Ativação de pontos indiretos de vendas: saiba como fazer usando a inteligência de dados

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Muitos são os desafios quando se trata da ativação de pontos indiretos de vendas (distribuidores, representantes autônomos, varejistas, por exemplo). Da localização de potenciais parceiros até o fechamento da negociação, passando por previsibilidade comercial, entre outros pontos.

Não precisa ser assim: já existe tecnologia para driblar a maioria das dificuldades, inclusive no que diz respeito a entrar em contato diretamente com os decisores. E é isso que vamos te mostrar ao longo deste artigo.

Continue lendo para ver como fazer a ativação de pontos indiretos de vendas de maneira ágil e inteligente!

Os desafios da ativação de pontos indiretos de vendas

Profissionais das áreas de Inteligência de Mercado, Trade Marketing e Vendas muitas vezes se deparam com a missão de prospectar novos pontos indiretos de vendas. Deste modo, eles precisam buscar no mercado parceiros que façam os produtos ou serviços chegarem a novos consumidores.

Isso normalmente acontece quando um plano de expansão mercadológica é colocado em prática, por exemplo. 

Acontece que os desafios podem ser bastante difíceis de serem transpostos. Entre eles, destacamos:

  • falta de exatidão sobre o perfil de ponto indireto ideal;
  • desconhecimento de todo o potencial de novos nichos a serem explorados;
  • dificuldades para mapear pontos indiretos de vendas em regiões pouco conhecidas;
  • necessidade de lidar com bases de dados incompletas;
  • baixo orçamento para a compra de mailings que, muitas vezes, vêm muito “sujos”;
  • muito tempo gasto com varreduras online, contato a contato;
  • falta de dados de contatos com decisores das empresas mapeadas. 

A inteligência de dados é a solução para ativar pontos indiretos de vendas  

Na prática, o que esses analistas precisam é elevar suas capacidades de captar, armazenar e processar grandes volumes de dados. Tanto nas próprias bases da empresa quanto de fontes externas, o que normalmente pode custar muito dinheiro e tempo quando feito manualmente.

Essa capacidade chamamos de inteligência de dados, que nada mais é do que dispor de ferramentas e métodos para saber o que pesquisar e onde estão os dados que respondem as perguntas. Além disso, essa expertise também agiliza a tomada de decisões a partir de insights acionáveis captados em relatórios, conforme pontua a IDC

A boa notícia é que não é preciso contratar um time de cientistas de dados para obter essa inteligência nas organizações. Pelo contrário, já há no mercado plataformas inteligentes que entregam isso como serviço, sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos por parte da equipe interna.

Gestão de Canais Indiretos: amplie os canais e a ativação de PDVs com Inteligência de Dados

Inteligência de Vendas B2B: escala na ativação de pontos indiretos de vendas em poucos cliques

Um exemplo de aplicação que cai como uma luva para quem busca escalar a ativação de pontos indiretos de vendas é a Inteligência de Vendas B2B, da Cortex. Essa plataforma é a mais poderosa da América Latina, pois disponibiliza informações de contato de decisores de mais de 19 milhões de empresas de todos os setores e portes.

Com Inteligência de Vendas & Mercado, os profissionais contam com um dashboard interativo e intuitivo onde conseguem identificar empresas que tenham o perfil ideal para distribuir as ofertas da empresa. 

Em um único ambiente digital, é possível encontrar novos mercados de atuação simplesmente usando filtros de localização, por segmento do mercado, entre outros. 

A partir disso, mapear os potenciais pontos indiretos de vendas passa a ser uma questão de seguir os parâmetros corretos. Isso porque o sistema entrega as informações de contato dos decisores com quem falar. 

Ao detectar um potencial parceiro, o analista consegue “desvendá-lo”, por exemplo, entendendo:

  • faturamento, 
  • informações de tráfego e estatísticas de visitação nos canais digitais, 
  • horários de pico e de funcionamento;
  • número de funcionários por cargo;
  • e-mail e telefone dos decisores de compras, entre outras informações. 

Inteligência de Vendas B2B é uma plataforma dotada de Inteligência Artificial, Big Data, Ciência de Dados e Analytics. Isso significa que quanto mais ela é utilizada, mais detalhadas são as respostas que oferece, o que torna a missão de escalar a ativação de pontos indiretos de vendas mais ágil e eficiente.

Ativação de pontos indiretos de vendas_ como fazer de maneira inteligente 100% 14

Ativação de pontos indiretos de vendas: com a tecnologia certa, essa estratégia se torna mais inteligente

Contar com uma ferramenta que operacionaliza modelos matemáticos altamente complexos, a partir de bases de dados gigantes, faz toda a diferença no dia a dia dos profissionais de Inteligência de Mercado, Trade Marketing e Vendas. 

Em seus esforços por escalar a ativação de pontos indiretos de vendas, eles deixam de perder tempo com longas pesquisas manuais. Além disso, ajudam a reduzir custos, pois a empresa não precisa mais comprar mailings ou contratar consultorias especializadas para pesquisas de mercado.

Em resumo, a ativação de pontos indiretos de vendas com o auxílio de uma ferramenta de inteligência de vendas ganha um verniz de modernidade. E isso libera os profissionais para negociar mais, firmar mais parcerias e potencializar os resultados comerciais da empresa. 


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como prospectar clientes com inteligência de dados, conheça nossa solução de Inteligência de Vendas B2B.

Ou, se tiver urgência, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e descubra como economizar centenas de horas dos times de inteligência.


Artigos Relacionados