O futuro do Go-to-Market não é mais uma promessa distante; ele foi apresentado, detalhado e lançado oficialmente no Cortex Summit 2025, no último dia 2 de setembro, em São Paulo.
Consolidado como o maior evento de Inteligência Artificial e GTM do Brasil, o encontro reuniu mais de 1.000 profissionais, entre CEOs, diretores e gerentes das maiores empresas do país, para definir a próxima era do GTM.
A pergunta que pairava no ar não era se a IA mudaria as operações, mas como ela já está fazendo isso de forma prática e escalável.
A resposta veio na forma de oito grandes lançamentos que prometem fechar a lacuna que ainda existe entre a estratégia e a execução em campo.
De novas métricas para a indústria a agentes de IA que conversam com vendedores, as inovações apresentadas foram projetadas para resolver dores reais e gerar crescimento previsível.
Se você não pôde estar presente ou quer recapitular os anúncios que vão pautar o mercado, este post é para você. A seguir, detalhamos cada um dos oito lançamentos do Cortex Summit 2025.
O Orquestrador é uma ferramenta indispensável para conectar a estratégia de GTM à execução, visando resolver o gargalo na implementação de inteligência de mercado para vendedores.
Com ele, você pode automatizar a distribuição de contas, entregar contexto para engajamento de vendas e fazer monitoramento em tempo real para garantir previsibilidade e crescimento. Fazemos isso em 4 etapas:
Com o Agente Orquestrador, você terá:
Encontrar os decisores certos em empresas de difícil acesso e validar a intenção real de compra são tarefas que consomem um tempo precioso do seu time de vendas. E se você pudesse automatizar essa etapa com agentes de IA?
O Outreach conversa com clientes e prospects para gerar inteligência acionável. Ele automatiza contatos por telefone, WhatsApp e e-mail, transforma cada interação em métricas em tempo real e amplia o alcance do time com escala, velocidade e previsibilidade.
Conheça os agentes Outreach:
No Cortex Summit, apresentamos em primeira mão a nossa solução Cortex Reach, voltada à Inteligência de GTM para indústrias de bens de consumo, e mais três lançamentos atrelados.
O Cortex Reach usa IA preditiva e generativa para quantificar o Potencial de Mercado Inexplorado (PMI) e entregar as melhores oportunidades de vendas diretamente ao seu time em campo.
Com isso, deixamos de olhar apenas para o sell-out para revelar o potencial oculto do seu mercado em cada PDV, respondendo a perguntas críticas:
O que o mercado de soluções para a indústria de bens de consumo tinha até agora eram dados de sell-out e market share, cobrindo apenas uma pequena fração dos 7 milhões de PDVs existentes no país.
Essa lacuna de cobertura impede o conhecimento do potencial de mercado e dificulta a calibração de metas e a avaliação do desempenho dos vendedores, que são baseadas apenas no histórico de vendas, e não no potencial do território.
Para solucionar essa dor, apresentamos mais do que um dashboard: uma nova metodologia para enxergar seu mercado. O PMI (Potencial de Mercado Inexplorado) é a soma de todas as suas oportunidades a nível de PDV, SKU ou receita, revelada pela nossa IA.
Nossa tecnologia analisa o perfil de cada um dos PDVs do Brasil, cruzando dados de entorno, sociodemografia, potencial de consumo e o perfil operacional de cada loja para gerar recomendações personalizadas.
O PMI é composto por:
Encontrar os PDVs certos, validar requisitos de venda e agendar o melhor dia para visitas são tarefas que consomem o tempo precioso do seu time de vendas. E se você pudesse automatizar essa etapa com IA?
O agente Outreach conversa diretamente com o PDV para gerar inteligência acionável, preparando o terreno para a venda.
Assim, dados estratégicos chegam direto na mão do seu vendedor, garantindo que ele vá a campo com todas as informações necessárias para fechar a venda.
Aperte play e ouça o Outreach em ação:
De que adianta a inteligência se ela não chega na ponta? Para isso, lançamos o nosso agente de IA no WhatsApp, que transforma todo o planejamento e potencial identificado em uma conversa simples e direta no WhatsApp do vendedor.
Você vai ter:
A Danone enfrentava um desafio central para seu crescimento: a vasta dimensão do mercado brasileiro e a falta de visibilidade sobre o potencial de consumo em milhões de pontos de venda não medidos pelas pesquisas tradicionais.
A empresa possuía dados sobre aproximadamente 50 mil PDVs, mas o grande potencial de crescimento estava em cerca de 7 milhões de estabelecimentos sobre os quais não havia informações detalhadas.
Essa lacuna de conhecimento gerava dores como a dificuldade em avaliar o verdadeiro potencial de cada território de vendas, calibrar metas de forma assertiva e apoiar a equipe de vendas com informações precisas durante a rotina em campo.
Buscando preencher essa lacuna entre a estratégia e a execução em campo, a Danone procurou a Cortex para transformar dados em ação e explorar o potencial de mercado inexplorado, com o objetivo de gerar insights que se convertessem em vendas efetivas.
Para o varejo, foram apresentados dois novos lançamentos de Inteligência Geográfica baseados em IAl, projetados para oferecer mais segurança e agilidade para a tomada de decisão.
Um dos maiores desafios para o varejo é decidir onde abrir a próxima loja. Uma escolha errada pode custar caro.
Mas como ter certeza do potencial de um ponto antes de investir? Para eliminar a incerteza desse processo, apresentamos durante o Cortex Summit’25 o Preditor de Vendas.
Com nossa Inteligência Artificial Preditiva, você prevê o faturamento em reais e simula o potencial de novos pontos em qualquer lugar do Brasil.
Nosso time de especialistas investiga seus dados com atenção para construir um modelo exclusivo para sua marca. Simule cenários (tamanho, estacionamento, local) e invista com máxima segurança.
Ele aprende com o sucesso (e o fracasso) das suas unidades atuais, combinando dados de performance com o nosso robusto acervo de informações de mercado e consumo.
O resultado é uma plataforma poderosa que transforma a expansão em uma ciência de dados, permitindo que você:
E se, em vez de passar horas cruzando filtros e planilhas, você pudesse simplesmente perguntar ao mapa o que precisa saber? Essa é a realidade deste lançamento da Cortex Geofusion, o Copiloto de Insights Geográficos.
Somos a primeira ferramenta de Inteligência Geográfica do Brasil a incorporar IA generativa, permitindo que você realize análises complexas em segundos através de comandos de texto.
Esqueça os menus complicados: agora, você pergunta e o mapa responde, transformando seus comandos em insights visuais instantaneamente. Precisa encontrar concorrentes, visualizar polos de fluxo ou entender o potencial de consumo para uma categoria de produto específica? Basta pedir.
O Copiloto funciona como uma equipe de especialistas à sua disposição:
Com o Copiloto, gerar análises para suas estratégias de expansão, marketing e vendas torna-se uma tarefa mais simples, rápida e poderosa.
Da simulação de novas lojas à otimização da rede atual, a gigante dos calçados usa os agentes de IA Cortex para um crescimento mais seguro e rentável das lojas Melissa.
O Copiloto de Insights Geográficos auxilia a marca na construção e análises do dia a dia, apontando de maneira prática e rápida municípios potenciais, locais com baixo desempenho e concentração da concorrência.
Já com o Preditor de Vendas, a marca simula o potencial de novos pontos para seu plano de 40 lojas/ano e otimiza a rede atual, apoiando decisões de troca de ponto, melhoria de performance e alcançando uma redução de 50% no fechamento e repasse de unidades de um ano para o outro.
“A IA veio para criar sinergia com as equipes de campo, para construir cada vez mais resultados e performance para a área de expansão e gestão de rede. A Cortex Geofusion foi um divisor de águas para fundamentar decisões, cruzando dados internos e externos com a visão de campo para uma expansão mais assertiva e responsável.”, conta Gustavo Figueiredo, head de Expansão na Grendene | Melissa
O último, mas não menos importante lançamento do Cortex Summit’25, foi o novo Cortex Brand.
A plataforma de Inteligência de Comunicação foi redesenhada para resolver um dos maiores desafios do mercado: garantir que a área de comunicação deixe de ser vista como um centro de custo e passe a atuar como um pilar de inteligência estratégica.
Para isso, a solução utiliza a metodologia exclusiva de Brand Operations, que alinha todas as ações de comunicação aos objetivos de negócio da empresa.
O motor dessa transformação são os novos agentes de IA, que automatizam a análise de dados com base em mais de 70 indicadores de sucesso, permitindo que a estratégia seja guiada por dados, e não por “achismos”.
Com o novo Cortex Brand, a comunicação ganha a inteligência e as ferramentas necessárias para provar seu valor estratégico e conquistar a confiança da liderança.
O Cortex Summit 2025 foi um marco, consolidando o início da próxima era do Go-to-Market. Os oito lançamentos que detalhamos aqui não são apenas novas ferramentas; são a prova de que a Inteligência Aumentada já é uma força real e acessível para conectar a estratégia aos resultados.
Desde orquestrar times de vendas e revelar o potencial oculto da indústria, até prever o faturamento de novas lojas e transformar a comunicação em um pilar de crescimento, cada inovação foi desenhada com um único propósito: eliminar o "achismo" e fechar de vez a lacuna entre o planejamento e a execução em campo.
A revolução do GTM está acontecendo agora, e ela é movida por dados, inteligência e ação. A pergunta não é mais se sua empresa vai adotar essas tecnologias, mas quando.
Está pronto para fazer parte desse futuro e acelerar seus resultados?
Clique no banner abaixo e fale com um de nossos especialistas!