Entenda como funciona o Ranking Merco de Reputação

Entenda como funciona o Ranking Merco de Reputação

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O Ranking Merco tem se firmado como um importante balizador do valor reputacional das marcas e das lideranças empresariais na América Latina, além de Espanha, Portugal e Itália.

Essa lista, divulgada anualmente, movimenta a curiosidade das organizações, mas também do público em geral, ganhando grande destaque na mídia internacional.

Vamos entendê-la? Continue lendo para ver:

  • o que é e como funciona o Ranking Merco;
  • por que ele tem se mostrado mais importante ano após ano;
  • o que as empresas precisam fazer para verem suas marcas ali destacadas;
  • e muito mais!

O que é o Ranking Merco?

Trata-se de uma iniciativa do Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), uma instituição sediada em Madrid, na Espanha.  Ele é divulgado desde 2000, e contempla o Brasil desde 2013, e produz um relatório anual onde são listados líderes e empresas com melhor imagem, tanto em seus países quanto num comparativo regional e global. 

Também vale destacar que este é o primeiro monitor de reputação organizacional auditado no mundo. E sua confiabilidade se dá, em grande parte, porque os critérios de ponderação são públicos e podem ser consultados livremente no site da Merco.

Em suma, o ranking é “um instrumento de avaliação reputacional baseado numa metodologia multistakeholder composta por seis avaliações e mais de vinte fontes de informação”, como declara a própria Merco.

Qual é a metodologia usada pelo Ranking Merco?

Quanto à metodologia usada na produção do Ranking Merco, ela é composta por cinco ondas de avaliação com 16 fontes de informação. Basicamente, pode ser resumida assim: 

  1. 1. São feitas entrevistas com membros de alta hierarquia de diversas organizações;
  2.  
  3. 2. Os entrevistados devem apontar 10 empresas que eles admiram, sendo que elas devem ter faturamento anual maior que 40 milhões de dólares;
  4.  
  5. 3. Para cada companhia apontada, cada entrevistado sinaliza três fortalezas e uma fraqueza; isso considerando variáveis econômicas e financeiras, de qualidade da oferta, ética, talento, responsabilidade corporativa, inovação e dimensão internacional;
  6.  
  7. 4. A partir disso, são consultados outros grupos; tais como analistas financeiros, associações de consumidores, organizações não governamentais, jornalistas, representantes do governo, jornalistas e gestores de mídias social;
  8.  
  9. 5. Por fim, é feita uma averiguação de méritos a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas que estão sendo avaliadas.

Também entra na equação estudos realizados por institutos especializados no tema da reputação corporativa, além da supervisão de resultados feita pela KPMG com base na norma ISAE 3000

O que fazer para sua empresa se destacar no Ranking Merco?

Para figurar nas próximas edições do Ranking Merco, as empresas precisam elevar seus valores reputacionais, ou seja, a boa imagem com que são vistas pelo público em geral e pelos grupos que participam da avaliação.

Confira, a seguir, algumas dicas para se chegar a este estado de arte!

Faça gestão da reputação

O passo zero para melhorar a reputação de uma marca é assumir este objetivo como um valor organizacional. Para tal, é preciso criar um plano estratégico visando entender a situação atual da imagem passada ao mercado. Além disso, é importante traçar objetivos e metas de elevação de como a empresa é percebida por seus diversos públicos.

A partir disso, deve-se investir em ferramentas e na capacidade analítica dos times de Comunicação, Marketing e Relações Públicas, normalmente os encarregados dessa missão.   

Crie uma estratégia de gestão de crise de imagem

Dentro da estratégia de administração da reputação, também é importante fazer gestão de crise de imagem. Ou seja, assumir que em algum momento é possível que a empresa tenha sua imagem ameaçada ou até mesmo arranhada, inclusive por circunstâncias sobre as quais não tem controle.

Isso é diferente de apenas gerenciar crises quando ela acontece: é preciso se antecipar aos riscos, simular situações, elaborar formas de respostas às crises, entre outras atividades.   

Nova call to action

Melhore o relacionamento com a mídia

Outro passo fundamental diz respeito a melhorar o relacionamento com a mídia, que é um ator importante na formação da opinião pública. Isso tem a ver com mapear os veículos, editores e jornalistas que cobrem os temas do segmento no qual a companhia está localizada. 

A partir disso, deve-se trabalhar por aproximação e relacionamento, buscando colocar porta-vozes como fontes, facilitar o diálogo, fornecer pautas, entre outras ações. 

Neste esforço, também vale a pena monitorar integralmente as mídias (tradicionais e novas, tais como redes sociais). Para saber o que se diz sobre o setor e também sobre a marca em si; localizar influenciadores e líderes de opinião, entender o teor das menções e o que mais for relevante. 

Invista em ESG

Por fim, não se fala em reputação corporativa hoje sem considerar o tema do ESG — inclusive, neste ano o Ranking Merco elencou as empresas mais destacadas neste quesito.

Basicamente, trata-se de melhorar a responsabilidade da empresa no que diz respeito ao meio ambiente, ao social e à governança; fazer um trabalho efetivo de adaptação às novas exigências nestes pontos e transparecer isso ao mercado.


💡 ESG significa usar fatores ambientais, sociais e de governança para avaliar empresas sobre o quão avançados estão em sustentabilidade.

→ Fatores ambientais: incluem a contribuição da organização para a mudança climática por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa, junto com o gerenciamento de resíduos e a eficiência energética.

→ Quesito social: entram direitos humanos, padrões de trabalho na cadeia de abastecimento, qualquer exposição a trabalho infantil ilegal e questões mais rotineiras, como adesão à saúde e segurança no local de trabalho.

→ Governança: refere-se a um conjunto de regras ou princípios que definem direitos, responsabilidades e expectativas entre as diferentes partes interessadas na governança de empresas.


Reputação e ESG nas grandes empresas do Brasil: tudo o que você saber para impulsionar sua estratégia

Adote a plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex

Você sabia que a solução de Comunicação Estratégica e Reputação, da Cortex, é usada por grande parte das empresas mais bem classificadas no Ranking Merco? São players como BTG Pactual, Loreal, CPFL Energia, Bradesco, Phillip Morris, Vivo, Itaú, entre outros. 

Não é coincidência; nosso sistema contribui fortemente para esse resultado, pois ele facilita, entre outras coisas, a realização de:

  • análises de reputação em tempo real, com indicadores qualitativos e quantitativos;
  • monitoramento de mídias tradicionais e plataformas digitais;
  • comparação estratégica com concorrentes;
  • acompanhamento de tendências de debates da opinião pública;
  • mapeamento e monitoramento de bolhas de informação;
  • mensuração de retornos sobre os investimentos em Relações Públicas, Comunicação e Marketing;
  • e muito mais. 

Como os executivos do seu negócio podem chegar a um lugar de destaque no Ranking Merco

Também vale a pena pensar em como os gestores podem se preparar para serem listados como líderes em reputação. Confira, a seguir, o que é possível fazer.

1. Liderando projetos de gestão de reputação corporativa

Quando os executivos lideram iniciativas de gestão de reputação corporativa, eles tendem a entender melhor a importância de trabalhar continuamente a imagem da marca. E podem aproveitar esses conhecimentos para sua própria promoção positiva.

Se olharmos para os gestores listados no Ranking Merco, vemos que as empresas nas quais eles atuam também estão listadas ali. Isso demonstra que há uma estreita relação entre o que é feito em termos corporativos e também pessoalmente, na imagem dessas lideranças.

2. Melhorando a marca pessoal 

O personal branding nada mais é do que o processo de criação de uma identidade de marca pessoal. Um esforço de coordenar como o executivo projeta sua imagem e seus valores para o mundo, garantindo que a opinião pública saiba quem ele é e o que ele representa no mercado.

Em uma estratégia de personal branding trabalha-se para que o profissional se destaque da multidão. Isso passa por promover-se, colocar-se como fonte para a mídia, ter reconhecimento público, entre outros esforços.

Tudo, é claro, devidamente baseado em ativos reputacionais que são acumulados com o tempo e com os resultados obtidos ao longo da carreira. 

Para realizá-lo, vale a pena contratar os serviços de um especialista no tema, mas também obter ajuda dos times de Comunicação, Marketing e Relações Públicas da empresa.  

3. Estabelecendo boas relações com a mídia

Não há nada mais poderoso para elevar a reputação de uma liderança empresarial do que colocá-la como fonte para a mídia profissional. Ou seja, obter exposição espontânea por meio de entrevistas, elaboração de artigos de opinião e colaboração com matérias jornalísticas.

Isso porque jornalistas estão entre os principais atores que movimentam a opinião pública e têm ampla confiança da sociedade. Logo, quando eles destacam as considerações de gestores empresariais, o público tende a ver esses profissionais como confiáveis — afinal, eles passaram pelo filtro jornalístico. 

Ranking Merco: um importante balizador da reputação das empresas e suas lideranças

Por sua seriedade e influência, o Ranking Merco é revelador dos esforços de gestão de imagem empreendidos por companhias e gestores. Ele vem para reconhecer o quanto os negócios estão preocupados em seguir progredindo e também como transparecem isso para a opinião pública. 

Portanto, estar entre as empresas mais bem avaliadas a partir de rigorosos critérios é a consolidação de iniciativas, qualidade de produtos e serviços, comprometimento socioambiental, entre outros fatores. 

O que a sua empresa tem feito para melhorar a forma como o mercado a vê e, quem sabe, figurar na próxima edição do Ranking Merco?


Sobre a Cortex 

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça nossa solução de Comunicação Estratégica e Reputação.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.




Artigos Relacionados