e análise de mercado

Para aprender como gerar leads qualificados para a sua empresa, você não pode abdicar de tecnologias de automação e inteligência comercial.

Dessa forma, hoje existem ferramentas que te ajudam na prospecção, tanto na geração de listas de clientes em potencial dentro do perfil desejado quanto na automação das campanhas para o target definido.

Outras vão ainda mais a fundo e permitem análises de mercado, da reputação de uma companhia e até da concorrência. 

Assim, algumas dessas ferramentas têm como base o Big Data e o Data Mining, transformando o grande volume de dados disponíveis em informações verdadeiramente relevantes para o seu negócio.

5. Geração de Demanda Qualificada

Que tal receber leads de qualidade, prontinhos para seu time comercial trabalhar com eles? 

Para isso, você deve contratar um serviço de Geração de Demanda, no qual uma equipe terceirizada, especializada em venda consultiva, se encarrega de te guiar no processo de como conseguir mais leads qualificados para o seu negócio.

E isso é mais do que meio caminho, concorda? Afinal, você só entra na fase final, ou seja, na hora de converter os leads em oportunidades. Dessa forma, todo o processo de geração de torna-se mais rápido e eficiente, permitindo que a sua empresa cresça mais em menos tempo.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas sobre como gerar leads qualificados para as empresas na era dos dados. 

Portanto, continue acompanhando nossas publicações para ficar cada vez mais antenado nas novidades sobre growth intelligence e estratégia competitiva. Boas vendas! 

[SI] Meetup - Dados em vendas na prática da performance do time até o forecast

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça a plataforma de B2B Sales Intelligence.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados