Aprenda o que é data mining e como aplicar no seu negócio

Aprenda o que é data mining e como aplicar no seu negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Data mining, a mineração de dados, é "o processo de descobrir correlações, padrões e tendências significativas, examinando grandes quantidades de dados armazenados em repositórios", conforme define a Gartner

É uma prática diretamente relacionada à transformação digital e levada a cabo via tecnologias específicas em conjunto com técnicas estatísticas e matemáticas.

Vamos entender juntos esse conceito? Para isso, continue acompanhando os tópicos a seguir:

  • o conceito detalhado de data mining;
  • suas diferenças frente ao machine learning, que também vem se popularizando;
  • a importância de entender isso no atual contexto empresarial;
  • e muito mais! 

O que é data mining?

Afinal, de forma mais explicativa, o que é data mining? 

A técnica constitui-se a partir de uma análise inteligente realizada por meio de algoritmos que encontram padrões em modelos específicos de combinações de dados.

Assim, com o apoio da tecnologia, é possível filtrar, organizar e separar grandes volumes de dados a partir de uma rede estatística. Ela, por sua vez, é usada para se chegar à descoberta de insights estratégicos extremamente valiosos para as empresas.

Essa abordagem é fundamental se pensarmos na quantidade de tempo e dinheiro perdido ao demorar horas ou dias para armazenar e analisar dados para, por exemplo, orientar ações comerciais. Definitivamente, na convergência dos mercados para o digital, não há mais tempo para lentidão. 

Hoje as decisões precisam estar alinhadas à velocidade e à volatilidade da informação, considerando também as mudanças de panorama no ambiente competitivo. Em última instância, é preciso lançar mão do chamado mindset data driven.

Em contraste com o trabalho manual, o data mining, por ser um processo automático realizado por um software, garante mais agilidade e acuracidade. Ele otimiza o tempo e auxilia na redução de riscos que podem atrasar o crescimento das empresas.

É também válido acrescentar que as técnicas de mineração de dados são importantes não só no mundo dos negócios, mas também para pesquisas acadêmicas. Elas têm ajudado, inclusive, com trabalhos humanitários ao redor do mundo.

Dito isso, antes de adentrar nos exemplos práticos da importância do data mining para sua empresa e de como utilizá-lo, falaremos um pouco sobre uma certa confusão que existe entre o processo de mineração e outro termo famoso do universo da automação de dados: o machine learning.

Qual a diferença entre data mining e machine learning?

Primeiramente, o data mining é um processo de ETL ou ELT (extract, transform, load). Ele, na prática, diz respeito à extração, à transformação e ao carregamento de uma determinada quantidade de dados para explicar possíveis fenômenos e gerar insights a partir disso.

A mineração de dados, portanto, tem um objetivo mais estatístico. Sua meta é encontrar padrões disponíveis em volumes de dados antes dispersos.

Já o machine learning é um sistema tecnológico de aprendizado de máquina. Ele, a partir do processo de data mining, institui a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes modelos de combinações de dados. 

Logo, é correto afirmar que o data mining faz parte do machine learning.

A partir desses modelos, o machine learning consegue oferecer insights preditivos, que podem orientar os processos de tomada de decisão.

Em suma, as duas práticas aliadas atuam na explicação de fenômenos e nas soluções preditivas por meio da análise de dados.

→ Confira, no quadro a seguir, um detalhamento da diferenças e dos encontros dessas duas abordagens:

 

DATA MINING

MACHINE LEARNING

Definição



Processo de descoberta de padrões, tendências e informações ocultas em vastos conjuntos de dados históricos.

Ramo da Inteligência Artificial que se concentra no uso de dados e algoritmos para imitar a maneira como os humanos aprendem, melhorando gradativamente sua precisão.

Tecnologias

Algoritmos de clustering, associação, regressão, árvores de decisão.

Redes neurais e algoritmos de aprendizado supervisionado e não supervisionado.

Métodos

Exploração de dados existentes para identificar correlações e tendências.

Treinamento de modelos com dados para fazer previsões ou classificações.

Aplicabilidades comuns

Identificação de padrões de compra do cliente, detecção de fraudes em transações financeiras.

Previsão de demanda de produtos, otimização da cadeia de suprimentos, personalização de recomendações de compras.

Exemplo

Uma rede de supermercados analisa históricos de compras e segmenta clientes com base em preferências de consumo.

Uma empresa de logística recebe alertas com previsibilidade de atrasos nas entregas com base em dados meteorológicos, de tráfego e históricos.

Por que aprender o que é data mining é importante para sua empresa?

A mineração de dados é um elemento chave para que executivos consigam entender o funcionamento das organizações e a performance de execução de estratégias 

Entendendo o que é data mining e investindo no método, sua empresa terá informações relevantes de Inteligência de Mercado, além de soluções precisas e eficazes baseadas em dados objetivos. Isso ajudará no desenvolvimento de medidas para impulsionar o crescimento. 

Por exemplo, gestores podem receber informações, como:

  • perfil de comportamento de clientes;
  • histórico de interações do público-alvo; 
  • tendências de mercado; 
  • indicadores de performance da empresa; 
  • análise de atuação dos concorrentes.

Os dados fornecem indicadores que tanto ajudam a corrigir problemas internos quanto  melhoram o relacionamento com o público, o que impacta diretamente nos números de retenção de clientes, novos prospects e aumento das vendas.

Assim, com informações detalhadas do seu público e do ambiente de mercado, o processo de tomada de decisão fica muito mais eficaz.

No caso das vendas, por exemplo, é possível melhorar consideravelmente a experiência de compra, com o oferecimento do produto/serviço certo na hora certa. Isso porque todo o processo é pautado pelo perfil do cliente construído pelo seu histórico de interações com a marca.

Portanto, dados relevantes geram informações preciosas que podem otimizar a performance de todos os setores, além de facilitar um fluxo de trabalho mais ágil e integrado a outras áreas da organização.

Como a Cortex te ajuda a aplicar data mining na sua empresa?

Agora que você entendeu o que é data mining e deseja implementar o processo na sua empresa, a Cortex pode te ajudar nessa tarefa.

Temos uma solução de Sales Intelligence de implantação ágil e customizável que, por meio de um ambiente amigável para integrações e análises inteligentes de dados, ajuda os profissionais a gerar insights preciosos.

Dessa forma, seu negócio pode aumentar não só as vendas, mas também os índices de satisfação dos clientes, como os indicadores de customer success.

A ferramenta realiza um processo sofisticado de integração de dados de várias fontes diferentes, sejam internas ou de mercado. Assim, o que era complexo e desconectado, fica simplificado e organizado para que a gestão tenha uma visão unificada das situações.

→ No quadro a seguir, entenda como a solução de Inteligência de Vendas B2B da Cortex potencializa resultados, inclusive por meio da mineração de dados: 

INTELIGÊNCIA DE VENDAS B2B DA CORTEX

O que é

Solução que amplia a inteligência de dados dos times de vendas por meio de grandes bases de informações.

Permite descobrir, analisar, apresentar e fazer uso de grandes conjuntos de informações.

Como funciona

Rastreia continuamente milhões de sites disponíveis publicamente.

Reúne dados relevantes e os combina com as bases internas. 

Paralelamente, higieniza e enriquece essas informações de maneira automatizada. 

Usos práticos

Dimensionamento de mercado;

Análise da concorrência;

Mapeamento do Perfil de Cliente Ideal (ICP);

Projeções de vendas, entre outras aplicabilidades;

Diferenciais

Rastreia dados em tempo real, atualizados.

Combina bases de dados internas e externas e gera contexto (mercadológico, situacional, entre outros).

Fornece conhecimento panorâmico de mercados e nichos para o planejamento de estratégias comerciais.

Mostra o momento mais adequado para a abordagem comercial.

 

No fim das contas, tanto o cliente quanto a organização saem ganhando com a implementação de uma plataforma robusta como a da Cortex.

Confira como uma Big Tech aumentou em 7x a precisão dos dados de contato e subiu para 90% de acurácia nos dados enriquecidos

Você entendeu por que data mining é um grande diferencial competitivo para o seu negócio?

Na grande maioria das vezes, o problema não é a falta de informações, mas sim o excesso delas. Nesse cenário, é preciso localizar, ordenar e, principalmente, extrair valor de vastos volumes de registros internos e bases externas de dados.

É aí que uma estratégia bem estruturada de data mining faz toda a diferença!

A boa notícia é que foi-se o tempo em que era necessário contar com um time gigante de cientistas de dados — algo restrito a mega corporações. Agora, adotando uma solução de Sales Intelligence, como a que a Cortex oferece, já se pode colocar data mining em prática com rapidez e eficiência. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados