MQL e SQL: entenda o que são e como melhorar a taxa de conversão

MQL e SQL: entenda o que são e como melhorar a taxa de conversão

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

MQL e SQL são termos que descrevem tipos de leads a serem trabalhados por Marketing e Vendas. Portanto, servem para a qualificação criteriosa dos potenciais clientes, ajudando a conduzir as atividades dos profissionais envolvidos.

Ao identificá-los e trabalhá-los da maneira correta, as taxas de conversão são melhoradas. O que leva a resultados mais palpáveis, em menos tempo e com custos sob controle. 

Vamos entender essas categorias em profundidade e ver como elas contribuem para o sucesso do seu negócio? Confira, a seguir, um detalhamento dos seguintes tópicos:

  • o conceito de MQL e SQL;
  • em quais frentes esses dois tipos de leads se diferenciam;
  • como a qualificação de prospects a partir deles faz toda a diferença na operação e nos retornos sobre os investimentos em vendas;
  • quais erros evitar;
  • como empregar a tecnologia para essa missão;
  • e muito mais!   

Afinal, o que é MQL e SQL?

Quando falamos em MQL e SQL, estamos nos referindo a leads qualificados para Marketing e Vendas, respectivamente.

No detalhe:

MQL é um lead que demonstrou interesse e engajamento com a marca, mas ainda não está pronto para ser abordado pela equipe de Vendas. Ele é considerado qualificado pelos analistas de Marketing, pois atende a critérios pré-definidos. Tais como: ações no site, interações em redes sociais ou preenchimento de formulários. 

SQL, por outro lado, é um lead que passou por um processo de qualificação adicional, geralmente realizado pelo time comercial. Basicamente, demonstrou um maior nível de interesse e prontidão para a compra, tornando-se, portanto, um alvo ideal para a ação dos vendedores. 

Quais são as diferenças entre MQL e SQL?

A principal diferença entre um MQL e um SQL reside no nível de qualificação e prontidão para a compra. 

O MQL é uma oportunidade promissora, mas ainda precisa ser nutrido e "educado" antes de ser abordado pelos vendedores. Por sua vez, o SQL já passou por uma análise mais aprofundada e está pronto para uma abordagem de venda.

Dentro disso, no estágio de MQL, o objetivo é fornecer informações relevantes e valiosas para o lead, ajudando-o a entender os benefícios e o valor da solução oferecida. Isso pode ser feito por meio de conteúdo educativo, newsletters, webinars e outras estratégias de marketing. 

Já na condição de SQL, Vendas assume o controle, personalizando a abordagem de acordo com as necessidades e interesses específicos do lead.

→ Para deixar tudo ainda mais claro, no quadro a seguir, confira um detalhamento das diferenças entre MQL e SQL:

 

 MQL 

(Marketing Qualified Lead)

SQL 

(Sales Qualified Lead)

Qualificação

Demonstrou interesse e engajamento, mas não está pronto para a compra.

Passou por análise adicional e está pronto para a abordagem comercial.

Responsabilidade

Marketing 

Vendas

Objetivo

Fornecer informações valiosas para educar e nutrir o lead.

Personalizar a abordagem de acordo com as necessidades do lead.

Processo

Nutrição por meio de conteúdo educativo e interações online.

Abordagem direta e personalizada para a negociação.

Foco

Identificar leads promissores a serem enviados ao pipeline de vendas.

Concentrar-se em leads prontos para a compra e com maior probabilidade de conversão.

Por que a qualificação de leads é tão importante? 

Perceba, portanto, que estamos falando da qualificação de leads, um processo que desempenha um papel crucial no sucesso comercial. Sem ele, as equipes de vendas correm o risco de desperdiçar tempo e dinheiro com supostos prospects — compradores que ainda não estão prontos para fechar negócio. 

Em contraste, abordar leads não qualificados pode levar a taxas de conversão baixas. Consequentemente, a frustração tanto para os profissionais de Marketing e Vendas quanto para os próprios leads.

​​

Ao implementar um sistema sólido de qualificação de leads, gestores e membros de times comerciais podem direcionar seus esforços para contas que têm maior probabilidade de se tornarem clientes. 

Isso resulta, invariavelmente, em um uso mais eficiente dos recursos da empresa, aumentando a taxa de conversão e acelerando o processo de vendas. Consequentemente, resultando em maior faturamento, mais lucratividade e ganho de market share. 

Geração de Leads Qualificados: como tornar este processo mais inteligente para o seu negócio

Quais critérios usar para classificar MQL e SQL? 

Para classificar MQLs e SQLs de forma eficaz, é necessário estabelecer critérios claros e consistentes. Logicamente, isso depende do core business e do segmento no qual a companhia atua, do perfil de cliente ideal (ICP), dentre outras particularidades. 

Contudo, em linhas gerais, alguns aspectos importantes a serem considerados durante o processo de qualificação são os que você vai ver a seguir.

Interesse demonstrado

Analise as interações do lead com a marca, como visitas ao site, download de materiais, participação em webinars ou eventos online. Quanto mais engajamento ele apresentar, maior a probabilidade de ser qualificado como MQL ou SQL.

Perfil 

Leve em conta características demográficas, comportamentais e profissionais do lead. Isso pode incluir informações como cargo, setor de atuação, tamanho da empresa e localização geográfica. 

Um alinhamento entre o perfil do lead e o ICP da empresa aumenta a probabilidade de qualificação como MQL ou SQL.

Tudo sobre ICP: o passo a passo definitivo para mapear o perfil de cliente ideal da sua empresa

Necessidades e desafios

Avalie se o lead enfrenta problemas que podem ser solucionados pela sua oferta. 

Quanto mais alinhadas forem as necessidades dele com os benefícios da solução, maior a probabilidade de qualificação como SQL.

Autoridade de compra

Verifique se o lead tem poder de decisão ou influência na compra. 

Isso é especialmente relevante ao classificar SQLs, pois a abordagem direta precisa ser direcionada aos tomadores de decisão.

Atenção para as armadilhas da qualificação de leads

NÃO

defina os padrões MQL e SQL isoladamente;

realize benchmarks de qualificação aleatoriamente;

suponha que o outro departamento simplesmente não sabe o que está fazendo;

ignore o feedback do cliente/lead.


EM VEZ DISSO,

planeje métricas em torno de insights diretos do público;

meça o desempenho do lead e otimize ao longo do tempo;

crie funis de vendas por meio da colaboração entre Marketing e Vendas;

priorize métodos que produzam evangelizadores de marca;

garanta espaço para erros que podem ser lições aprendidas.

Por que a tecnologia e a inteligência de dados são essenciais na classificação de MQL e SQL?

Analistas de Marketing e Vendas, encarregados de detectar MQLs e SQLs e criar ações específicas para eles, precisam aprimorar suas capacidades analíticas. Em síntese, devem alcançar a inteligência de dados

Para tal, devem investir em soluções tecnológicas como Sales Intelligence e ter habilidades para, a partir delas, reunir, processar e analisar grandes volumes de informações vindas de fontes internas e externas.  

Só assim poderão colocar em prática uma estratégia de qualificação de leads com base  em conhecimento e automatização de processos. Consequentemente, terão agilidade na execução das atividades envolvidas e também capacidade para tomar decisões contextualizadas e de alto nível racional.  

Sales Intelligence: o que é e como utilizar para aumentar sua receita - 2ª edição

MQL e SQL são maneiras eficientes e relativamente simples de qualificação de leads

MQL e SQL são termos fundamentais para compreender o processo de qualificação de leads. Enquanto MQLs representam leads que demonstram interesse, mas ainda não estão prontos para a venda, SQLs são leads qualificados e prontos para a abordagem de vendas. 

Ao classificar MQLs e SQLs, é importante considerar o interesse demonstrado pelo lead, seu perfil, necessidades e autoridade de compra. Esses critérios ajudam a garantir que os recursos da empresa sejam direcionados para leads com maior potencial de compra, resultando em uma taxa de conversão mais alta e um processo comercial mais eficiente.

Com uma abordagem estratégica para a qualificação de leads, as equipes de vendas podem maximizar seu tempo e esforço, concentrando-se nos leads certos e impulsionando o crescimento dos negócios.

O que você achou da nossa explicação sobre MQL e SQL? Essa classificação já está incorporada na rotina dos times de Marketing e Vendas da sua empresa?


 


Artigos Relacionados