Business Intelligence: o que é e como pode ajudar a sua empresa!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Blog post atualizado em outubro de 2020.

Você está sempre antenado com as novidades do mercado e é bem provável que já tenha ouvido falar em Business Intelligence (BI). Porém, é preciso mais que isso para usar bem esse recurso. O ideal é saber para que serve e como aplicá-la no seu negócio a fim de obter insights, aumentar as vendas e extrair informações relevantes.

É nesse aspecto que surge o problema. Muitos gestores acreditam que o BI resolverá seus problemas apenas por ser implementado. Isso é um mito. Na verdade, torna-se fundamental compreender essa ferramenta e todo seu potencial se você deseja atuar de forma estratégica — e esse é o foco deste artigo.

Nosso objetivo neste miniguia é mostrar como o BI contribui no fortalecimento de ações de marketing e vendas por meio da inteligência de mercado. Por isso, vamos apresentar seu conceito e benefícios, sua importância e de que maneira ajuda seu negócio a crescer de forma sustentável.

Então, vamos começar pela primeira pergunta.

Afinal, o que é Business Intelligence?

O BI é composto por tecnologias, práticas e aplicações, como data warehouse e ferramentas de B.I., que trabalham em conjunto para coletar, integrar, analisar e apresentar informações de negócios. A partir desse processo, a tomada de decisão é facilitada, e o gestor tem maior chance de acertar ao adotar um gerenciamento embasado em dados (data driven).

Devido a suas características, essa abordagem oferece mais poder para serviços e softwares transformarem dados em inteligência. Isso leva a decisões de negócios estratégicas e táticas, que tendem a ser mais precisas.

Para alcançar esse patamar, o profissional dessa área abrange várias ferramentas de business intelligence, metodologias e aplicações. São elas que habilitam a organização, por meio de fontes de dados, a capturar dados dos sistemas internos e fontes externas e os preparam para análise. Ao mesmo tempo, desenvolvem e executam questionamentos com o propósito de criar relatórios, visualizações de dados e dashboards.

Muitas vezes são grandes quantidades de dados a serem analisados, por isso é importante contar com parceiros especialistas em big data e análise de dados para implementar essa estratégia com sucesso.

Com esse processo, fica mais fácil fazer as interpretações necessárias e chegar a resultados analíticos viáveis para as tomadas de decisão. Do mesmo modo, há influências positivas no trabalho operacional, já que são identificadas tendências e necessidades de ajustes na rotina.

Qual a importância do BI para as empresas?

O mundo atual é centrado no consumidor — e as empresas precisam se adequar a esse cenário, sob pena de não sobreviverem. O Business Intelligence contribui exatamente para colocar essa abordagem em prática, já que essa estratégia fornece as informações necessárias para obter insights relevantes.

Por envolver a entrega e a integração de informações úteis, você é capaz de identificar e monitorar tendências para se adaptar às novas necessidades dos consumidores. Da mesma forma, aperfeiçoa o processo decisório em todos os níveis de gerenciamento e melhora a gestão de riscos, táticas e estratégicas.

Em outras palavras, a informação está em suas mãos — e cabe a você decidir o que fazer com ela. Por isso, tem a oportunidade de conquistar vantagem competitiva e estar à frente da concorrência.

Além disso, você deixa de gerenciar seu negócio com base em tentativa e erro, método que desperdiça dinheiro e tempo. A partir do BI, os dados são transformados em informações, que são disponibilizadas por meio da inteligência de mercado.

Na prática, isso significa que é possível conhecer melhor o mercado, a concorrência, seus parceiros e fornecedores. Esse aprendizado facilita a entrada em novos negócios e melhora o ambiente competitivo geral, já que você é capaz de superar os obstáculos.

Quais benefícios são conquistados?

As vantagens proporcionadas pelo BI são variadas e dependem dos objetivos buscados. Em qualquer situação, a verdade é que essa ferramenta precisa fazer parte das rotinas operacionais do seu negócio se você deseja fortalecer sua empresa de maneira sustentável.

Porém, quais são os benefícios conquistados que justificam a afirmação anterior? Vamos mostrar todos eles a seguir. Confira!

Redução de custos

A oportunidade de identificar tendências e tomar decisões corretas leva à diminuição dos gastos. Esse aspecto também é fortalecido pela melhoria na alocação de recursos. A partir dos dados coletados e processados, você descobre o que cada área de negócio precisa e de que maneira é possível aperfeiçoá-la, otimizando assim, a gestão de riscos e a inteligência de negócios da empresa.

Melhoria da organização

Um artigo da Forbes indicou que um dos aspectos complexos do BI é descobrir onde estão os dados, decidir quais são relevantes e quem deve ter acesso a eles. Ao fazer a centralização, atinge maior precisão e consistência, que ajudará a tomar decisões e analisar as informações em tempo real sempre que necessário.

Da mesma forma, há mais transparência nos processos, enquanto as falhas são expostas. A partir da avaliação de pontos fortes e fracos, é possível elaborar um bom planejamento estratégico, com a definição de soluções viáveis para o negócio.

Fornecimento de informações confiáveis

O BI coleta dados de fontes internas (banco de dados da empresa) e externas, que ajudam a entender como os consumidores interagem com a sua marca e de que maneira é mais fácil alcançá-los. Essa abordagem considera as mudanças no comportamento dos usuários e na jornada de compras, que se modificaram de modo radical a partir do uso da internet e também de redes sociais.

Assim, o foco é no engajamento e no delineamento de clientes em potencial, o que é necessário para todos os negócios se destacarem da concorrência e melhorarem a inteligência empresarial. O resultado é a oferta de uma experiência de consumo única, que possibilita a segmentação de acordo com os perfis de usuários, e também o desenvolvimento de produtos adequados às tendências e que devem melhorar o faturamento.

Possibilita a realização de previsões de crescimento corporativo

O BI é uma ferramenta analítica que fornece insights importantes para o planejamento estratégico do negócio. Isso ocorre pela identificação de tendências e padrões-chave nos dados. Essa situação leva a uma facilidade maior de fazer conexões entre diferentes áreas da empresa, mesmo que, aparentemente, elas estejam pouco relacionadas.

Da mesma forma, as implicações dos processos são conhecidas e contribuem para o reconhecimento de oportunidades e planejamento de um futuro de sucesso. Essa característica é derivada da melhoria da eficiência e consequente aumento da produtividade.

As informações são compartilhadas entre diferentes setores, o que economiza tempo e facilita a projeção do crescimento corporativo. Assim, você deixa de embasar suas ações em hipóteses e preconcepções, e começa a seguir o caminho certo, que foi previamente apontado pelo BI.

Como o Business Intelligence pode ajudar seu negócio?

O uso do BI em uma empresa é bastante variado — afinal, a inteligência de mercado é necessária em diferentes aspectos e cenários. De maneira geral, a análise de dados proporcionada por essa ferramenta acelera a receita, aumenta o lucro, aperfeiçoa o desempenho e melhora a satisfação e a retenção do cliente.

Porém, cada setor utiliza essa abordagem de maneira diferenciada. Conheça alguns exemplos!

Vendas

Os dados coletados permitem identificar onde o desempenho está positivo e em quais critérios precisa ser melhorado. Por sua vez, se as informações monitoradas forem ao nível individual de consumidor, é possível encontrar tendências e oportunidades que levam ao crescimento e à estabilidade do negócio.

Gestão de estoque

O BI simplifica a análise da cadeia de suprimentos para otimizar o estoque e garantir sempre o nível ótimo, isto é, sem excedentes nem faltas. Sazonalidades ainda são avaliadas, assim como mudanças nas demandas dos consumidores.

Gestão financeira

As soluções de BI combinam o status financeiro atual com dados em tempo real para gerenciar despesas e melhorar a receita. Os relatórios elaborados são passíveis de tradução em gráficos, dashboards e tabelas, que permitem visualizar melhor a situação atual.

Além desses exemplos, existem muitas outras formas de usar o Business Intelligence no seu negócio. De todo modo, o importante é compreender que a inteligência de mercado proporcionada por essa ferramenta ajuda a saber qual caminho é o correto. A partir das tomadas de decisão acertadas e identificação de tendências, o sucesso está muito mais próximo.

O que achou de entender mais sobre BI? Esse assunto é complexo e nem sempre é bem atendido. Por isso, que tal entender mais sobre o trabalho com essa ferramenta? Aproveite e veja como resolver seus problemas com dados desatualizados.


Artigos Relacionados