Aprenda o que é data mining e como aplicar no seu negócio

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você sabe o que é data mining? A prática, também conhecida como mineração de dados, em tradução livre, consiste na exploração de grandes volumes de dados em busca de padrões consistentes e relevantes.

Esse processo está diretamente relacionado à transformação digital, fenômeno que fez empresas buscarem novas formas de adaptação a um mercado cada vez mais dinâmico e imprevisível. 

Ainda na década passada, era previsto que haveria uma quantidade estimada de 40 trilhões de gigabytes de dados disponíveis no mundo todo até 2020, segundo estimativa do Instituto Gartner. Só em 2021, a estimativa é de que sejam criados 2,5 quintilhões de bytes todos os dias

Dessa forma, como uma empresa consegue lidar com essa quantidade exorbitante de informações e ainda filtrar as mais relevantes para auxiliar suas estratégias de negócio?

É neste contexto que surge a importância de entender o que é data mining e seu papel no dia a dia das companhias

Portanto, acompanhe nosso artigo para saber como a prática funciona e por que ela é fundamental para aumentar a competitividade empresarial na era dos dados, além da melhor maneira de implementá-la no seu negócio. Vamos lá?

O que é data mining?

Afinal, de forma mais explicativa, o que é data mining? A técnica constitui-se a partir de uma análise inteligente realizada por meio de algoritmos que encontram padrões em modelos específicos de combinações de dados.

Assim, com o apoio da tecnologia, é possível filtrar, organizar e separar dados a partir de uma rede estatística, que pode levar à descoberta de insights estratégicos extremamente valiosos para as empresas.

Imagine a quantidade de tempo e dinheiro perdido ao demorar horas ou dias para armazenar e analisar dados pertinentes para orientar a atuação da empresa?

Na convergência dos mercados para o digital, não há mais tempo para lentidão. Hoje as decisões precisam estar alinhadas à velocidade e à volatilidade da informação, considerando também as mudanças de panorama no ambiente competitivo. Esse é o mindset data driven.

O data mining, por ser um processo automático realizado por um software, possui mais agilidade e acuracidade do que o trabalho manual humano. Ele otimiza o tempo e auxilia na redução de riscos que podem atrasar o crescimento das empresas no mundo VUCA em que vivemos.

As técnicas de mineração de dados são importantes não só no mundo dos negócios, mas também para pesquisas acadêmicas. Elas têm ajudado, inclusive, com trabalhos humanitários ao redor do mundo.

Antes de adentrar nos exemplos práticos da importância do data mining para sua empresa e de como utilizá-lo, falaremos um pouco sobre uma certa confusão que existe entre o processo de mineração e outro termo famoso do universo da automação de dados: o machine learning.

Qual a diferença entre data mining e machine learning?

O data mining e o machine learning possuem algumas semelhanças, mas é importante ressaltar as diferenças conceituais de cada termo.

Primeiramente, o data mining é um processo de ETL ou ELT (extract, transform, load). Ou seja, a extração, transformação e o carregamento de uma determinada quantidade de dados para explicar possíveis fenômenos e gerar insights a partir disso.

A mineração de dados tem um objetivo mais estatístico cuja meta é encontrar padrões disponíveis em volumes de dados antes dispersos.

Já o machine learning é um sistema tecnológico de aprendizado de máquina. Ele, a partir do processo de data mining, institui a capacidade da máquina de aprender e atribuir respostas esperadas a diferentes modelos de combinações de dados. Portanto, o data mining faz parte do machine learning.

A partir desses modelos, o machine learning consegue oferecer insights preditivos, que podem orientar os processos de tomada de decisão.

Dessa forma, as duas práticas aliadas atuam na explicação de fenômenos e nas soluções preditivas por meio da análise de dados.

Por que aprender o que é data mining é importante para sua empresa?

A mineração de dados é um elemento chave para que executivos consigam entender o funcionamento das organizações e a performance de execução de estratégias 

Entendendo o que é data mining e investindo no método, sua empresa terá informações relevantes de Inteligência de Mercado, além de soluções precisas e eficazes baseadas em dados objetivos, o que ajudará no desenvolvimento de medidas para impulsionar o crescimento. 

Por exemplo, gestores podem receber informações, como:

  • perfil de comportamento de clientes;
  • histórico de interações do público-alvo; 
  • tendências de mercado; 
  • indicadores de performance da empresa; 
  • análise de atuação dos concorrentes, etc.

Os dados fornecem indicadores que tanto ajudam a corrigir problemas internos quanto  melhoram o relacionamento com o público, o que impacta diretamente nos números de retenção de clientes, novos prospects e aumento das vendas.

Assim, com informações detalhadas do seu público e do ambiente de mercado, o processo de tomadas de decisões fica muito mais eficaz.

No caso das vendas, por exemplo, é possível melhorar consideravelmente a experiência de compra, com o oferecimento do produto/serviço certo na hora certa. Isso porque todo o processo é pautado pelo perfil do cliente construído pelo seu histórico de interações com a marca.

jornada de vendas

Portanto, dados relevantes geram informações preciosas que podem otimizar a performance de todos os setores, além de facilitar um fluxo de trabalho mais ágil e integrado a outras áreas da organização.

Entendi o que é data mining. Como implementá-lo na minha empresa?

Agora que você entendeu o que é data mining e deseja implementar o processo na sua empresa, a Cortex pode te ajudar nessa empreitada.

A Cortex possui uma plataforma com soluções de implantação ágil e customizável, que por meio de um ambiente amigável para integrações e análises inteligentes de dados pode ajudar profissionais a gerar insights preciosos.

Dessa forma, as empresas podem aumentar não só as vendas, mas também os índices de satisfação de seus clientes, como os indicadores de customer success.

A ferramenta realiza um processo sofisticado de integração de dados de várias fontes diferentes, sejam internas ou de mercado. Assim, o que era complexo e desconectado, fica simplificado e organizado para que a gestão tenha uma visão unificada das situações.

Portanto, no fim das contas, tanto o cliente quanto a organização saem ganhando com a implementação de uma plataforma robusta de Big Data.

Gostou do conteúdo? Aprendeu o que é data mining? Esperamos que tenha curtido as informações. Continue acompanhando nossas postagens no blog para mais novidades relativas à era dos dados. Até logo!

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Não satisfeita em apenas expor relatórios e gráficos com os dados, a tecnologia sofisticada da plataforma Cortex MI traz insights e soluções inteligentes para orientar a atuação e gerir a reputação da marca no mercado empresarial.

Se está interessado em impulsionar os resultados do seu negócio, agende uma conversa com a equipe de especialistas da Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados